Preview GP da China de Fórmula 1 2018, todos contra Vettel

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

A ideia de que um Grande Prêmio da China fosse realizado surgiu ainda nos anos 90, na época o governo planejava que a localização do autódromo fosse na cidade de Zhuhai, localizada na província de Guangdong, próximo ao Sul da China.

O circuito em Zhuhai foi planejado e construído e depois provisoriamente adicionado ao campeonato de Fórmula 1 em 1999, no entanto nenhuma competição da categoria pode ser realizada nele, pois ele não se enquadrava dentro dos padrões e normas estipulados pela FIA.

O governo Chinês não viu isso como uma derrota e acabou tento auxílio dos organizadores do Grande Prêmio de Macau para construir a pista de Xangai que entrou para o calendário da Fórmula 1 ainda em 2004, contando com uma vitória de Rubens Barrichello da Ferrari e no ano seguinte ao da sua estreia foi palco da vitória de Fernando Alonso que rendeu a conquista do título de construtores para a equipe Renault.

 

lll Pneus

Diferente das escolhas que vinham sendo apresentadas nas temporadas passadas, desta vez a Pirelli vai levar para o Grande Prêmio da China os compostos Macios (faixa amarela), Médios (faixa branca) e os Ultramacios (faixa roxa).

https://twitter.com/pirellisport/status/983317512849895425

O circuito de Xangai é misto, contendo várias curvas e retas, mas que o deixam bem equilibrado e com uma boa variação quando falamos em nível de competição, os trechos entre as curvas 1 e a 13 são os mais complicados e mais exigentes para os pneus. Como o circuito não é muito utilizado durante o ano, ele praticamente não tem goma o que o torna muito escorregadio e por isso é tão comum ver pilotos rodando na pista.

Tirar o supermacio e optar pelo ultramacio com a configuração dos dois compostos, acaba abrindo uma gama de estratégias muito maior, até porque existe uma diferença grande entre eles, maior do que a que existe entre o macio e o supermacio (configuração utilizada no ano passado). O clima na China também é instável e a temperatura pode acabar variando durante o final de semana, então é interessante observar a quantidade que cada equipe fez dos jogos de compostos que vão utilizar.

lll GP da China 2017

O Grande Prêmio da China na temporada passada foi disputado como a segunda prova de 2017 e Lewis Hamilton acabou liderando aquela corrida de ponta a ponta, passando a ficar empatado com Sebastian Vettel no campeonato e a pergunta que ficava ali era: finalmente temos uma disputa?

O alemão não finalizou a prova tão próximo do adversário por conta do seu pitstop, a ideia no início parecia boa, tendo em vista que havia chovido antes da corrida e a pista estava úmida e durante a segunda volta Stroll acabou rodando e provocando um Safety Car virtual. Vettel entrou nos boxes para trocar os pneus de intermediários para os slicks, já que a pista vinha secando rapidamente, mas neste momento Antonio Giovinazzi que estava guiando sua Sauber, acabou batendo e provocando um Safety Car real, pois a pista ficou cheia de detritos.

Com isso os outros pilotos aproveitaram para ir aos boxes, dessa forma o alemão da Ferrari caiu de segundo para sexto.

A corrida foi movimentada por estes incidentes, mas também por ver um Max Verstappen arrojado, que jantou facilmente Raikkonen da Ferrari e não demorou muito para travar uma disputa com o companheiro de equipe e assumir a segunda posição ainda na volta 11.

Os carros da Ferrari pagaram caro por terem realizado o pitstop antecipado e perderam bastante tempo atrás do carro da Red Bull de Daniel Ricciardo, até que finalmente conseguiram uma aproximação e Sebastian Vettel, que havia ultrapassado seu companheiro finlandês, começava a perseguir Ricciardo e disputar com ele espaço na pista, até conseguir a posição do australiano. Vettel também aproveitou para chegar em Max Verstappen já que o holandês começava a ficar sem pneus e na volta 29, em uma freada mais brusca, perdeu a posição para o alemão.

Depois disso a corrida deu uma esfriada, tivemos uma nova rodada de troca de pneus, com Hamilton se mantendo na ponta, Vettel em segundo e Max Verstappen mesmo sendo pressionado pelo companheiro de equipe ficava com o terceiro lugar.

https://twitter.com/F1/status/984108314610028546

Fonte: @Globo

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.

%d blogueiros gostam disto: