ColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA relembra equipes sobre a proibição de realizar comemorações na cerca do pit-wall

Após comemorações no GP do Bahrein e Arábia Saudita, FIA menciona segurança e encerra comemorações das equipes no pit-wall

A FIA inicia mais um GP emitindo uma notificação para as equipes em caráter de alerta, pedindo para que os funcionários dos times não celebrem mais as vitórias escalando o Pit-Wall.

Essa forma de comemoração acontece de forma tradicional e não foi algo exclusivo do início do Campeonato. Assim que o carro está prestes a cruzar a linha de chegada, os mecânicos e outros funcionários da equipe se juntam no pit-wall para receber o carro em sua última passagem pela pista. Porém, a FIA fez questão de lembrar sobre o Artigo 2.3.2 do Código Esportivo Internacional que afirma que essa área é potencialmente perigosa.

Nas duas primeiras corridas do ano, a Red Bull e Aston Martin foram até essa área no Bahrein e Arábia Saudita para receber os seus pilotos, celebrando a dobradinha do time austríaco e a conquista do piloto espanhol.

Em diversas fotos fica claro que os mecânicos escalaram o pit-wall, imagens que não são incomuns e que acontecem em várias provas, mas agora a FIA alerta que essa atitude não deveria acontecer. A nova fiscalização acontece em Melbourne, na terceira etapa da temporada 2023. O diretor de provas, Niels Wittich encaminhou notas para as equipes alertando que “é proibido escalar as cercas do pit-wall a qualquer momento”, mencionando o Apêndice H, Artigo 2.3.2 do Código Esportivo Internacional.

A FIA relembrou que é proibido comemorar com os pilotos escalando o pit-wall – Foto: reprodução Red Bull

“Os membros da equipe só é permitido no pit-lane imediatamente antes de ser obrigado a trabalhar em um carro e deve se retirar assim que o trabalho for concluído. É proibido aos membros escalar as cercas do pit-wall a qualquer momento. Qualquer ação de uma equipe que viole esta proibição será relatada aos comissários.”

A FIA não está criando uma nova regra, o Apêndice H já existe, no entanto, agora estão cobrando que a regra seja cumprida e caso o time ignore, uma punição poderá ser aplicada – provavelmente não uma punição em pista para os pilotos, mas uma multa.

As grades posicionadas naquela área da pista têm por objetivo evitar que detritos possam ser lançados no pit-lane e até mesmo no pit-wall onde as equipes se posicionam para acompanhar os carros e o trabalho que é realizado nas pistas.

A categoria tem cada vez mais alertado sobre riscos de segurança e essa é uma novidade para o GP da Austrália. Na corrida passada a nota emitida tinha por objetivo barrar o uso de bicicletas, motos, patinetes durante as sessões de track walk.

A regra é considerando que os membros das equipes podem sofrer acidentes com a prática, podendo cair nos carros que estão em alta velocidade ou ser atingido por algum detrito em pista.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo