A pole na Fórmula 3 em Melbourne foi conquistada pelo brasileiro Rafael Câmara, em sua prova de estreia na categoria de acesso à Fórmula 1. Guiando pela Trident, o piloto liderou tanto o treino livre quanto a classificação.
Câmara se estabeleceu na ponta com a marca de 1m34s999. Durante a classificação, o brasileiro até sofreu ameaça do companheiro de equipe, Noah Stomsted. No entanto, nos últimos cinco minutos, a sessão classificatória foi interrompida em dois momentos com bandeira vermelha, por conta de incidentes nos últimos cinco minutos. Os competidores foram impedidos de melhorar as suas marcas e a direção de prova encerrou a sessão antes do cronômetro zerar, definindo a pole para Câmara.
O brasileiro está neste ano, na mesma equipe que Gabriel Bortoleto faturou o título quando guiava na Fórmula 3. Câmara está vindo da FRECA, após vencer o campeonato no último ano.
A pista em Melbourne é bem traiçoeira, o que colabora para os acidentes ao longo das sessões. O treino livre também foi marcado por várias interrupções.
Câmara usará a pole para iniciar a corrida principal da liderança, na prova sprint, a categoria conta com o grid invertido, desta forma ele estará na décima posição.
“Acho que foi um começo decente para o Campeonato”, disse ele depois de sair do carro ao fazer o treino livre. “Claro, não é muito relevante onde estamos no TL, mas é claro que nos dá alguma confiança para a classificação.”
“Acho que a melhora foi um pouco de tudo, desde minha pilotagem e colocar um pouco mais de ritmo nas voltas para melhorar em alguns lugares. Além disso, acho que fizemos algumas mudanças no carro, e isso me ajudou um pouco. Então, a partir daí, foi bom construir minha corrida e fazer algumas voltas boas e limpas.”
Full classification from Qualifying in Melbourne 👇🇦🇺#F3 #AusGP pic.twitter.com/yoYjpEmmQ1
— Formula 3 (@Formula3) March 14, 2025
Câmara tem trabalhado com o simulador para adquirir mais experiência, o trabalho realizado por lá tem surtido efeito na primeira prova do ano.
Na largada do domingo, Câmara terá ao seu lado o companheiro de equipe. Theophile Naël começa a prova da terceira posição, seguido por Nikita Bedrin e Tim Tramnitz.
Após a conclusão da classificação, Brando Badoer, piloto da Prema foi penalizado. O competidor foi o responsável pela primeira bandeira vermelha da sessão, após rodar e ficar parado na curva 2.
Com a conclusão da sessão, os comissários conseguiram analisar o caso e por meio de evidências em vídeo, além de ouvirem o piloto e um representante da equipe e determinaram que o competidor foi constituído por uma violação do Artigo 33.5 do Regulamento Esportivo de F3 da FIA. O piloto que tinha se classificado na décima nona posição começará a prova do vigésimo oitavo lugar, desta forma os competidores que estavam atrás dele, são promovidos para uma posição à frente.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.