Neste fim de semana a Fórmula E disputará as últimas duas corridas da 11ª temporada. O evento acontece no popular ExCel London, no Reino Unido.
O nome do campeão da temporada, já conhecemos: Oliver Rowland é o novo coroado na categoria elétrica. Pascal Wehrlein tentou adiar a comemoração do britânico e da Nissan, mas na segunda corrida disputada em Berlim, Rowland conseguiu o resultado que era necessário, um quarto lugar, enquanto o principal adversário do título estava terminando a prova fora dos pontos, dessa forma o título foi definido.
Rowland atingiu a marca de 184 pontos, contra 125 do piloto alemão. Taylor Barnard segue fazendo uma forte campanha e tem 112 pontos, antes da última rodada do campeonato.
Antonio Felix da Costa é o quarto colocado, com 103 pontos, enquanto Nick Cassidy fecha o top-5 com 102 pontos, depois da vitória obtida no domingo em Berlim.
Entre os times, é a Porsche que lidera com 228 pontos, contra 205 da Nissan. O time alemão também está na ponta entre as montadoras, com 342 pontos, contra 335 da Nissan e 279 da Jaguar.
Novamente estão em jogo 58 pontos no fim de semana, são 25 para cada vencedor, 3 adquiridos por cada pole e mais 1 ponto – obtido pelo piloto que fizer a volta mais rápida durante a 15ª e 16ª etapas.
Touching down in London town next
What a way to finish the season, racing alongside the Thames!
#LondonEPrix pic.twitter.com/5lWh8YLVHK
— Formula E (@FIAFormulaE) July 21, 2025
PIT BOOST: a inovação estratégica da Fórmula E
Introduzido na 11ª temporada para eventos com rodadas duplas, o PIT BOOST será novamente utilizado no E-Prix de Londres, evento que marca o encerramento do campeonato. A tecnologia, que estreou em Jiddah, adiciona uma nova camada de estratégia às corridas ao permitir uma recarga rápida de energia durante a prova.
O recurso é obrigatório em uma das duas corridas do fim de semana e fornece um aumento de 10% na energia total (3,85 kWh), por meio de um impulso de 600 kW durante 30 segundos no pit-lane.
Todos os pilotos precisam realizar a parada para ativar o PIT BOOST, mas há um detalhe importante: cada equipe conta com apenas um equipamento disponível, o que impossibilita a realização de paradas duplas. Isso adiciona um elemento tático crucial à disputa, capaz de influenciar o ritmo, as ultrapassagens e até o resultado final da corrida.

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