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Sainz e Leclerc fecham TL1 na liderança com a Ferrari. Atividade é marcada pela participação dos jovens pilotos

Ferrari e Red Bull seguem na frente mesmo com o campeonato decidido. Sainz superou Leclerc para ficar com a ponta, enquanto Pérez e Verstappen completaram a atividade registrando o mesmo tempo

A Fórmula 1 está no México neste fim de semana, mas a categoria já conhece o piloto e a equipe campeã da temporada 2022, mas ainda restam três corridas para a conclusão do campeonato.

O TL1 realizado nesta sexta-feira (28) foi focado principalmente na utilização dos pneus duros e macios. Os times precisam compreender a operação dos pneus escolhidos para este fim de semana, pois o TL2 será usado para os testes dos pneus macios de 2023, desta forma não existirá tempo para fazer a coleta de dados em um momento próximo do horário que a corrida será disputada.

Carlos Sainz apareceu na primeira posição, liderando o TL1 com 1m20s707. A sessão foi encerrada em regime de bandeira vermelha, após o carro da AlphaTauri guiado por Liam Lawson apresentar problemas.

A Ferrari tenta conquistar mais uma vitória antes do final da temporada e um primeiro passo é mostrar um bom desempenho no traçado. Por outro lado, o carro usado por Pietro Fittipaldi apresentou problema no turbocompressor e neste traçado é muito comum os carros enfrentarem problema, por conta do ar rarefeito.

Sergio Pérez gostaria de ter a oportunidade de vencer no seu país e começa o fim de semana à frente de Max Verstappen, o mexicano foi o terceiro colocado, mas o holandês anotou o mesmo tempo definido pelo seu companheiro de equipe (1m20s827). Os tempos estão bem próximos, principalmente entre os seis primeiros colocados. Lewis Hamilton ficou com a quinta posição, obtendo tempo com a Mercedes, enquanto Fernando Alonso que apareceu entre os primeiros colocados, fechou a atividade na sexta posição.

Valtteri Bottas foi o sétimo colocado com a Alfa Romeo, seguido por Lando Norris da McLaren, Pierre Gasly da AlphaTauri e Sebastian Vettel da Aston Martin. Desta que para a dupla da Aston Martin que passou parte da sessão entre os dez, em mais uma boa apresentação do time.

Por outro lado, os problemas nos freios mais uma vez estão assombrando a AlphaTauri. A equipe tem lidado com a constante reclamação dos pilotos titulares, mas o problema também foi sentido por Liam Lawson.

Mesmo abandonando a sessão, Lawson foi o mais rápido entre os estreantes, ocupando o décimo sexto lugar. Acompanhado por Logan Sargeant, Nyck De Vries, Jack Doohan e Pietro Fittipaldi completaram o grid nesta sequência. Entre eles, o piloto que estava fazendo os testes pela Williams completou 22 voltas, enquanto Fittipaldi conseguiu apenas nove.

A Fórmula 1 retorna às 18h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 na Cidade do México

Antes do início da sessão, a temperatura na pista estava na casa dos 47°C, com 24°C no ambiente.

Algumas equipes forneceram os seus carros para jovens pilotos realizarem os seus textos. Liam Lawson estava com a AlphaTauri, enquanto Nyck de Vries avaliava o carro da Mercedes, Pietro Fittipaldi guiava pela Haas, Jack Doohan na Alpine e Logan Sargeant na Williams.

Nesta primeira saída para o traçado, todos os pilotos apostavam na utilização dos pneus duros. De Vries abriu a tabela de tempos ao anotar 1m28s264, mas rapidamente outros pilotos começaram a registrar os seus tempos. Instantes antes de aferir uma volta rápida, Leclerc foi chamado aos boxes para substituir o seu jogo de pneus duros, pois a Ferrari acreditava que um dos compostos do jogo estava furado.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Ricciardo, Gasly, Bottas, Sainz, Hamilton, Latifi, Stroll e Norris. Na liderança Pérez registrou 1m22s702, superando o holandês em 0s077. Neste momento da atividade, entre os jovens, apenas Liam Lawson estava nos boxes pois o seu carro enfrentava problemas com os freios.

Doohan registrou 1m25s538, com um tempo melhor do que o obtido por De Vries, Sargeant e Fittipaldi.

Os pilotos estavam focados em fazer um stint mais longo, passando das dez voltas em alguns casos, antes de retornar aos boxes. Mas após 20 minutos de atividade, a pista estava um pouco mais vazia. Liam Lawson saltou para a décima posição ao obter 1m24s263. Após sete voltas com os pneus duros, Vettel ocupou o sexto lugar, cravando 1m23s440.

O carro de Fittipaldi enfrentava problemas, o piloto não tinha como usar o DRS e os mecânicos não tinham tempo hábil para resolver rapidamente, mas para não perder tempo de pista, o time liberaria o brasileiro ao traçado.

Leclerc que era o único piloto ainda sem tempo, devolveu os pneus duros para a Ferrari e retornou aos boxes para novas mudanças e instalação dos pneus macios. O monegasco cravou 1m21s546, para ocupar a primeira posição, instantes depois foi a vez de Leclerc melhorar a sua marca e obter 1m20s753. Na sequência Bottas surgiu na segunda posição com 1m21s190, sendo superado pouco depois por Norris com 1m21s120.

Aos poucos os pilotos retornavam ao traçado com os pneus macios, trabalhando nas voltas rápidas. O tráfego no traçado se tornou mais intenso. Com os pilotos aferindo suas voltas rápidas, Alonso obteve 1m20s902, separado por 0s149 de Leclerc. Na passagem pela curva 11, Verstappen perdeu o controle da traseira do seu carro e rodou. A pista estava em constante evolução, por conta do emborrachamento e ação no traçado .

Zhou que estava deixando os boxes para mais um stint, enfrentou problemas e precisou ser resgatado pelos fiscais de pista e seus mecânicos. Instantes depois, Fittipaldi que tinha acabado de deixar os boxes, na tentativa de retomar o trabalho com a equipe ficou parado na curva 3, provocando a primeira bandeira vermelha do dia. O brasileiro completou apenas nove voltas com o carro, antes de abandonar a atividade com um problema no turbo.

Restando 20 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Pérez, Verstappen, Alonso, Bottas, Norris, Gasly, Vettel e Zhou. Sainz tinha saltado para a ponta com 1m20s707, superando Leclerc em 0s046, antes da atividade ser interrompida.

Com 17 minutos para o final, a pista foi mais uma vez liberada após a remoção do carro de Fittipaldi do traçado. Pérez foi devolvido à pista melhorando a sua marca para 1m20s827, enquanto Hamilton passou a ocupar o quinto lugar depois de obter 1m20s849 com os pneus macios. Alguns competidores já tinham avançado para a simulação de corrida, retornando ao trabalho com os pneus macios.

Com a pista verde era muito comum ver os pilotos cometendo erros pelo traçado e perdendo o ponto de freada.

Nos últimos três minutos de atividade, a sessão foi interrompida com a bandeira vermelha mais uma vez. Liam Lawson precisou encostar o carro quando a equipe identificou um problema, além disso, o seu equipamento apresentava novos problemas nos freios – este tem sido a grande questão enfrentada pela AlphaTauri.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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