AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Pirelli mantém gama macia para o desafiador GP de Las Vegas

Compostos C3, C4 e C5 voltam ao cenário urbano mais veloz do calendário, exigindo gestão precisa de temperatura e aderência

A Fórmula 1 encara neste fim de semana o GP de Las Vegas, o terceiro evento nos Estados Unidos da temporada 2025. A Pirelli optou por permanecer com a gama de pneus utilizada na corrida anterior, fornecendo novamente a combinação com os compostos macios.

Las Vegas marca a reta final do campeonato, a prova é a abertura da última rodada tripla do ano.

A escolha da Pirelli, consiste na utilização dos pneus C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio e C5 (faixa vermelha – macio). A prova é disputada em circuito de rua, sendo o segundo traçado mais longo do calendário com 6.201 km. As temperaturas baixas por conta da noite, marcam a realização da corrida em Nevada.

Preview dos Pneus da Pirelli para o GP de Las Vegas – Foto: divulgação Pirelli

A pista conta com 17 curvas, enquanto a corrida é disputada em 50 voltas. A alta velocidade marca esse evento – como em 2024 que Alexander Albon guiando a Williams atingiu a maior marca de velocidade máxima da temporada com 368 km/h na reta localizada entre as curvas 12 e 14. Embora seja um circuito de rua e exista certa dificuldade para guiar, ele oferta algumas oportunidades de ultrapassagem, principalmente na curva 14

Para lidar com as demandas da pista, a configuração de pneus macios, fornecerá aos pilotos mais aderência – já que essa é a principal reclamação de eventos em pistas de rua, sem falar no horário que a prova é disputada – quando a temperatura do asfalto está bem baixa.

Quase 80% da volta é percorrida em velocidade plena, com os carros passando por pontos turísticos que marcam a cidade de neon. Na corrida neste circuito, é complicado gerenciar a temperatura dos pneus, mas fazer o melhor trabalhos com ele, é o ponto-chave da prova.

LEIA MAIS: Gerenciamento dos pneus é a chave no GP de Las Vegas

O aquecimento dos pneus dianteiros é um dos principais pontos que envolvem essa prova, principalmente em classificação. Ao longo do fim de semana, os pilotos vão dosando como atingir a temperatura ideal – não fazer um bom trabalho nesta área, significa sobrecarregar os compostos, o piloto ainda precisa executar algumas frenagens importantes e se perder o ponto, corre o risco de danificar o jogo de pneus. Ao enfrentar um longo trecho de reta, a temperatura dos pneus cai, ficando propício para perder aderência.

A corrida em Las Vegas é uma verdadeira batalha estratégica, podendo ser executada em duas paradas – com o surgimento de um Safety Car. Antes de cada corrida, a Pirelli passa para as equipes cenários de estratégia que eles podem enfrentar no evento – com base no pneu escolhido e no comportamento que eles esperam para os carros, enquanto as equipes vão fazer as suas próprias avaliações para traçar os seus objetivos

Esta será a terceira edição do Grande Prêmio de Las Vegas, disputada na icônica Strip e a quinta vez que a cidade recebe uma etapa do Mundial de Fórmula 1. Antes do retorno recente, Las Vegas sediou corridas em 1981 e 1982 em um circuito montado no estacionamento do Caesars Palace. Já na era moderna, a estreia do Circuito da Strip aconteceu em 2023, com vitória de Max Verstappen. No ano seguinte, George Russell garantiu o triunfo após largar da pole.

GP de Las Vegas 2025 – Programação do fim de semana – Foto: divulgação Ale Ranieri

 

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading