A Pirelli divulgou as gamas de pneus que serão trabalhados no GP do Azerbaijão (28 a 30 de abril, Miami (5 a 7 de maio) e Emilia-Romagna (19 a 21 de maio). São as próximas três corridas que estão programadas no calendário. A fornecedora apostou em uma escolha diferenciada para a prova que será realizada em Ímola.
Para o GP do Azerbaijão que receberá a primeira Sprint do ano, a Pirelli segue com a gama: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio -faixa vermelha). Este é uma composição mais macia dentro da gama da Pirelli que se adapta bem com as curvas e o circuito estreito que temos no Azerbaijão, além disso é necessário levar em consideração as longas retas que os carros chegam aos 340 km/h.
A fornecedora de pneus aposta na estratégia de apenas uma parada como a escolha principal nesta corrida, mas a ação do Safety Car pode determinar um momento de virada na prova, com as equipes realizando a substituição dos pneus em busca de mais performance. Na última corrida realizada em Baku, duas paradas foram realizadas por Verstappen que venceu a corrida.
Para a corrida de Miami, a Pirelli vai mais uma vez na temporada utilizar a sua gama intermediária: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). A pista de rua pede mais versatilidade e compostos mais resistentes. É um traçado com muitas curvas e longas retas, a estratégia principal também gira em apenas uma parada, embora duas paradas também funcionem bem neste traçado.
Novidades para Ímola
Para o GP da Emilia-Romagna, a corrida ganha uma nova escolha de pneus, fugindo do que foi trabalhado no último ano. Por conta do baixo consumo dos pneus em 2022, a Pirelli avançou em sua escolha e fornecera os pneus: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio -faixa vermelha), mesma combinação utilizada no Azerbaijão.
A Pirelli também confirmou a realização de um novo formato de classificação em Ímola, com apenas um composto sendo trabalhado em cada sessão. No Q1 as equipes podem trabalhar apenas com os pneus duros, enquanto no Q2 os pneus médios são os compostos selecionados e o Q3 quando as voltas mais velozes são realizadas, os compostos macios entrarão em ação.
Essa alocação diferenciada também será trabalhada em uma outra prova do ano. A Pirelli confirma que vai fornecer apenas 11 conjuntos de pneus neste fim de semana, diferente dos 13 compostos que são usados em um fim de semana regular da categoria.
Após diversas reclamações sobre os pneus, a Pirelli vai introduzir um novo pneu de chuva. Eles são fruto de pesquisas e da solicitação da categoria para mudanças, o novo pneu de chuva extrema não precisa de mantas térmicas para uma operação adequada.