Entre os dias 22 e 24 de março, o circuito do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, recebe a Monster Energy Yamaha MotoGP para o GP de Portugal. Fabio Quartararo e Alex Rins, da equipe Yamaha, estão determinados a reconquistar posições na tabela de classificação após um início desafiador no Catar.
Conhecido como a “Montanha-Russa”, o circuito português evoca memórias favoráveis para Quartararo, que conquistou vitórias consecutivas em 2021 e 2022. Com suas quinze curvas, nove para a direita e seis para a esquerda, além de uma reta impressionante de quase um quilômetro e a famosa descida em direção à curva 1, o traçado de Portimão é um favorito tanto entre os pilotos quanto entre os fãs das corridas de moto.
“A estreia no Catar foi desafiadora, mas identificamos as áreas em que precisamos melhorar. Portimão é um circuito muito diferente de Lusail, então será interessante ver como a moto e os pneus se comportam. Como sempre, estaremos dando o nosso máximo, eu e toda a equipe”, afirma Quartararo.
Para Rins, cujo melhor resultado em Portugal foi um quarto lugar em 2022, é hora de otimizar o desempenho para garantir pontos valiosos: “No GP do Catar, sofremos por manter um ritmo agressivo para recuperar posições, o que afetou nossos pneus. Ambas as motos da equipe estão mostrando desempenho semelhante, então podemos colaborar para melhorar como um todo”, destaca.