O GP da Austrália corresponde a terceira etapa da temporada 2023. A corrida não é mais realizada como abertura do Campeonato, depois de uma reorganização do calendário que colocou as provas do Bahrein e Arábia Saudita à frente de Melbourne, assim como no ano passado.
Em 2022 a Fórmula 1 conseguiu retornar ao país, isso aconteceu dois anos após a ausência da prova no calendário, em decorrência da pandemia de Covid-19. O país seguiu protocolos drásticos durante a pandemia e isso inviabilizou a realização da prova, mas a Austrália sempre teve o desejo de retornar ao calendário da F1 o mais rápido possível.
A prova disputada no ano passado gerou grandes expectativas, principalmente após o traçado sofrer modificações em sete curvas. Uma quarta zona de DRS foi testada no ano passado e a categoria voltou com essa ideia para 2023, tentando aumentar a quantidade de ultrapassagens. As mudanças que foram realizadas no circuito do Albert Park tiveram por objetivo tornar a pista mais fluída, rápida e facilitar a disputa dos pilotos, fornecendo mais emoção para a prova.
Quando era realizada como prova de abertura do Campeonato, sempre gerou diversas expectativas, principalmente quando relacionada as disputas, mas os resultados não correspondiam. Mesmo quando a terceira zona de DRS foi instalada, a categoria não conseguiu ter resultados satisfatórias, desta forma pensaram em outras soluções para o traçado.
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O Albert Park é um circuito temporário, montado em vias públicas e com características de circuito de rua. O recapeamento provocou algumas mudanças relacionadas a sensibilidade da pista e os níveis de aderência, conforme o novo asfalto vai passando pelo processo de maturação, é possível trabalhar de uma melhor forma.
Melbourne tem um dos pit-lanes mais curtos do calendário, com apenas 281 metros. Mesmo assim, no ano passado as equipes optaram pela realização de apenas uma parada nos boxes, por conta do nível de degradação dos pneus que não foram tão altas.
Pneus
A Pirelli fornecerá para os times durante o GP da Austrália, os pneus intermediários da sua gama C2 (duro – faixa branca) e C3 (médio – faixa amarela), com uma alteração, o composto mais macio dessa etapa será o C4 (macio – faixa vermelha).
A fornecedora de pneus optou por substituir os pneus C5 usados em 2022, pelo composto C4, na tentativa que as equipes utilizem esse tipo de pneu durante a corrida. Com o salto na escolha dos pneus para o GP da Austrália de 2022, os competidores trabalharam com os pneus macios apenas na classificação, ignorando o composto em suas estratégias para a corrida. Desta forma a estratégia girou em torno de apenas uma troca de pneus.
Os desafios
O GP da Austrália é uma daquelas corridas que o fuso horário acaba atrapalhando. As equipes precisam se preparar para essa corrida e entrar no fuso não é tão simples. Além disso, durante o fim de semana, os times contam com apoio de funcionários das fábricas e isso se torna um desafio pela diferença de horário.
Esse ano ainda é necessário pensar que no domingo a Austrália vai encerrar o seu horário de verão e a diferença de tempo será reduzida em uma hora.
É importante se classificar bem em Melbourne, mas ainda é possível buscar algumas ultrapassagens. Os times do meio do pelotão estão mais próximos, então batalhas são esperadas, mas ficar preso em um trem de DRS também pode ser um desafio adicional.
Agora no Campeonato
A Red Bull lidera o Campeonato de Construtores, enquanto Max Verstappen é líder, mas está separado por apenas um ponto de Sergio Pérez. O holandês venceu a primeira prova do ano, enquanto o mexicano conquistou a vitória no GP da Arábia Saudita, mas Verstappen cravou a melhor volta da corrida e conquistou um ponto adicional.
Se a Red Bull não tem adversários, resta aos pilotos da equipe travar uma disputa, ainda que ela não seja muito palpável. O GP do Bahrein e Arábia Saudita foram marcados principalmente pelas duas dobradinhas conquistadas pelos pilotos da Red Bull.
Enquanto Aston Martin, Mercedes e Ferrari estão se digladiando logo atrás por pontos e pódios, Fernando Alonso conseguiu dois pódios nas últimas duas corridas. O Campeonato parece que será movimentado por conta dessas outras equipes que estão perseguindo bons resultados e prometem atualizações nos seus carros para obter mais pontos.
Enquanto a McLaren segue zerada na tabela de pontos, Oscar Piastri correrá pela primeira vez em casa guiando na Fórmula 1. A McLaren busca ao menos a conquista de alguns pontos e um bom resultado para o piloto da casa.
Fórmula 2
O GP da Arábia Saudita foi marcado por um deslize de Théo Pourchaire, desta forma Ralph Boschung pode assumir a liderança do Campeonato. A diferença é pequena, Boschung conta com 33 pontos, contra 32 de Pourchaire e 31 de Iwasa.
O campeonato segue bem disputado após duas etapas que foram realizadas. Ainda é necessário dizer que Frederik Vesti o vencedor da corrida principal da Arábia Saudita conta com 28 pontos, enquanto Jehan Daruvala que obteve dois pódios na última rodada somou 24 pontos.
A temporada tem tudo para ser bem disputada e enquanto Théo Pourchaire exibiu um bom desempenho no Bahrein, o piloto francês já cometeu os primeiros deslizes.
Será a primeira vez que a Fórmula 2 e a Fórmula 3 vão correr na Austrália, sendo uma surpresa para a temporada 2023. Com as duas categorias de base na pista, é esperado que a evolução da pista e seu emborrachamento aconteçam rapidamente.