Estamos chegando à Arábia Saudita em uma condição de campeonato totalmente diferente. A primeira prova realizada no circuito de Jeddah correspondeu à penúltima etapa do ano, nela vimos Max Verstappen e Lewis Hamilton empatarem, empurrando a decisão do título para o GP de Abu Dhabi.
Agora a situação é outra, Jeddah gostaria de estar mais próxima da abertura do campeonato, portanto a prova agora corresponde ao segundo GP da temporada 2022.
Nesta prova estamos com expectativa para ver se a dupla da Ferrari conseguirá levar outro bom resultado para casa, principalmente após obter uma dobradinha no Bahrein. Outra questão que será observada é a falta de desempenho da Mercedes e dos carros que utilizam o seu motor. Williams, McLaren e Aston Martin devem fornecer algumas atualizações aos seus carros, visando a melhora do desempenho.
A Red Bull provavelmente poderá conquistar os seus primeiros pontos, após terminar o GP do Bahrein abandonando a corrida com um problema no sistema de combustível.
É um circuito veloz mesmo com as suas 27 curvas, os times tiveram a oportunidade de conhecer essa pista desafiadora no último ano, mas agora vão encarrar o circuito diante de novos carros e pneus. Obviamente os dados que foram coletados são valiosos, principalmente para os times que já estão diante de várias novidades.
A pista passou por algumas alterações para oferecer mais segurança. As curvas 2, 3, 14 e 21 tiveram as suas barreiras afastadas entre 1,5 e 2m disse o comunicado da organização.
A barreira da curva 27 foi movida em 1,5m para aumentar a pista, mas os limites nela permanecem os mesmos. Outras mudanças ocorreram nas curvas 4, 16, 22 e 24, onde os pilotos solicitaram barreiras mais macias pois passam bem próximos a elas durante as provas.
Jeddah entrou para o calendário ocupando o posto de segundo traçado mais longo da temporada, sendo superado apenas por Spa-Francorchamps, ele tem 6.174 KM, onde 50 voltas serão completadas pelos pilotos no domingo.
Mesmo a proximidade com os muros, não é suficiente para inibir a permissão de ativar o DRS três vezes. Os pilotos poderão ativá-lo entre a curva 27 e 01, depois entre a 20 e 22 e entre 24 e 27. O DRS parece que será um sistema mais efetivo nesta temporada, pois os carros estão conseguindo andar mais perto uns dos outros. No Bahrein observamos disputas importantes, como Max Verstappen e Charles Leclerc duelando pela ponta.
Cambios en el circuito de Jeddah. La última curva es ahora más ancha, igual que el principio de la recta principal.
Changes on Jeddah Circuit. Last corner and the beggining of the main straight have been widened.#f1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/jgyfQXGqt4
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) March 22, 2022
Realizar ultrapassagens em circuitos de rua também não é uma tarefa muito fácil, pois ao deixar o traçado ideal é possível perder o carro facilmente.
Pneus
A Pirelli escolheu a gama intermediaria para disponibilizar aos competidores neste fim de semana. Os pneus escolhidos são C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha).
O asfalto em Jeddah não é tão abrasivo, portanto, estes pneus são uma boa escolha. No ano passado os times optaram por utilizar mais os pneus médios e duros em suas estratégias.
Talvez nesta temporada o maior desafio seja trabalhar a temperatura dos pneus, pois agora os pilotos deixam os boxes pós-pit-stop com os pneus menos aquecidos, em decorrência das temperaturas das mantas térmicas.
LEIA MAIS: Por conta das características do circuito de Jeddah, Pirelli fornecerá gama intermediária de pneus
Jeddah será a segunda corrida noturna da temporada, conforme a prova vai avançando as temperaturas vão caindo, dificultando o trabalho de aquecimento dos pneus.
Fórmula 2
A Fórmula 2 disputará a sua segunda corrida da temporada, acompanhando mais uma vez a categoria principal. No Bahrein vimos Richard Verschoor e Théo Pourchaire vencendo, mas um dos destaques do fim de semana foi o estreante Ayumu Iwasa, o piloto largou da última posição nas duas provas, mas realizou uma brilhante prova de recuperação. Fiquem ligados nos brasileiros Felipe Drugovich e Enzo Fittipaldi.