A Fórmula 1 está seguindo para Abi Dhabi, palco que marcará o encerramento da temporada e a definição do campeão de 2021. Depois de passar por Catar e Arábia Saudita com suas pistas completamente novas para a categoria, agora a F1 chega em um terreno já conhecido, mas que passou sofreu algumas alterações.
As simulações realizadas, assim como a combinação de outros dados, apontam que os mesmos compostos podem ser usados nesta pista, pois o asfalto é pouco abrasivo. Portanto a Pirelli vai fornecer a sua gama mais macia de pneus: C3 (Duro – Faixa Branca), C4 (Médio – Faixa Amarela) e C5 (Macio – Faixa Vermelha).
O traçado usado desde 2009 sofreu algumas alterações com a intensão de criar mais pontos de ultrapassagem. O trecho que era formado pelas curvas, a chicane formada pelas curvas 5 e 6 foi transformada em uma reta, enquanto o trecho onde as curvas 11, 12, 13 e 14 estavam localizadas, agora se resume a curva 9.
As mudanças reduziram o circuito em 273 metros, portanto a distância percorrida durante a corrida foi aumentada, de 55 voltas, agora os pilotos vão completar 58 giros. Os tempos de volta devem ser reduzidos em cerca de 14 segundos.
Como já é um costume, a corrida começa durante o pôr do sol, a corrida vai avançando para a noite. Portanto as temperaturas acabam caindo, elas são mais elevadas durante o dia, mas reduzem com o cair da noite.
Em 2019 e 2020 a melhor estratégia foi trabalhar com apenas uma parada, na corrida do último ano a prova foi neutralizada pelo Safety Car, por conta do abandono de Sergio Pérez. Os times apostaram na troca de pneus, fazendo um stint mais longo com a segunda goma utilizada. Boa parte do grid completou a corrida fazendo 45 voltas com os pneus duros. Max Verstappen venceu a corrida, acompanhado por Valtteri Bottas e Lewis Hamilton.
LEIA MAIS: GP de Abu Dhabi – As estratégias pautadas pelo Safety Car
A disputa do título ocorre em Abu Dhabi, em 2020 Verstappen cravou a pole e conseguiu vencer a corrida, mas na temporada passada, Lewis Hamilton estava voltando para a pista, depois de ter contraído o Covid-19, o campeonato também já estava decidido. Desta vez, o holandês e o inglês estão chegando para a última batalha do ano empatados, onde cada piloto somou 369,5 pontos e tem chances iguais de conquistar o título.