Com a chegada da Cadillac, a Fórmula 1 terá 11 equipes no grid 2026. A categoria comunicou que os times envolvidos com o próximo campeonato assinaram o Pacto de Concórdia, que estrutura o seu acordo comercial.
O último acordo foi assinado para o período de 2021 a 2025. O acordo é uma forma de garantir que aqueles times estão comprometidos com a categoria e vão participar da competição pelos próximos anos.
O tratado comercial regula a distribuição de receitas entre os participantes da competição. O acordo é estabelecido as equipes, a Fórmula 1 a FIA. Desde sua primeira versão, em 1981, o pacto passou por várias revisões, garantindo maior equilíbrio financeiro e estabilidade para as equipes. O acordo estipula como os lucros da F1 são divididos, incluindo premiações e direitos comerciais, além de comprometer as equipes a participarem do campeonato durante a vigência do contrato.
O Pacto de Concórdia leva esse nome, por conta do endereço da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), localizado na Praça de Concórdia, em Paris, local onde o primeiro acordo foi assinado, após 13 horas de negociações.
Nos últimos anos a F1 deixou de abrir espaço para ‘equipes aventureiras’ e tentaram fortificar aqueles times que se comprometeram com a competição. A categoria mostrou uma grande resistência quando a FIA decidiu abrir espaço para uma 11ª equipe, justamente por afetar o grid todo, principalmente pelo lado financeiro. Foi apenas quando a Cadillac se apresentou com a GM, que a nova roupagem ficou atrativa para as negociações, diferente da investida da Andretti.
“A Fórmula 1 confirma que todas as equipes assinaram o Pacto Comercial de Concórdia de 2026, que garante a força econômica de longo prazo do esporte. A Fórmula 1 nunca esteve em uma posição mais forte e todas as partes interessadas viram benefícios positivos e crescimento significativo. Agradecemos a todas as equipes por seu engajamento durante esse processo para alcançar o melhor resultado para o esporte”, disse a F1 através de comunicado.
“O aspecto de governança do Pacto de Concórdia de 2026 entre a FIA e a FOM [Formula One Management, responsável pela administração da categoria] está quase concluído”.
O acordo é noticiado poucos dias após Stefano Domenicali confirmar que permanece no cargo de CEO e presidente da Fórmula 1 ao menos até 2029.
O Pacto de Concórdia para 2026 ainda será finalizado, no devido tempo.
Neste acordo a categoria, além de estabelecer a distribuição das premiações, também acorda o número máximo de corridas, equipes no grid e as ações comerciais que têm por objetivo a expansão do esporte.
A F1 a partir de 2026 abriu espaço para novas fornecedoras de motores, por conta da mudança do regulamento, dando início para uma nova era da competição.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.