Neste fim de semana será realizada a 11ª etapa do calendário da Fórmula 1. A corrida acontece no circuito de Hungaroring, um traçado um pouco travado e que dificulta nas ultrapassagens.
Por ser a penúltima etapa antes das férias, os times devem implementar algumas atualizações, como já sinalizou a Red Bull (um novo pacote para o RB19) e a McLaren que vai levar peças complementares.
• ☝️ O primeiro GP da Hungria foi disputado no dia 10 de agosto de 1986 e está no calendário desde então;
• 🏆 Lewis Hamilton conta com oito vitórias e oito poles na Hungria;
• 🇧🇷 A primeira prova realizada contou com vitória de Nelson Piquet;
• 🇫🇷 Esteban Ocon conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Hungria de 2021;
• 🍾 Três brasileiros já venceram na Hungria: Nelson Piquet (1996 e 1987), Ayrton Senna (1988, 1991 e 1992) e Rubens Barrichello (2002);
• 🐌 Hungaroring é o terceiro circuito mais lento em velocidade média no campeonato;
• 🏎️ Se classificar bem é extremamente importante para um bom resultado no traçado, pois é um circuito travado;
• ⛈️ Mesmo com as altas temperaturas sendo temidas na Hungria, a chuva também costuma marcar presença e bagunçar o grid e as estratégias – e ela deve aparecer neste fim de semana;
• 🏁 São disputadas 70 voltas;
• ⚠️ O comprimento da pista é de 4.381 km
• O GP da Hungria de 2023 será disputado com a ATA:
• ✅ Redução no número de conjuntos que serão usados durante todo o fim de semana do GP;
• Novo formato de classificação:
⚪Q1 – pneus duros
🟡Q3 – pneus médios
🔴Q3 – pneus macios;
• 🛞 Os pneus escolhidos pela Pirelli são da gama mais macia: C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio);
• 🚨Optaram por mudar a gama de pneus para o evento, antes eles trabalhavam com os compostos da gama intermediária;
• O circuito não tem o asfalto muito abrasivo;
FÓRMULA 2
Como mencionamos em textos anteriores, o mês de julho seria extremamente agitado para as categorias de base. Aproveitando a passagem da Fórmula 1 pela Europa, a Fórmula 2 e Fórmula 3 também tem os seus compromissos.
Frederik Vesti segue como líder do Campeonato, contando com 135 pontos. O piloto da Prema venceu a prova Sprint realizada em Silvestone, mas abandonou a corrida principal. Enquanto Théo Pourchaire faturou dois pódios na etapa, um 2º lugar na Sprint e a 3ª posição na corrida principal, o francês chegou aos 129 pontos.
Essa foi uma etapa que os postulantes ao título tiveram as suas dificuldades, como aconteceu com Ayumu Iwasa que não terminou a prova fora da zona de pontuação, depois do revés enfrentado. O piloto japonês ficou com a 5ª posição na corrida principal, somando 111 pontos após o encerramento da rodada. O resultado da prova possibilitou uma aproximação do piloto francês da ART Grand Prix em Vesti.
Victor Martins, apenas o 5º colocado na tabela, fez valer a pole conquistada na sexta-feira em Silverstone, para vencer a prova do domingo, chegando aos 88 pontos, para empatar com Oliver Bearman.
A próxima etapa promete ser ainda mais acirrada, depois da Hungria, os competidores vão enfrentar mais cinco rodadas, com duas provas em cada uma delas. Porém, agora é o momento de evitar falhas e capitalizar o máximo de pontos.
FÓRMULA 3
Sexta-Feira
TL – 04h55 – BandSports ou F1TV
Classificação – 10h05 – BandSports ou F1TV
Sábado
Corrida Sprint – 04h50 – BandSports ou F1TV
Domingo
Corrida Principal – 03h25 – BandSports ou F1TV
INDYCAR
Christian Lundgaard foi o responsável por quebrar a sequência de três vitórias de Alex Palou, o piloto dinamarquês aproveitou a etapa em Toronto no Canadá, para faturar a sua primeira vitória na IndyCar. No entanto, Palou ainda teve um bom resultado, o piloto espanhol conquistou a segunda posição na corrida, colaborando para ampliar ainda mais a distância para os rivais.
Neste fim de semana a Indy realizará uma rodada dupla em Iowa, com corridas acontecendo no sábado e no domingo. O Iowa Speedway foi inaugurado em 2005 e está localizado na cidade de Newton. Esse é um circuito curto e extremamente veloz, com uma volta abaixo dos 18 segundos.
No entanto, o seu grau de dificuldade é alto, exigindo mentalmente e fisicamente dos pilotos. Josef Newgarden e Pato O’Ward conquistaram vitórias nas etapas que foram disputadas em 2022. Newgarden é o piloto que conta com 4 vitórias no traçado, enquanto Ryan Hunter-Reay possuí 3.