ColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula 2Fórmula 3IndyPost

Programação do Automobilismo – Horários F1, F2, F3 e IndyCar

Neste fim de semana tem muita movimentação no Hungaroring e na pista de Iowa, fiquei ligado para não perder as corridas que serão realizadas

Neste fim de semana será realizada a 11ª etapa do calendário da Fórmula 1. A corrida acontece no circuito de Hungaroring, um traçado um pouco travado e que dificulta nas ultrapassagens.

Por ser a penúltima etapa antes das férias, os times devem implementar algumas atualizações, como já sinalizou a Red Bull (um novo pacote para o RB19) e a McLaren que vai levar peças complementares.

• ☝️ O primeiro GP da Hungria foi disputado no dia 10 de agosto de 1986 e está no calendário desde então;
• 🏆 Lewis Hamilton conta com oito vitórias e oito poles na Hungria;
• 🇧🇷 A primeira prova realizada contou com vitória de Nelson Piquet;
• 🇫🇷 Esteban Ocon conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Hungria de 2021;
• 🍾 Três brasileiros já venceram na Hungria: Nelson Piquet (1996 e 1987), Ayrton Senna (1988, 1991 e 1992) e Rubens Barrichello (2002);
• 🐌 Hungaroring é o terceiro circuito mais lento em velocidade média no campeonato;
• 🏎️ Se classificar bem é extremamente importante para um bom resultado no traçado, pois é um circuito travado;
• ⛈️ Mesmo com as altas temperaturas sendo temidas na Hungria, a chuva também costuma marcar presença e bagunçar o grid e as estratégias – e ela deve aparecer neste fim de semana;
• 🏁 São disputadas 70 voltas;
• ⚠️ O comprimento da pista é de 4.381 km
• O GP da Hungria de 2023 será disputado com a ATA:

Esses são os pneus que foram definidos para o GP da Hungria, com utilização da ATA – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

• ✅ Redução no número de conjuntos que serão usados durante todo o fim de semana do GP;
• Novo formato de classificação:
⚪Q1 – pneus duros
🟡Q3 – pneus médios
🔴Q3 – pneus macios;
• 🛞 Os pneus escolhidos pela Pirelli são da gama mais macia: C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio);
• 🚨Optaram por mudar a gama de pneus para o evento, antes eles trabalhavam com os compostos da gama intermediária;
• O circuito não tem o asfalto muito abrasivo;

Horários da Fórmula 1 para o GP da Hungria – Foto: Ale Ranieri / BP

FÓRMULA 2 

Como mencionamos em textos anteriores, o mês de julho seria extremamente agitado para as categorias de base. Aproveitando a passagem da Fórmula 1 pela Europa, a Fórmula 2 e Fórmula 3 também tem os seus compromissos.

Frederik Vesti segue como líder do Campeonato, contando com 135 pontos. O piloto da Prema venceu a prova Sprint realizada em Silvestone, mas abandonou a corrida principal. Enquanto Théo Pourchaire faturou dois pódios na etapa, um 2º lugar na Sprint e a 3ª posição na corrida principal, o francês chegou aos 129 pontos.

Essa foi uma etapa que os postulantes ao título tiveram as suas dificuldades, como aconteceu com Ayumu Iwasa que não terminou a prova fora da zona de pontuação, depois do revés enfrentado. O piloto japonês ficou com a 5ª posição na corrida principal, somando 111 pontos após o encerramento da rodada. O resultado da prova possibilitou uma aproximação do piloto francês da ART Grand Prix em Vesti.

Victor Martins, apenas o 5º colocado na tabela, fez valer a pole conquistada na sexta-feira em Silverstone, para vencer a prova do domingo, chegando aos 88 pontos, para empatar com Oliver Bearman.

A próxima etapa promete ser ainda mais acirrada, depois da Hungria, os competidores vão enfrentar mais cinco rodadas, com duas provas em cada uma delas. Porém, agora é o momento de evitar falhas e capitalizar o máximo de pontos.

Horários da Fórmula 2 na Hungria – Foto: Ale Ranieri / BP

FÓRMULA 3 

Sexta-Feira
TL – 04h55 – BandSports ou F1TV
Classificação – 10h05 – BandSports ou F1TV

Sábado
Corrida Sprint – 04h50 – BandSports ou F1TV

Domingo
Corrida Principal – 03h25 – BandSports ou F1TV

INDYCAR 

Christian Lundgaard foi o responsável por quebrar a sequência de três vitórias de Alex Palou, o piloto dinamarquês aproveitou a etapa em Toronto no Canadá, para faturar a sua primeira vitória na IndyCar. No entanto, Palou ainda teve um bom resultado, o piloto espanhol conquistou a segunda posição na corrida, colaborando para ampliar ainda mais a distância para os rivais.

Neste fim de semana a Indy realizará uma rodada dupla em Iowa, com corridas acontecendo no sábado e no domingo. O Iowa Speedway foi inaugurado em 2005 e está localizado na cidade de Newton. Esse é um circuito curto e extremamente veloz, com uma volta abaixo dos 18 segundos.

No entanto, o seu grau de dificuldade é alto, exigindo mentalmente e fisicamente dos pilotos. Josef Newgarden e Pato O’Ward conquistaram vitórias nas etapas que foram disputadas em 2022. Newgarden é o piloto que conta com 4 vitórias no traçado, enquanto Ryan Hunter-Reay possuí 3.

Horários da Indy Car para a rodada dupla em IOWA – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d