ColunistasFórmula 1Post

Preview GP da Arábia Saudita – Características da pista, pneus e horários

Estamos chegando à Arábia Saudita em uma condição de campeonato totalmente diferente. A primeira prova realizada no circuito de Jeddah correspondeu à penúltima etapa do ano, nela vimos Max Verstappen e Lewis Hamilton empatarem, empurrando a decisão do título para o GP de Abu Dhabi.

Agora a situação é outra, Jeddah gostaria de estar mais próxima da abertura do campeonato, portanto a prova agora corresponde ao segundo GP da temporada 2022.

Nesta prova estamos com expectativa para ver se a dupla da Ferrari conseguirá levar outro bom resultado para casa, principalmente após obter uma dobradinha no Bahrein. Outra questão que será observada é a falta de desempenho da Mercedes e dos carros que utilizam o seu motor. Williams, McLaren e Aston Martin devem fornecer algumas atualizações aos seus carros, visando a melhora do desempenho.

A Red Bull provavelmente poderá conquistar os seus primeiros pontos, após terminar o GP do Bahrein abandonando a corrida com um problema no sistema de combustível.

É um circuito veloz mesmo com as suas 27 curvas, os times tiveram a oportunidade de conhecer essa pista desafiadora no último ano, mas agora vão encarrar o circuito diante de novos carros e pneus. Obviamente os dados que foram coletados são valiosos, principalmente para os times que já estão diante de várias novidades.

A pista passou por algumas alterações para oferecer mais segurança. As curvas  2, 3, 14 e 21 tiveram as suas barreiras afastadas entre 1,5 e 2m disse o comunicado da organização.

A barreira da curva 27 foi movida em 1,5m para aumentar a pista, mas os limites nela permanecem os mesmos. Outras mudanças ocorreram nas curvas 4, 16, 22 e 24, onde os pilotos solicitaram barreiras mais macias pois passam bem próximos a elas durante as provas.

Jeddah entrou para o calendário ocupando o posto de segundo traçado mais longo da temporada, sendo superado apenas por Spa-Francorchamps, ele tem 6.174 KM, onde 50 voltas serão completadas pelos pilotos no domingo.

Mesmo a proximidade com os muros, não é suficiente para inibir a permissão de ativar o DRS três vezes. Os pilotos poderão ativá-lo entre a curva 27 e 01, depois entre a 20 e 22 e entre 24 e 27. O DRS parece que será um sistema mais efetivo nesta temporada, pois os carros estão conseguindo andar mais perto uns dos outros. No Bahrein observamos disputas importantes, como Max Verstappen e Charles Leclerc duelando pela ponta.


Realizar ultrapassagens em circuitos de rua também não é uma tarefa muito fácil, pois ao deixar o traçado ideal é possível perder o carro facilmente.

Programação do GP da Arábia Saudita – Foto: Ale Ranieri / BP

Pneus

A Pirelli escolheu a gama intermediaria para disponibilizar aos competidores neste fim de semana. Os pneus escolhidos são C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha).

Pneus disponibilizados para a etapa da Arábia Saudita – Foto: Ale Ranieri / BP

O asfalto em Jeddah não é tão abrasivo, portanto, estes pneus são uma boa escolha. No ano passado os times optaram por utilizar mais os pneus médios e duros em suas estratégias.

Talvez nesta temporada o maior desafio seja trabalhar a temperatura dos pneus, pois agora os pilotos deixam os boxes pós-pit-stop com os pneus menos aquecidos, em decorrência das temperaturas das mantas térmicas.

LEIA MAIS:  Por conta das características do circuito de Jeddah, Pirelli fornecerá gama intermediária de pneus

Jeddah será a segunda corrida noturna da temporada, conforme a prova vai avançando as temperaturas vão caindo, dificultando o trabalho de aquecimento dos pneus.

Fórmula 2

A Fórmula 2 disputará a sua segunda corrida da temporada, acompanhando mais uma vez a categoria principal. No Bahrein vimos Richard Verschoor e Théo Pourchaire vencendo, mas um dos destaques do fim de semana foi o estreante Ayumu Iwasa, o piloto largou da última posição nas duas provas, mas realizou uma brilhante prova de recuperação. Fiquem ligados nos brasileiros Felipe Drugovich e Enzo Fittipaldi.

Programação GO da Arábia Saudita – Fórmula 2 – Foto: Ale Ranieri / BP

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading