Foi uma temporada longa, mas restam agora apenas duas provas para ocorrer o encerramento da temporada e a definição do piloto e equipe campeã de 2021. Jeddah foi escolhido como palco para a penúltima batalha, a pista receberá a Fórmula 1 e a Fórmula 2 neste fim de semana.
Uma pista de rua, marcada pela grande quantidade de curvas, os muros próximos, mas também pela alta velocidade. Os times fizeram várias simulações para tentar compreender o circuito, entretanto, a realidade só será apresentada no momento que os carros entrarem na pista para completar as suas primeiras voltas.
Até poucos dias não tínhamos ideia se Jeddah seria capaz de receber a prova, mas a pista está passando pelos últimos ajustes. As atividades começam nesta sexta-feira. O asfalto é novo, ainda solta óleo na pista – algo comum sempre que um novo asfalto é colocado ou ocorre o recapeamento – leva um pouco de tempo para que o asfalto possa maturar. A combinação de baixa aderência, muros próximos em um traçado veloz podem ser bem complicado rodar, perder o controle do carro será um problema em Jeddah.
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É o circuito de rua mais longo, mas o segundo traçado mais longo da temporada – perdendo apenas para Spa-Francorchamps – ele conta com 6.174 KM e 27 curvas, onde 50 voltas serão completadas pelos pilotos.
Para aumentar o desafio, em um traçado que já é veloz, liberaram a ativação do DRS em três pontos, ainda é difícil saber se elas serão efetivas para a realização de ultrapassagens. Em circuitos de rua é comum os pilotos se aproximarem muito de outro competidor com o uso do DRS, mas concluir a ultrapassagem pode ser um problema, é difícil negociar espaços, sair do traçado ideal significa ficar mais próximo do muro de contenção, sujar os pneus e até provocar uma batida.
Pneus
A utilização dos pneus é baseada na coleta de dados feitas a partir dos simuladores. A Pirelli fornecerá neste fim de semana a sua gama intermediária de pneus: C2 (Duro – Faixa Branca), C3 (Médio – Faixa Amarela) e C4 (Macio – Faixa Vermelha).
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Como a asfalto foi colocado tem pouco tempo e suas características são pouco abrasivas, estes compostos devem funcionar bem. A Pirelli também pensou em sua utilização por conta das forças laterais e do trabalho exigente devido a aceleração constante que os pneus vão passar.
Como está o campeonato!
Max Verstappen segue na liderança do campeonato e até pode ser campeão nesta rodada, mas ele precisa de um resultado ruim de Lewis Hamilton. Alguns especialistas apontam que Jeddah pode ser um traçado favorável para o carro da Mercedes, entretanto não contaria apenas com as características do carro, mas também com a vontade do inglês de repetir o bom resultado do GP do Brasil e Catar.
A diferença entre eles é de apenas 8 pontos, portanto o duelo entre eles deve ser mais uma vez intenso. E pensando na dificuldade para ultrapassar já relatada pelos pilotos depois de realizar diversas simulações, ter uma boa classificação pode ser um ponto muito importante para definir o piloto que vencerá no domingo.
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A Honda deve fornecer mais potência para o motor que será usado por Max Verstappen. A Red Bull pode até mesmo optar por realizar uma troca da unidade de potência do holandês. Enquanto Lewis Hamilton deve usar o motor do GP do Brasil, aquele que passou pela troca do motor de combustão interna e tem condições melhores para rodar neste tipo de traçado.
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Jeddah será um circuito para avaliarmos também o desempenho da Ferrari, mas também se a McLaren poderá ter uma boa performance já que as corridas da última rodada tripa foram bem complicadas para a equipe.