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Pirelli discute com FIA e equipes maior flexibilidade na escolha de compostos para agitar corridas da F1

A Pirelli está tentando discutir com as equipes e a FIA, formas de melhorar as corridas para o público

A Pirelli está negociando com a FIA e as equipes da Fórmula 1 uma proposta que pode transformar a dinâmica estratégica dos GPs: a possibilidade de flexibilizar a seleção de compostos de pneus, incluindo a substituição de uma das três opções disponíveis em determinados fins de semana. A ideia, ainda em fase inicial de discussões, visa ampliar a imprevisibilidade das corridas e oferecer mais possibilidades de espetáculo.

Atualmente, o regulamento da categoria exige que três compostos – duros, médios e macios – estejam disponíveis a cada etapa. A proposta da fornecedora de pneus, no entanto, abre espaço para quebrar a sequência de usar compostos próximos, como C1, C2 e C3. A Pirelli poderia pular o C2 e ir para o próximo composto da gama, o que em algumas pistas pode alterar drasticamente o comportamento das equipes em termos de estratégia e gestão de corrida.

Simone Berra, responsável técnico da Pirelli, confirmou que a empresa está realizando simulações para avaliar os impactos dessa mudança. “Estamos compartilhando os resultados com as equipes e com a FIA. O assunto está em discussão”, disse o engenheiro ao GPBlog.

Apesar da animação, a mudança não deve ser implementada no curto prazo. Berra reforçou que, caso seja aprovada, a novidade só deve chegar à segunda metade da temporada – e ainda depende do consenso entre todos os times e o órgão regulador. “Não acho que isso aconteça antes do meio da temporada. Precisamos debater bastante com as equipes”, completou.

Segundo Berra, a resposta inicial dos times foi positiva, com todos aparentemente alinhados para melhorar o espetáculo por meio de estratégias mais variadas e flexíveis. O tema ganhou mais relevância após o anúncio recente das novas regras de seleção de pneus para o GP de Mônaco, que também pretende agitar o ritmo das corridas – além de implementar a obrigatoriedade da segunda parada.

Atualmente os compostos estão operando uns muito próximos dos outros, pois as equipes sempre solicitam que os pneus tenham mais durabilidade. Em provas como Arábia Saudita e Miami, a Pirelli tentou trabalhar com uma gama mais macia do que o ano anterior, mas as equipes ainda conseguiram trabalhar com a estratégia de apenas uma parada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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