O GP de Singapura foi disputado após uma pausa maior no calendário, a pista poderia ser palco da conquista do título de Max Verstappen, mas a decisão foi adiada para o Japão. Sergio Pérez cruzou a linha de chegada no primeiro lugar, dividindo com a dupla da Ferrari, enquanto Max Verstappen foi apenas o sétimo colocado.
A tabela do Campeonato de Construtores sofreu algumas alterações, a McLaren voltou a superar a Alpine e segue para o Japão como quarta força. Enquanto a Aston Martin saltou para a sétima posição do Campeonato, depois de ter o melhor resultado da temporada.
A prova em Marina Bay não foi fácil, principalmente por conta do nível de complexidade para lidar com uma pista que esteve ‘verde’ durante todo o fim de semana, por conta das chuvas. O domingo foi um dia complicado para as estratégias, os times sentiram muita dificuldade para determinar o melhor momento para as suas paradas.
TEAM STANDINGS 📊
McLaren moves up past rivals Alpine! 💪
And, Aston Martin takes a solid points-haul too 👏#SingaporeGP #F1 pic.twitter.com/frWinJowLn
— Formula 1 (@F1) October 2, 2022
RED BULL
No início do fim de semana a Red Bull mostrou mais uma vez a sua força, indicando que teríamos mais uma disputa apertada com a Ferrari, mas o TL2 da dupla de pilotos foi tanto apagado.
A Mercedes também ganhou terreno em Singapura, se colocando como um adversário em potencial para brigar por um bom resultado no traçado. A classificação foi um dos pontos críticos do dia, pois Max Verstappen abortou uma das suas voltas rápidas no Q3 por um erro e no giro seguinte a Red Bull foçou o holandês a recolher o carro – a Red Bull identificou que Max tinha pouco combustível no tanque e dar mais uma volta na pista poderia prejudicar o time na entrega do combustível para análise. Max então ficou fadado a começar a prova da 8ª posição.
Bom para Pérez, o mexicano não tinha empolgado muito nos treinos livres, mas apareceu na última volta rápida para superar Lewis Hamilton e ganhar o direito de começar a prova da segunda posição.
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O mexicano tem se destacado nos circuitos de rua, Pérez fez uma largada excelente e surpreendeu Charles Leclerc para conseguir a liderança. Sua prova foi muito consistente, o piloto soube controlar as relargadas depois da ação do Safety Car para não perder a ponta. Pérez conseguiu reduzir a diferença para Leclerc em dois pontos e segue como ameaça para obter a vice-liderança do campeonato.
Max Verstappen tentou escalar o pelotão e realizar uma ‘prova de recuperação’, mas com a dificuldade de ultrapassar em Singapura, perdeu algum tempo em disputas com Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Verstappen ainda perdeu a posição para Lando Norris com as paradas nos boxes e na tentativa de recuperar a posição perdida depois da relargada, passou reto e precisou remar mais uma vez. O holandês conquistou o sétimo lugar depois de uma largada tenebrosa por conta do anti-stall e agora pode obter o título em Suzuka no Japão.
O saldo é positivo para a Red Bull, principalmente pela possibilidade que o piloto tem de conquistar o título na casa da Honda.
FERRARI
A Ferrari começou o fim de semana empolgando, para demonstrar que seria mais um etapa apertada. Charles Leclerc disputou a pole principalmente com Lewis Hamilton, mas conseguiu encaixar uma última volta rápida e se consagrou com a pole.
Na largada, Leclerc não conseguiu tracionar bem, o carro começou a patinar pois ele estava do lado mais molhado da pista e perdeu a liderança. No restante da prova ele tentou se aproximar, mas Pérez tinha um ritmo forte e constante. Foi no momento que a pista estava um pouco mais seca e fazendo o uso dos pneus slicks, que Leclerc atacou Pérez, buscando retomar a primeira posição. O ritmo do monegasco era bom, mas assim como o mexicano, o monegasco cometeu vários erros que impossibilitaram o piloto de fazer a ultrapassagem.
Próximo do encerramento da prova, onde Charles tinha chances reais de conquistar a vitória por conta da possibilidade de uma punição para Pérez, os seus pneus começaram a superaquecer e ele perdeu terreno na disputa. Pérez foi punido, mas Leclerc não estava abaixo de um 5 segundo para requerer a vitória.
Carlos Sainz até liderou o TL2 e se manteve próximo na classificação, mas começou a corrida do quarto lugar. O espanhol fez uma manobra arriscada para conquistar o terceiro lugar e superar Lewis Hamilton na largada. A atitude no começo da prova rendeu a espanhol a chance de subir ao pódio, mas o piloto apresentou um ritmo muito distinto do seu companheiro de equipe, pois mesmo com as aproximações geradas pelo Safety Car, ele não conseguia manter a distância.
A Ferrari conquistou mais pontos e aproveitou a prova da melhor forma, mas a vitória é um caminho importante, principalmente após o retorno das férias. A equipe se sentiu frustrada com o resultado do domingo, pois a pole de Leclerc em um traçado travado, praticamente era a oportunidade de uma vitória que novamente foi perdida.
MERCEDES
O time alemão estava com muitas dúvidas sobre o fim de semana em Singapura, a Mercedes não tinha certeza se existiam chances reais de contar com um bom desempenho neste traçado. Porém, Lewis Hamilton liderou o primeiro treino livre, deixando todos com esperanças.
O desempenho de Hamilton e George Russell no traçado chamava a atenção, mas na classificação a equipe viveu dois momentos. Russell não avançou ao Q3, pois o seu carro apresentou uma inconsistência de desempenho, levando a Mercedes a realizar a troca do seu motor para o domingo, desta forma o piloto começou a corrida do pit-lane.
Hamilton por sua vez disputou a pole, imprimindo um ritmo forte e de evolução, mas começou a corrida do terceiro lugar. Lewis foi atacado na largada por Carlos Sainz, os dois até se tocaram, fazendo o inglês perder um pouco de desempenho, mas poucas voltas depois o piloto tentou se aproximar de Sainz para recuperar o terceiro lugar.
A prova não saiu como o esperado para a Mercedes, Lewis Hamilton foi uma das vítimas do traçado traiçoeiro, o piloto parou em uma das barreiras de contenção antes das paradas começarem. O seu pit-stop foi lento pela necessidade de trocar a asa dianteira do seu carro e com isso o inglês perdeu posições na pista para a dupla da McLaren e Aston Martin. Mais perto do final da prova ele arriscou uma ultrapassagem em Vettel que também não surtiu efeito, mas ainda teve um final movimentado duelando com Max Verstappen.
Russell que largou do final do pelotão, ficou preso atrás dos outros competidores se envolveu em um incidente com Valtteri Bottas e Mick Schumacher. O seu desempenho não rendeu, por fim a Mercedes instalou os pneus slick em seu carro de forma antecipada, ajudando a ser um termômetro para Hamilton, mas o piloto passou algumas voltas lutando com o carro. Russell ficou testando os pneus e mais perto do final da prova usou um segundo jogo de pneus macios para roubar a volta rápida.
O fim de semana da Mercedes que começou com chance de pódio e talvez de uma vitória, terminou com a equipe fora do pódio e quebrando o ritmo de bons resultados e sua regularidade.
MCLAREN
A McLaren forneceu algumas atualizações para o carro de Lando Norris, praticamente alguns ajustes para tentar melhorar a performance do seu equipamento. O britânico se dedicou a na sexta-feira a realizar alguns testes, utilizando o flow-vis para avaliar as novas peças.
O desempenho de Norris não era nada muito expressivo, mas ele conseguiu conquistar o sexto lugar para a largada. A disparidade entre Norris e Daniel Ricciardo foi mais uma vez avaliada, mas o australiano estava sem as novas peças.
Ricciardo começou a prova do décimo sexto lugar, mas foi progredindo, alguns abandonos também aconteceram pelo grid que auxiliaram o piloto. No último período de Safety Car, provocado após o abandono de Yuki Tsunoda, a McLaren acabou reagindo, onde pode fazer as trocas de pneus de Norris e Ricciardo, garantindo uma boa posição para Norris, mas também ajudando a Ricciardo progredir no grid.
A McLaren terminou a prova com os dois carros no top-10, obtendo um 4º lugar com Norris e o 5º com Ricciardo, desta forma a McLaren recuperou a 4ª posição do Campeonato de Construtores, ultrapassando a Alpine. Agora resta saber como a McLaren fará para se manter à frente, pois a equipe francesa tem sido mais regular que a equipe britânica.
ALPINE
A Alpine retorna ao 5º lugar do Campeonato de Construtores, depois de ser ‘derrotada pela McLaren’, quando os seus dois carros não terminaram a prova. O início da Alpine em Singapura foi positivo, com a dupla de pilotos aparecendo entre os dez primeiros colocados.
Na classificação Fernando Alonso seguiu para o Q3, mas Esteban Ocon ficou preso no Q1, enfrentando problemas nos freios – algo muito comum em Singapura. O início da corrida para o piloto francês não foi bom, principalmente por conta da dificuldade para realizar ultrapassagens no traçado. Ocon não terminou a prova pois o seu carro enfrentou problemas no motor, seis voltas após Fernando Alonso abandonar.
O espanhol começou a prova da quinta posição, foi ultrapassado por Norris, mas seguiu no sexto lugar. Depois que Verstappen concluiu a ultrapassagem em Vettel e Gasly, o holandês encontrou Alonso, onde o espanhol deu novamente uma aula de pilotagem e fez o seu carro ficar largo para não sofrer a ultrapassagem. Alonso que estava no comando da disputa, abandonou a prova na volta 21, depois que o motor do seu carro apresentou um problema.
Alonso se mostrou muito frustrado, principalmente por estar ser o mais regular possível, porém, o abandono foi mais uma daquelas provas em que Alonso perdeu pontos precisos para ele e que também auxiliaram a McLaren a ultrapassar a equipe no Campeonato. Entre erros da Alpine e problemas que foram apresentados pelo carro, Alonso mais uma vez se sente lesado com o que ocorreu nesta prova.
The numbers behind Fernando Alonso's 350 race starts in F1! 🔢👏#F1 @alo_oficial pic.twitter.com/zDVALtF49Q
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ALFA ROMEO
O fim de semana para a Alfa Romeo começou de forma positiva, principalmente no TL2 quando Valtteri Bottas aproveitou a sessão para usar os pneus macios. Na classificação, o time estava otimista para avançar ao Q3, mas os dois pilotos ficaram presos no Q2 com a Aston Martin.
Na largada, Zhou Guanyu se envolveu em um incidente com Nicholas Latifi, algo que fez o piloto chinês perder posições e cair para o final do pelotão. Correndo praticamente em casa, o Zhou não conseguiu completar a prova.
Valtteri Bottas então estava em pista para representar a equipe, o piloto fez a tentativa de escalar o grid, se beneficiou de alguns abandonos, mas foi atrapalhado e tocado por George Russell em uma das investidas do britânico. Mesmo com tudo o que aconteceu na prova, Bottas terminou a corrida na décima primeira posição, próximo de conseguir pontos – se Max Verstappen não tivesse recuperado algumas posições perdidas no fim da prova, Bottas seria contemplado com pontos.
ASTON MARTIN
A Aston Martin começou o fim de semana de forma positiva, mais perto dos times do meio do pelotão e descolada das equipes do seu final. Embora Lance Stroll tenha batido durante o TL1, sendo o primeiro piloto a ver o muro de contenção, sua confiança não foi abalada e o piloto seguiu fazendo boas voltas.
O time passou a sexta-feira analisando os dados coletados se preparando para o restante do fim de semana. Na classificação a equipe lidou com um revés, pois apostou nos pneus de pista seca no Q2, quando a melhor opção ainda era usar os pneus intermediários. Lance Stroll começou a prova da 11ª posição, enquanto Sebastian Vettel iniciou a prova do 13º lugar.
Após a largada os companheiros de equipe duelaram por espaço na pista, enquanto no restante da prova foram extremamente consistentes. A Aston Martin, assim como a McLaren se aproveitou do acionando do Safety Car quando as paradas tiveram início para avançar para o sexto e sétimo lugar, com Stroll e Vettel respectivamente. No restante da prova, Vettel foi pressionado por Lewis Hamilton, onde o piloto britânico cometeu um erro e passou reto perdendo o ponto de freada.
Vettel passou boa parte da prova em duelos, também protagonizou uma batalha com Verstappen em dois momentos da prova. O holandês pressionou o alemão até a última volta em sua corrida de altos e baixos – Vettel foi ultrapassado na última volta, cruzando a linha de chegada na oitava posição.
A Aston Martin ‘pegou um elevador’ para assumir a sétima posição do Campeonato de Construtores, depois de ocupar o nono lugar. Com o resultado de Stroll e Vettel na prova, agora a equipe conta com 37 pontos.
HAAS
Na sexta-feira quando enfrentaram pista seca em Singapura, a Haas esteve bem apagada, porém Kevin Magnussen sentia que a Haas poderia evoluir para o restante do fim de semana. Mick Schumacher aproveitou o seu primeiro contato com a pista, para compreender o traçado e se preparar para o restante do fim de semana.
Na classificação, com pista úmida, a Haas conseguiu um desempenho mais expressivo. Magnussen avançou ao Q3 e Schumacher foi até o Q2, depois de terem cometido alguns erros no Q1. Com a pista em condições mistas, os tempos melhoravam rapidamente e erros estavam sempre à espreita.
No domingo a equipe não conseguiu pontos, Kevin Magnussen teve um toque com Sebastian Vettel e como uma parte da sua asa dianteira ficou quebrada, o piloto foi chamado aos boxes para substituir a peça. Mick Schumacher também lidou com um contato com George Russell e um furo no seu pneu, estragou a corrida do alemão que precisou adicionar mais uma parada à sua prova.
Como os times do final do pelotão estão embolados com suas pontuações e agora AlphaTauri e Haas se encontram com os mesmos 34 pontos, os times estão tentando fazer o máximo para conquistar pontos, mirando a sétima posição do Campeonato de Construtores.
ALPHATAURI
Mesmo com Pierre Gasly aparecendo no top-10 na sexta-feira, o dia foi bem atribulado para a AlphaTauri. Yuki Tsunoda enfrentou um problema com o sistema de combustível, enquanto Gasly viu o seu carro entrar em combustão no TL2, pouco depois de ter retornado aos boxes. O problema no carro do francês não foi ruim, mas o susto serviu de alerta.
Por conta das altas temperaturas enfrentas em Singapura, os times precisam compreender melhor o limite do seu motor. Desta forma eles avaliam até a onde o ponto de resistência e como os carros se comportam com essa temperatura mais alta e sem muita possibilidade de refrigeração constante.
Na classificação A AlphaTauri superou todos os seus problemas e conseguiu colocar os seus dois carros no top-10.
Na corrida, Gasly não conseguiu um resultado melhor como era esperado, mas o piloto terminou na décima posição, faturando mais um ponto para a AlphaTauri. Yuki Tsunoda não completou a prova, pois pouco depois de instalar os pneus de pista seca no carro, perdeu o controle e abandonou a prova. Tsunoda provocou a entrada do último Safety Car da prova, fazendo a corrida ser encerrada por tempo e não pelo número de voltas – o abandono do piloto japonês também colaborou com McLaren e Aston Martin para angariar pontos.
WILLIAMS
Alexander Albon fez o seu retorno em Singapura, depois de treinos intensos para guiar em uma das pistas mais complicada do calendário. Albon se recuperou da sua cirurgia emergencial e das complicações que teve no pós-operatório. A sexta-feira foi um termômetro para que o tailandês se adaptasse as condições extremas como calor e a força G. O piloto se sentiu confortável, melhor do que o esperado pós-cirurgia e disposto a continuar guiando o carro pelo restante do fim de semana.
Enquanto na sexta-feira Albon figurou na 16ª posição, o restante do fim de semana não foi agradável para o time. Os dois carros ficaram presos no Q1 e a dupla de pilotos não terminou a prova no domingo.
Nicholas Latifi que está de saída da equipe no final da temporada, voltou a figurar na última posição da tabela, enquanto na corrida o piloto se envolveu em um incidente com Zhou Guanyu e obteve uma punição para a próxima corrida. Alexander Albon enfrentou problemas com os freios, o carro estava difícil de guiar, desta forma seguiu aos boxes abandonando a corrida.
A Fórmula 1 segue para o Japão, enfrentando mais uma etapa do calendário de 2022.