A ideia de que um Grande Prêmio da China fosse realizado surgiu ainda nos anos 90, na época o governo planejava que a localização do autódromo fosse na cidade de Zhuhai, localizada na província de Guangdong, próximo ao Sul da China.
O circuito em Zhuhai foi planejado e construído e depois provisoriamente adicionado ao campeonato de Fórmula 1 em 1999, no entanto nenhuma competição da categoria pode ser realizada nele, pois ele não se enquadrava dentro dos padrões e normas estipulados pela FIA.
O governo Chinês não viu isso como uma derrota e acabou tento auxílio dos organizadores do Grande Prêmio de Macau para construir a pista de Xangai que entrou para o calendário da Fórmula 1 ainda em 2004, contando com uma vitória de Rubens Barrichello da Ferrari e no ano seguinte ao da sua estreia foi palco da vitória de Fernando Alonso que rendeu a conquista do título de construtores para a equipe Renault.
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lll Pneus
Diferente das escolhas que vinham sendo apresentadas nas temporadas passadas, desta vez a Pirelli vai levar para o Grande Prêmio da China os compostos Macios (faixa amarela), Médios (faixa branca) e os Ultramacios (faixa roxa).
Time to make our way from yesterday's #BahrainGP 🇧🇭to this weekend's #ChineseGP 🇨🇳 and FYI we've added a Purple #PZero to the #Fit4F1 line up!
Find out why: https://t.co/IqmVERxkdC pic.twitter.com/j4TvEj2GdA— Pirelli Motorsport (@pirellisport) April 9, 2018
O circuito de Xangai é misto, contendo várias curvas e retas, mas que o deixam bem equilibrado e com uma boa variação quando falamos em nível de competição, os trechos entre as curvas 1 e a 13 são os mais complicados e mais exigentes para os pneus. Como o circuito não é muito utilizado durante o ano, ele praticamente não tem goma o que o torna muito escorregadio e por isso é tão comum ver pilotos rodando na pista.
Who went the farthest and was the fastest on our #Fit4F1 tyres?
Find out ⬇️ #BahrainGP https://t.co/uGSjcnGIgI pic.twitter.com/c5Xgt82qY6— Pirelli Motorsport (@pirellisport) April 8, 2018
Tirar o supermacio e optar pelo ultramacio com a configuração dos dois compostos, acaba abrindo uma gama de estratégias muito maior, até porque existe uma diferença grande entre eles, maior do que a que existe entre o macio e o supermacio (configuração utilizada no ano passado). O clima na China também é instável e a temperatura pode acabar variando durante o final de semana, então é interessante observar a quantidade que cada equipe fez dos jogos de compostos que vão utilizar.
1 stop or 2? Soft or Medium? Enjoy our #Fit4F1 #BahrainGP pitstop breakdown. https://t.co/uGSjcnGIgI pic.twitter.com/WiBYhGvFcx
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) April 8, 2018
lll GP da China 2017
O Grande Prêmio da China na temporada passada foi disputado como a segunda prova de 2017 e Lewis Hamilton acabou liderando aquela corrida de ponta a ponta, passando a ficar empatado com Sebastian Vettel no campeonato e a pergunta que ficava ali era: finalmente temos uma disputa?
O alemão não finalizou a prova tão próximo do adversário por conta do seu pitstop, a ideia no início parecia boa, tendo em vista que havia chovido antes da corrida e a pista estava úmida e durante a segunda volta Stroll acabou rodando e provocando um Safety Car virtual. Vettel entrou nos boxes para trocar os pneus de intermediários para os slicks, já que a pista vinha secando rapidamente, mas neste momento Antonio Giovinazzi que estava guiando sua Sauber, acabou batendo e provocando um Safety Car real, pois a pista ficou cheia de detritos.
Com isso os outros pilotos aproveitaram para ir aos boxes, dessa forma o alemão da Ferrari caiu de segundo para sexto.
A corrida foi movimentada por estes incidentes, mas também por ver um Max Verstappen arrojado, que jantou facilmente Raikkonen da Ferrari e não demorou muito para travar uma disputa com o companheiro de equipe e assumir a segunda posição ainda na volta 11.
Os carros da Ferrari pagaram caro por terem realizado o pitstop antecipado e perderam bastante tempo atrás do carro da Red Bull de Daniel Ricciardo, até que finalmente conseguiram uma aproximação e Sebastian Vettel, que havia ultrapassado seu companheiro finlandês, começava a perseguir Ricciardo e disputar com ele espaço na pista, até conseguir a posição do australiano. Vettel também aproveitou para chegar em Max Verstappen já que o holandês começava a ficar sem pneus e na volta 29, em uma freada mais brusca, perdeu a posição para o alemão.
Depois disso a corrida deu uma esfriada, tivemos uma nova rodada de troca de pneus, com Hamilton se mantendo na ponta, Vettel em segundo e Max Verstappen mesmo sendo pressionado pelo companheiro de equipe ficava com o terceiro lugar.
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Setting those alarms? ⏰ Staying up past bedtime? 🛏️
Forget weekend plans, the #ChineseGP is nearly upon us! 🇨🇳 pic.twitter.com/xWIiER4Lkx
— Formula 1 (@F1) April 11, 2018