A Pirelli conduziu uma análise depois que os estouros de pneus aconteceram no circuito de Losail, durante a disputa do GP do Catar. Primeiramente a fornecedora de compostos acreditava que os estouros estavam ligados a super utilização, pois alguns times optaram por não realizar uma segunda parada.
Valtteri Bottas foi o primeiro piloto que passou pelo estouro, mas na sequência Lando Norris sentiu a perda de pressão do pneu. A dupla da Williams formada por George Russell e Nicholas Latifi também lideram com os problemas com o pneu dianteiro esquerdo quando tentavam fazer um stint mais longo e uma corrida com apenas uma parada.
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O finlandês lidou com o furo durante a volta 33, quando estava com os pneus médios e alongou o stint por ter feito uma largada ruim. Bottas ate conseguiu instalar um pneu duro, mas abandonou a corrida pois o carro estava desequilibrado. A dupla da Williams passou pelo furo quando usava os pneus duros, assim como no carro de Norris.
O comunicado da Pirelli diz: “A análise em andamento que a Pirelli está realizando nos pneus dos carros que sofreram deflações durante o Grande Prêmio do Qatar forneceu algumas conclusões iniciais que excluem quaisquer defeitos de produção.”
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“Com base nas constatações obtidas até o momento, a origem do problema se deve principalmente ao tempo que esses pneus passaram nas zebras, em alta velocidade e com cargas laterais e verticais consideráveis: uma situação particular ao circuito de Losail. A grande demanda provocada por ataques nesses locais, que não é possível mensurar a partir dos dados disponíveis antes da corrida, danificou a construção dos pneus e levou a uma perda de pressão na lateral interna, o que consequentemente ocasionou o colapso da estrutura após vários segundos. A Pirelli compartilhou todos os detalhes técnicos da análise realizada até agora com a FIA e as equipes.”
No circuito de Losail os pilotos atacaram bastante as zebras ao longo daquele final de semana, alguns carros até tiveram algumas partes danificadas. Ao longo da temporada os times já foram surpreendidos com estouro dos pneus, mas a Pirelli tentou resolver os problemas reforçando a cama interna que os compostos têm.