lll Capa: Alexander Grünwald do FormulaGrun.com.br
O Grande Prêmio do Brasil acontece no autódromo José Carlos Pace, localizado em Interlagos, na cidade de São Paulo, desde o seu primeiro evento que ocorreu em 1973.
“Like a rollercoaster ride!” 🎢
“Old school and with a great flow” ↩️The #BrazilGP is always one of the most anticipated of the year! Check out what the drivers are saying ahead of the weekend >> https://t.co/bfUgAZByli pic.twitter.com/gpmSNaGzNL
— Formula 1 (@F1) November 5, 2018
O projeto que levou à sua construção foi muito importante para toda a Grande São Paulo, principalmente porque trouxe o plano de interligação da cidade e consequentemente mais acesso à região em que ele se encontra. Uma estrada que ligava Santo Amaro a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e acabava no pedágio da Vila Sophia acabou sendo construido entre os anos de 1927 a 1933. Além disso, o plano de mais uma ligação entre a Avenida Washington Luís e Interlagos e a pista do Aeroporto de Congonhas nasceu na mesma época. Com isso a região de Interlagos recebeu um plano comercial para abrigar comércio e empresas.
Seu nome foi sugerido pelo francês Donat-Alfred, pois foi construído entre duas represas: a Guarapiranga e a Billings. Não é errado falar que a chuva vem da represa, mas a pergunta que sempre fica é “de qual represa?”.
As corridas automotivas no Brasil, começaram antes da segunda guerra mundial, em um circuito na Gávea, Rio de Janeiro. Em 1936, um projeto para a construção de um autódromo permanente foi iniciado e no ano seguinte um dos templos do automobilismo já estava concluído.
Interlagos rapidamente ganhou a fama de circuito difícil e sem margens para erro, devido as elevações que a pista tinha e sua superfície áspera.
A corrida realizada em 1972, não era parte do calendário oficial da Fórmula 1, mas serviu para chamar a atenção da FIA para o Brasil e mostrar que o país tinha condições de fazer parte do campeonato e no ano seguinte, por fim, entrou na disputa oficial.
Emerson Fittipaldi, Lotus-Ford, Brazilian GP – Interlagos, 1973. #F1 pic.twitter.com/vHX0iVIHAg
— F1 Images (@F1_Images) November 8, 2018
Permanecendo até 1977 em Interlagos, no ano seguinte a prova foi transferida para Jacarepaguá no Rio de Janeiro, já que pilotos e equipes reclamavam do asfalto áspero e dos solavancos do circuito paulista. Em 1979, a prova retornou para São Paulo, em instalações novas, mas passados dois anos do regresso para a cidade, descobriu-se que nem tudo estava do jeito esperado, pois faltava segurança, algo que era muito cobrado na época. As insatisfações e o asfalto acabaram retornando para a pauta, então em 1980 a ideia de alternar Interlagos com Jacarepaguá surgiu, já que o autódromo paulista precisava de algumas reformas.
🗓 November 6th 2010, Interlagos 🇧🇷
L👀king back on a special day for @HulkHulkenberg – his maiden (and only) F1 pole 👏 and he was over a second quicker than Sebastian Vettel (P2) 💪 #OnThisDay #F1 #BrazilGP pic.twitter.com/tOrwM2dZ9D
— Formula 1 (@F1) November 6, 2018
lll Autódromo de Jacarepaguá
O circuito do Rio de Janeiro era tão exigente quanto o de Interlagos, com curvas angulosas, um asfalto abrasivo e contava com uma ligeira inclinação. A corrida no Brasil era alocada no início da temporada para aproveitar o clima tropical do país. A maioria das corridas realizadas naquela época contaram com o calor constante e altas taxas de umidades. A corrida no Rio acabava exigindo muito do piloto por causa dessas altas temperaturas e eles ficavam extremamente esgotados no final.
lll Mudanças no Autódromo de São Paulo
Além das mudanças com as elevações que necessitaram ser executadas no circuito paulista, o autódromo sofreu alterações em seu traçado em 1990 e, se ele já era desafiador, passou a ficar mais exigente ainda. Esse encurtamento na pista fez com que o número de voltas aumentasse e consequentemente os patrocinadores do evento e da marca recebessem mais destaque na transmissão, pois tinham mais chances de aparecerem mais vezes.
Chico Rosa foi o engenheiro civil responsável pela readaptação do autódromo de Interlagos e sua proposta era manter as curvas 1 e 3, já que trabalhavam com a alta velocidade e com a redução para a terceira curva. A curva 4 também seria mantida, com a ideia de preservar a parte antiga do circuito para que ele pudesse ser usado por outras categorias, no entanto Bernie Ecclestone não queria concorrência, principalmente com a Indy e pediu para que novas alterações no projeto fossem realizadas.
Bernie Ecclestone colocou a jogada do “S” do Senna no final da reta dos boxes, que seria um jeito de inviabilizar as corridas da Indy e deixar a pista externa inutilizável. A Curva do Sargento ficou totalmente esquecida, pois não tinha mais ligação com a Curva do Sol e atualmente faz parte do estacionamento do autódromo. O anel externo poderia até ser utilizado, mas ficou em péssima situação depois das reformas.
Nos novos parâmetros Alan Prost foi o primeiro vencedor, na corrida que marcava a volta após 10 anos de Interlagos no Grande Prêmio do Brasil.
lll Pneus
A atmosfera em Interlagos funciona diferente do restante da cidade, às vezes é possível ter chuva ou apenas sol nesta área. Desta forma é complicado para as equipes conseguirem a melhor estratégia, pois uma corrida pode começar com um calor intenso e terminar com uma chuva torrencial.
BRB, building a tyre fort 🍩🍩🍩 #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/vgEu9ZDyqy
— Mercedes-AMG F1 (@MercedesAMGF1) November 7, 2018
Para este ano a Pirelli manteve a configuração escolhida na temporada passada, utilizando os compostos médio (faixa branca), macios (faixa amarela) e supermacios (faixa vermelha), mas vale ressaltar que eles são de uma goma mais macia que a utilizada em 2017.
It’s the #BrazilGP 🇧🇷 RaceWeek!
Time for an intimate #Fit4F1 look at the penultimate battleground of the season! https://t.co/baIeqXVn5J pic.twitter.com/KKr2PEqvzK— Pirelli Motorsport (@pirellisport) November 5, 2018
Os pilotos já fizeram as suas escolhas de pneus para a penúltima disputa do ano e optaram por um ou dos jogos de pneus médios e investiram nos supermacios, alguns contam com 9 jogos deste composto.
Os pneus são surpreendidos com uma constância de curvas. Assim como Mônaco e a Cidade do México que são provas com um percurso curto, porém muito intenso.
#Samba time! Here it is the select shoes to dance in São Paulo #F1 #BrazilGP #fit4F1
👉 https://t.co/twNK3ghYIL pic.twitter.com/CNEkU8HDpR— Pirelli Motorsport (@pirellisport) October 30, 2018
lll O que existe de novo?
A pista recebeu a pintura de faixas verde-limão que auxiliam na visibilidade do piloto, principalmente em caso de chuva e neblina, possibilitando um melhor tempo de reação.
Na reta dos boxes e em outros pontos da pista, existem os Grooves, que são frisos que ajudam no escoamento da água em caso de chuva, evitando acidente mais graves.
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Corrida de 2017
O Grande Prêmio do Brasil de 2017 contou com a vitória de Sebastian Vettel, largando muito bem, conseguindo impor o carro da Ferrari contra Bottas e no S do Senna o alemão concluiu a ultrapassagem no finlandês, para realizar uma prova a parte lembrando muito os seus anos na Red Bull.
Lewis Hamilton ficou bem próximo de chegar ao pódio desta corrida, já que teve um desempenho constante desde o início da prova,até a sua última volta. Mesmo largando dos boxes contou com uma estratégia inteligente por parte da equipe, que realizou a troca do motor do seu carro, melhorando o rendimento e ainda por cima investiram no uso dos pneus macios na primeira parte da corrida, o que permitiu o piloto estender a sua permanência na pista e aumentar a distância para ter tempo de realizar a parada e voltar com folga para pista. Hamilton fez as ultrapassagens parecerem fáceis e seus oponentes não tinham chance de defender a posição.
Raikkonen se posicionou muito bem para evitar a ultrapassagem de Lewis, mas ficou estagnado por não ameaçar Bottas para tentar uma dobradinha da Ferrari. Verstappen terminou na quinta posição, era impossível segurar o quarto lugar, mas foi brilhante ver o holandês na reta final da corrida, retornar para os boxes, instalar os pneus supermacios e ter garra para buscar voltas rápidas, mesmo sabendo que não teria mais chances de alcançar o piloto da Mercedes.
Ricciardo concluiu a prova em sétimo, largando em décimo quando foi atingido na traseira por Vandoorne, ainda na primeira volta e com isso rodou e precisou fazer um pit-stop, voltando ainda com os compostos macios só que mais novos do que estavam instalados em seu carro. Demorou mais tempo para escalar o pelotão, mas soube a hora de realizar a parada e não foi ameaçado por Massa.
Em sua última corrida no Brasil, Massa concluiu a prova em sétimo, largou bem, teve uma boa relargada depois da saída do Safety Car e ultrapassou Fernando Alonso neste momento. Fez uma ótima corrida e também soube defender a posição nas voltas finais, quando o espanhol e o mexicano da Force India, acabaram se aproximando dele. Com o sétimo lugar, Massa passou Lance Stroll no campeonato e agora ocupa a décima posição, com 42 pontos. Hulkenberg veio para fechar o top-10.
lll INFORMAÇÕES
Localização: Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos, São Paulo – SP, 04801-010
Percurso: 4.309 km (2.677 mi)
Voltas: 71
Total: 305.909 km (190.083 mi)
Curvas: 15
GPs disputados: 46 (45 oficiais)
Primeira disputa: 1972
Piloto com o maior número de vitórias: Alain Prost (6)
Equipe com o maior número de vitórias: McLaren (12)
Última corrida (2017):
Pole Position: Valtteri Bottas – Mercedes: 1:08.322 (2017)
Pódio:
Primeiro: Sebastian Vettel – Ferrari: 1:31:26.260
Segundo: Valtteri Bottas – Mercedes: +2s 762
Terceiro: Kimi Raikkonen – Ferrari +4s 600
Volta mais rápida na prova: Max Verstappen – Red Bull: 1:11.044 (2017)
lll PROGRAMAÇÃO
Sexta-Feira (09/11/2018)
01º Treino Livre – 11:00 às 12:30;
02º Treino Livre – 15h às 16h30;
Sábado (10/11/2018)
03º Treino Livre – 12:00 às 13:00;
Treino Classificatório – 15:00 às 16:00;
Bar do Juarez: às 20:00 – Moema Av. Jurema, 324 – Moema, São Paulo (11) 5052-4449 – às 20:00;
Domingo (11/11/2018)
Largada do GP Brasil de F1 – 15:10
lll COMO CHEGAR:
Ônibus especiais (sábado e domingo)
Tarifa: R$ 27,00 (ida ou volta) a R$ 38,00 (ida e volta)
Expresso República Saída: Praça da República
Expresso Trianon-Masp
Saída: Alameda Casa Branca com Alameda Santos
Expresso metrô Jabaquara
Saída: Rua Jequitibás, 189
Expresso Aeroporto de Congonhas
Saída: Praça Comendador Lineu Gomes
Expresso Shopping Interlagos Saída: Av. Interlagos, 2.255
Expresso Shopping SP Market
Saída: Av. Octalles M. Ferreira com av. das Nações Unidas
Mais informações no Telefone n.º.: 156 ou no site www.sptrans.com.br.
Trem
Operação especial da CPTM na Linha 9-Esmeralda, com intervalos reduzidos (sábado e domingo).
Estacionamento
Shoppings: SP Market e Interlagos
lll INGRESSOS
Setor e preço
A: Esgotado
B: Esgotado
F: Inteira, R$ 1.470; meia-entrada, R$ 735
G: Inteira, R$ 610; meia-entrada, R$ 305
M: Esgotado
Q: Inteira, R$ 610; meia-entrada, R$ 305
Áreas VIP
Interlagos Club: Inteira, R$ 7.050 Orange Tree Club: Inteira, R$ 4.800
Premium Paddock Club: Inteira, R$ 15.980
lll ONDE COMPRAR
Bilheterias do Autódromo de Interlagos: até o dia 08/11, das 09:00 às 17:00, dia 09/11, das 07:00 às 17:00 e dias 10 -11/11, das 07:00 às 12:00.
A compra pode ser feita em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito Visa, MasterCard, Elo e Amex- em até três vezes.
A entrada é proibida para crianças com menos de 5 anos, entre 05 e 12 anos, o menor deve estar acompanhado de pai ou responsável, que deve levar documento com foto da criança e autorização original assinada pelo pai ou pela mãe.
lll PREVISÃO DO TEMPO
Sexta-Feira (09/11/2018)
24 ºC |16 ºC
Possibilidade de chuva 80%
Sol e muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados com chuva a qualquer hora.
Sábado (10/11/2018)
26ºC | 16ºC
Possibilidade de chuva 60%
Sol com muitas nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde.
Domingo (11/11/2018)
29 ºC | 17ºC
Possibilidade de chuva 80%
Sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde. Fonte: Climatempo