AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Pirelli explica motivo para não entregar troféu planejado para o GP dos Estados Unidos

Evitando problemas jurídicos, a Pirelli optou por não entregar a peça prometida para o evento

No memento de cerimônia do pódio, os pilotos não receberam o troféu anunciado anteriormente pela Pirelli. Gerou uma confusão e a premiação parece que ocorreu no improviso. No entanto, a atitude de não entregar o troféu prometido, foi para evitar problemas jurídicos.

A patrocinadora do evento, tinha divulgado no início da última semana, que vencedor da prova e os participantes do pódio ganhariam um troféu assinado pelo artista italiano Matteo Macchiavelli. Batizado de “Herooo”, eles definiram a peça como sendo “uma interpretação da conexão entre o carro de corrida e seus pneus, ao mesmo tempo, em que é uma obra de arte que une beleza e elegância com emoção, sensação de velocidade e qualidade dos materiais que compõe um carro de Fórmula 1”.

Pirelli prepara troféu especial para o GP dos Estados Unidos – Foto: reprodução Pirelli

A peça não foi entregue para Charles Leclerc, Carlos Sainz e Max Verstappen, na realidade, o monegasco recebeu outra peça, enquanto para simbolizar a conquista do construtor um pneuzinho da Pirelli foi entregue, assim como para Sainz e Verstappen. Os pilotos ficaram sem entender nada.

Geralmente o pneuzinho da Pirelli é entregue apenas ao final da classificação, para o piloto que fatura a pole, o competidor até assina a peça. Mais tarde ocorreu a explicação do motivo para o troféu “Heroo” não ser visto no pódio, publicado pelo site americano Motorsport.com. O design em questão, lembrava muito os colecionáveis e esculturas da marca Bearbrick, que também são uma referência de arte. Por conta das potenciais semelhanças com o artigo de outra marca, optaram por não presentear os pilotos com a peça para evitar uma medida jurídica que configure plágio.

O troféu tinha o formato do tal ursinho, mas era para remeter uma silhueta humana, com os braços erguidos em sinal de triunfo, o troféu foi revestido com fibra de carbono e montado em uma base de borracha. A versão do vencedor da etapa, tinha o capacete pintado de amarelo-ouro, polvilhado com pó de outro, enquanto o segundo e o terceiro lugar foram finalizados com prata e titânio, respectivamente.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo