A Pirelli está negociando com a FIA e as equipes da Fórmula 1 uma proposta que pode transformar a dinâmica estratégica dos GPs: a possibilidade de flexibilizar a seleção de compostos de pneus, incluindo a substituição de uma das três opções disponíveis em determinados fins de semana. A ideia, ainda em fase inicial de discussões, visa ampliar a imprevisibilidade das corridas e oferecer mais possibilidades de espetáculo.
Atualmente, o regulamento da categoria exige que três compostos – duros, médios e macios – estejam disponíveis a cada etapa. A proposta da fornecedora de pneus, no entanto, abre espaço para quebrar a sequência de usar compostos próximos, como C1, C2 e C3. A Pirelli poderia pular o C2 e ir para o próximo composto da gama, o que em algumas pistas pode alterar drasticamente o comportamento das equipes em termos de estratégia e gestão de corrida.
Simone Berra, responsável técnico da Pirelli, confirmou que a empresa está realizando simulações para avaliar os impactos dessa mudança. “Estamos compartilhando os resultados com as equipes e com a FIA. O assunto está em discussão”, disse o engenheiro ao GPBlog.
Apesar da animação, a mudança não deve ser implementada no curto prazo. Berra reforçou que, caso seja aprovada, a novidade só deve chegar à segunda metade da temporada – e ainda depende do consenso entre todos os times e o órgão regulador. “Não acho que isso aconteça antes do meio da temporada. Precisamos debater bastante com as equipes”, completou.
Segundo Berra, a resposta inicial dos times foi positiva, com todos aparentemente alinhados para melhorar o espetáculo por meio de estratégias mais variadas e flexíveis. O tema ganhou mais relevância após o anúncio recente das novas regras de seleção de pneus para o GP de Mônaco, que também pretende agitar o ritmo das corridas – além de implementar a obrigatoriedade da segunda parada.
Atualmente os compostos estão operando uns muito próximos dos outros, pois as equipes sempre solicitam que os pneus tenham mais durabilidade. Em provas como Arábia Saudita e Miami, a Pirelli tentou trabalhar com uma gama mais macia do que o ano anterior, mas as equipes ainda conseguiram trabalhar com a estratégia de apenas uma parada.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.