O brasileiro Rafael Câmara iniciou a temporada 2025 da Fórmula 3, faturando pole e vitória na Austrália. A prova principal foi marcada pela chuva e pela presença do Safety Car.
A previsão era de chuva para o domingo em Melbourne e ela se concretizou no momento que a Fórmula 3 disputaria a sua corrida. A princípio a corrida seria disputada em 23 voltas, mas a direção de prova optou por fazer ao menos três voltas atrás do Safety Car para a segurança dos competidores. A chuva foi se intensificando no momento que a prova iniciou, com a corrida contando com a largada lançada.
Tanto a classificação (feita em pista seca) como a corrida da Fórmula 3, foram marcadas por alguns incidentes. A chuva na corrida principal, foi ainda mais dura, principalmente para os competidores que estão em formação. No entanto, Rafael Câmara tentou administrar a situação, para estabelecer certa distância para o segundo colocado. Em alguns momentos da prova, ele conseguiu uma vantagem de cerca de 5 segundos, já que não precisava lidar com o spray gerado por outro carro.
Câmara era direcionado para o final da prova, mantendo o controle da corrida, quando Christian Ho bateu forte, provocando uma nova entrada do Safety Car. Os pilotos permaneceram novamente atrás do Safety Car, até que a direção de prova optou por encaminhar a prova para a bandeira vermelha e declarar Câmara como o vencedor em 18 voltas de 20.
A chuva foi tão intensa que a Fórmula 2 se quer conseguiu realizar a sua prova.
Foram os dois pilotos a Trident, com Noah Stomsted em segundo, seguido por Théophile Nael que representou a Van Amersfoort Racing em terceiro, sendo a sua segunda visita ao pódio no fim de semana.
“Estou muito feliz com o resultado de hoje, especialmente depois da corrida de ontem, onde tivemos um acidente. Então é muito bom voltar e estar forte hoje. As condições difíceis, sendo a primeira vez com os pneus de chuva neste fim de semana. Acho que a equipe fez um trabalho incrível para manter tudo limpo. Assim que começarmos a corrida, conseguimos se manter na pista, porque sabia que seria difícil. E depois disso, foi só administrar os pneus, então estou muito feliz com o resultado e ansioso para o Bahrein”, comentou Câmara sobre a sua vitória.
Foi a primeira vez que o brasileiro teve contato com um circuito de rua molhado, então a experiência foi bem diferente. Além disso, Câmara está disputando a temporada de estreia na Fórmula 3.
“Tinha basicamente um traçado com aderência, se você errasse, deslizava. Então isso foi muito complicado, porque se você tenta forçar um pouco mais, e sai da linha, você simplesmente perde completamente a aderência. Você pode quase rodar ou sofrer algo ruim. Então eu fui cuidadoso com isso, fazendo o trabalho que era necessário”, seguiu.
Infelizmente na corrida sprint, Câmara abandonou cedo a prova, pois foi acertado por outro competido e deixou o sábado em Melbourne sem pontuar.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.