Em março a FIA divulgou o edital, abrindo o processo para a escolha da empresa que fornecerá os pneus para a Fórmula 1 a partir de 2025 – o contrato é para o fornecimento de 2025 a 2027, com opção de renovação para 2028. Acredita-se que a Pirelli, atual fornecedora da categoria, enfrentará a concorrência do contrato com a Bridgestone.
O prazo para as candidaturas se encerrou no dia 15 de maio, desta forma a FIA iniciou as análises daqueles que demonstraram interesse. O próximo passo é realizar a revelação daqueles que foram aprovados no dia 16 de junho. Na sequência, os candidatos passaram pelo próximo processo que incluí a discussão sobre os direitos comerciais da Fórmula 1.
A Bridgestone esteve na categoria em dois momentos, fornecendo pneus em 1976 e 1977 e retornou em 1997 até 2010 – presente no período da guerra de pneus (com a Michelin), mas de 2007 a 2010 eles se tornaram fornecedores exclusivos. Quando a japonesa deixou o fornecimento, a Pirelli dominou a categoria.
Desde que deixou a Fórmula 1, a Bridgestone permaneceu envolvida nas principais categorias japonesas, além de outras categorias internacionais. A Firestone, que é uma marca da Bridgestone atua na IndyCar como fornecedora exclusiva da categoria.
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Por conta da pandemia de Covid-19 e o atraso para a introdução dos novos regulamentos técnicos, a Pirelli recebeu a prorrogação do contrato que tem duração até o final de 2024. O último processo de licitação, a Pirelli enfrentou um desafio com a Hankook, a empresa coreana tem participado cada vez mais de competições e é forte nas categorias de base.
Ainda sem a divulgação oficial da FIA, nomeando quais candidatos querem fornecer os pneus para a Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3, os rumores apontam que a Bridgestone realizou a inscrição.
Logo que o processo foi iniciado, a Pirelli demonstrou o interesse de permanecer na categoria e estabelecer um novo acordo, principalmente por conta da exposição da marca. Além disso, a categoria exige que os parâmetros que foram estabelecidos nos últimos anos se mantenham. Atualmente o foco é mantido em uma ampla faixa de trabalho, minimizar o superaquecimento e ter um teor baixo de degradação.
Em termos técnicos, as dimensões dos pneus serão semelhantes, após a introdução dos compostos de 18 polegadas. Para a candidatura, os fornecedores em potencial precisam fornecer uma análise do impacto ambiental dos pneus e se a licitação foi bem-sucedida, será necessário demonstrar “as melhores práticas e inovação ao considerar o ciclo de vida completo dos pneus”.
Em declaração ao Autosport, o gerente de planejamento de automobilismo da Bridgestone, Eiichi Suzuki, informou que a empresa estava avaliando o envolvimento em outras categorias, incluindo a Fórmula 1.
“Estamos sempre pensando no que e como podemos melhorar as nossas atividades no automobilismo e em categorias globais, incluindo a Fórmula 1. Claro, estamos conduzindo pesquisas sobre esses assuntos”, afirmou.
O porta-voz da Bridgestone não confirmou os rumores.