AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Preview do e-Prix de Tóquio – Fórmula E enfrenta nova rodada dupla durante a 11ª temporada

Em um circuito desafiador, a Fórmula E enfrentará duas corridas. Os olhos estão voltados para Rowland que tem dominado o campeonato até aqui

A Fórmula E acelera neste fim de semana em Tóquio. Depois de passar por Mônaco, a categoria elétrica enfrentará uma nova rodada dupla.

Oliver Rowland segue líder do campeonato, o piloto venceu a primeira corrida do fim de semana em Mônaco e participou do pódio da segunda corrida. O britânico amplia a sua vantagem para 115 pontos, contra 67 de Antonio Felix da Costa e 66 de Pascal Wehrlein.

O britânico que defende o time da casa, a Nissan, chega neste evento com a necessidade de repetir o bom desempenho até aqui, para fazer bonito diante da torcida.

Nas últimas sete etapas, Rowland obteve com a Nissan três vitórias e mais dois pódios – o piloto só não pontuou na etapa de abertura do campeonato em São Paulo. O seu segundo pior resultado foi a corrida em Miami, onde ficou apenas com a 10ª posição. Nessas duas corridas em questão o competidor foi punido por uso excessivo de potência e falha em usar o Modo Ataque, respectivamente.

Ao longo da era Gen 3 Evo, Rowland tem acumulado pontos em diferentes circuitos e estilos de traçado.

Corridas em casa, embora essa seja a do time, sempre existe muita pressão por resultados. No caso de Rowland, é esperado que o competidor ande mais uma vez entre os primeiros colocados. Durante a prova do ano passado, Rowland faturou a pole e liderou parte da prova, mas ficou apenas com a segunda posição.

Para a Nissan as coisas divergem, enquanto Rowland está no topo da tabela, Norman Nato é apenas o 19° colocado. O sexto lugar em Miami rendeu ao frances 11 pontos.

O Circuito de Tóquio

A estreia do e-Prix de Tóquio aconteceu no ano passado, com uma corrida de rua eletrizante. Os pilotos ficaram satisfeitos ao correr neste circuito e estão ansiosos para retornar.

“A pista é fenomenal”, comentou Max Günther após vencer a corrida do ano passado. “É super técnico e super desafiador para nós e as equipes configurarem tudo corretamente.”

Circuito de Tóquio – Foto: reprodução FIA / Fórmula E

Para obter os melhores tempos e a melhor performance, os competidores precisam andar próximo dos muros, além disso, também é preciso ter confiança no equipamento que está guiando.

“Uma verdadeira pista de Fórmula E. Ondulações, curvas rápidas, no limite e você realmente precisa atacar na classificação. Achei a pista fantástica”, comentou Nick Cassidy.

O circuito de Tóquio conta com 18 curvas e 2.582 KM, passa pelo Centro Internacional de Exposições de Tóquio. A pista é desafiadora e muito técnica com curvas fechas e combinações de alta velocidade, além de contar com três retas importantes.

Para este evento, os pilotos vão lidar novamente com o pit-boost, que consiste na parada obrigatória realizada ao longo da prova. Esse recarregamento rápido possibilita aos carros um aumento de 10% na energia (3,85 kWh) por meio de um aumento de 600 kW durante 30 segundos de parada nos boxes. Esse recurso sempre será usado quando a categoria contar com duas corridas no mesmo fim de semana.

Todos os 22 pilotos precisam realizar a parada obrigatória, para obter a energia extra. Porém, cada uma das equipes pode receber apenas um piloto por vez para fazer o recarregamento, desta forma os times precisam se programar estrategicamente.

Para a prova em Tóquio, o Pit-Boost deve ser usado abaixo de 60% e acima de 40%. As equipes estão livres para traçar as suas estratégias e cumprir com a parada obrigatória, dentro dessa indicação.

Programação – Horários da rodada dupla da Fórmula E em Tóquio – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo