A temporada 2023 terá início com o GP do Bahrein, 23 provas estão programadas para o atual calendário. O Circuito do Shakir recebeu os testes de pré-temporada na última semana e na sequência será palco de mais três dias de atividades intensas por conta do início do Campeonato.
O Bahrein tem se tornando uma pista muito conhecida dos pilotos, a primeira prova foi disputada no Circuito em 2004, mas em 2020, durante a pandemia de Covid-19 precisou encontrar alternativas cumprir o calendário, desta forma o Bahrein foi um dos locais que recebeu duas provas. Desde 2021 a pista recebe os testes de pré-temporada além do início do Campeonato.
Nos testes as equipes avaliaram os seus projetos, trabalhando em diversas verificações da aerodinâmicos dos carros, além de realizar a simulações de corrida e classificação. As equipes também precisavam verificar os motores, a operação do DRS, entre outros detalhes. A atividade foi bem produtiva, com poucas interrupções e muita quilometragem foi adquirida em três dias. As dez equipes do grid fizeram cerca de 70 GPs do Bahrein, por conta do número de voltas que foram completadas.
Novamente a chegada no Bahrein é uma incógnita, ninguém sabe com certeza as posições das equipes na disputa, principalmente daqueles times que brigam no meio do pelotão intermediário. No entanto, o destaque fica para a Red Bull que realizou uma pré-temporada sólida, adquiriu uma boa quilometragem e novamente não é afetada com o porpoising.
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A Ferrari também chamou a atenção, principalmente pelo número de voltas completadas, mas sem os problemas de confiabilidade. O time espera ter solucionado esse problema com os motores para que possa disputar o Campeonato de uma forma mais justa e até mesmo sonhar com o título.
A Mercedes segue com um conceito muito distinto dos outros times do grid, mas o W14 parece mais eficiente que o W13, ainda que seja um equipamento muito particular. A equipe não acredita que disputará vitórias no início da temporada, mas podem estar mais competitivos. Enfrentaram alguns problemas de confiabilidade, mas conseguiram avaliar as configurações.
Após os testes é esperado que o grid esteja mais próximo e a disputa do pelotão intermediário seja acirrada. A Aston Martin tem potencial para ter subido algumas posições no pelotão – alguns acreditam que a equipe desafiará a Mercedes em 2023.
Porém, a situação ficará mais palpável apenas durante a classificação do GP do Bahrein, quando pela primeira vez será necessário mostrar toda a sua eficiência. O início da temporada da F1 passa por diferentes circuitos, que exploram os carros de várias maneiras, desta forma é possível notar uma flutuação no desempenho dos times.
É sempre difícil ter uma visão clara da competitividade nos testes de pré-temporada, principalmente quando são poucos dias para avaliação. As expectativas estão altas para a realização de um campeonato sólido.
Pista
Mais um ano, mas é sempre importante falar das pistas, suas características. O Circuito do Shakir está localizado no meio do deserto. Foram criados mecanismos para que a areia não esteja tão presente no traçado, eles usam uma substância pegajosa que para limitar a areia que é soprada para o traçado – no entanto, principalmente no início das atividades, os pilotos lidam com a baixa aderência e uma pista mais verde.
Com os testes de pré-temporada realizados no local, os times depositaram borracha pelo traçado, desta forma eles esperam uma rápida evolução nos três dias que as atividades do GP do Bahrein serão realizadas.
O circuito tem cinco layout que são regulamentos pela FIA, mas nesta disputa a categoria vai trabalhar com o traçado regular.
Em questão de configuração, as equipes trabalham para otimizar o desempenho dos seus carros nas curvas de baixa e média velocidade. A aderência mecânica é essencial nas curvas mais lentas. Os times precisam priorizar algumas características em seus projetos, mas andar bem nas retas é algo primordial no Bahrein.
Um das curvas mais desafiadoras da pista, é a curva 10, neste trecho os pilotos cometem muitos erros e isso não foi diferente na pré-temporada. Vários pilotos perderam o ponto de freada e danificaram os pneus ao travar as rodas.
O traçado utilizado tem 5.412 KM e conta com áreas de escape bem generosas, ideias para os testes de pré-temporada, gerando poucas interrupções pois os competidores extravasaram os limites de pista. As áreas de escape também se fazem necessárias neste traçado, pois são uma tentativa de conter a invasão da areia ao traçado regular.
A FIA anunciou uma mudança de algumas zonas de DRS, pois com a proximidade dos carros, a categoria quer dificultar ou melhorar as ultrapassagens – depende de cada um dos circuitos. No circuito de Sakhir, o DRS será usado durante menos tempo na reta principal, sendo o principal ponto de ultrapassagem.
Pneus
A pista é uma pista bem abrasiva, desta forma a Pirelli costuma determinar que os pneus mais duros sejam disponibilizados para as equipes.
A Pirelli fornecerá os pneus C1 (duro – faixa branca), C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha). A fornecedora de compostos aposta na estreia do pneu C1 que foi introduzido na gama de 2023. Esse composto é mais próximo do pneu C2 e elimina o grande gap de desempenho que existia entre o antigo C1 e C2. Neste ano a Pirelli conta com seis tipos de pneus na sua gama, o antigo C1 agora é identificado como C0.
Durante o fim de semana as equipes vão contar com dois jogos de pneus duros, três jogos de compostos médios e oito conjuntos de pneus macios por carro. Os pneus de chuva também estarão disponíveis, mesmo que essa condição não seja esperada.
Os pneus são usados para a aderência mecânica, deles também é exigida uma boa tração e frenagem. O layout cobra uma estabilidade da parte traseira do carro – durante os testes os pilotos também notaram que em algumas ocasiões, principalmente com a direção do vento, a traseira fica instável.
Mesmo com uma corrida noturna, as temperaturas a noite ainda são altas, mas elas vão se alterando conforme a noite cai no circuito. Por conta do alto nível de degradação, as estratégias precisam ser bem estabelecidas.
No ano passado todos os pilotos, com exceção de um, recorreram a estratégia de três paradas, diferente das duas trocas de pneus que foram pensadas pela Pirelli. O Safety Car no final da corrida alterou a escolha. Charles Leclerc venceu a primeira corrida do ano realizando dois stints de pneus macios, antes de instalar os pneus médios, com a entrada do Safety Car e aproximação do grid, o piloto instalou um outro conjunto de pneus macios para terminar a prova.
58 pit-stops during the race. Here’s how it panned out for the #Fit4F1 teams.
👇👇#F1 #Formula1 #BahrainGP 🇧🇭 #Pirelli #Pirelli150 pic.twitter.com/JBWJwLosCn— Pirelli Motorsport (@pirellisport) March 20, 2022
A Ferrari optou nesta corrida seguir a mecânica da Red Bull, respondendo a estratégia adotada pelo time austríaco. Apenas Mick Schumacher realizou duas trocas de pneus para concluir a prova.
Categorias de Base
No Bahrein as duas categorias de base vão servir como categorias de suporte ao evento da Fórmula 1. É o início de um novo campeonato e a busca por um novo campeão que pode se destacar no automobilismo nos próximos anos. O calendário da Fórmula 2 conta com 14 eventos, enquanto o calendário da Fórmula 3 será disputado em dez eventos.
A Fórmula 2 disputará a temporada com 22 pilotos e o grid da Fórmula 3 contará com 30 pilotos, com um grid de 18 novatos.