ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Piastri aproveita corrida movimentada na Austrália para conquistar os seus primeiros pontos

Após a contratação do 'menino de ouro', McLaren e Piastri celebram os primeiros pontos conquistados pelo piloto australiano

Oscar Piastri é o novo companheiro de Lando Norris na McLaren, o piloto encerrou o vínculo com a Alpine quando viu que não teria chances de guiar pela equipe nesta temporada. O piloto australiano conseguiu um contrato com a McLaren para correr com o time de Woking em 2023, mas a temporada não começou da forma esperada. Neste GP da Austrália o piloto aproveitou todas as adversidades para chegar no top-10 e conquistar os seus primeiros pontos na Fórmula 1.

No GP do Bahrein Piastri não completou a prova, abandonando a corrida com problemas. Na Arábia Saudita o carro que nasceu com vários problemas não foi capaz de auxiliar os pilotos a chegar aos pontos e os pilotos da McLaren ficaram disputando entre eles e com Logan Sargeant o final do pelotão.

Nesta corrida a equipe dava alguns sinais de que poderia buscar um resultado melhor, mas Piastri se classificou apenas na décima sexta posição, enquanto Norris começou a corrida do décimo terceiro lugar. Norris foi furando o pelotão e antes da primeira bandeira vermelha o piloto já era o décimo colocado, com Piastri logo atrás. Após todo o problema que gerou o abandono de Alexander Albon, os dois carros da McLaren entraram na zona de pontuação e os pilotos foram fazendo o possível para tentar salvar alguns pontos para a equipe que ainda estava zerada no Mundial.

Oscar Piastri conquista os seus primeiros pontos na Austrália – Foto: reprodução

“Sim, estou feliz por estar nos pontos. Que lugar melhor para fazer isso do que em casa. Acho que estávamos lá quando importava, seja qual for o azar que tivemos nas duas primeiras corridas, acho que acabou com uma boa sorte hoje, então evitamos toda a carnificina lá no final, quando precisávamos”, afirmou Piastri feliz com o resultado obtido.

A McLaren está passando por uma fase de reestruturação para melhorar o seu desempenho para os próximos anos, mas o MCL60 segue como um carro complicado. O time está trabalhando em atualizações para o carro que serão instaladas ao longo da temporada. Geralmente o GP da Austrália é uma prova atípica no ano, quando algumas equipes podem capitalizar alguns pontos.

Os pilotos da McLaren tiveram o fim de semana mais forte até o momento, a classificação tirou um pouco as esperanças de conquistar pontos, mas eles apresentando um rendimento melhor do que outros carros que estavam por perto. Mesmo Sergio Pérez com a Red Bull levou várias voltas para chegar em Lando Norris e concluir a ultrapassagem.

“Acho que com o ar limpo, o ritmo foi bastante sólido para mim e para o Lando. Eu fiquei preso atrás de Yuki [Tsunoda] por muito tempo e meio que fui levado para fora da corrida, então existem algumas coisas para melhorar do meu lado, mas por enquanto estou feliz por estar nos pontos em casa.”

Os pontos obtidos por Piastri, somado ao P6 conquistado por Norris, colocam a McLaren de última colocada no Campeonato de Construtores, para o quinto lugar no geral. O coalinha como já foi apelidado, foi um fenômeno nas categorias de base e agora tenta mostrar o seu talento na F1.

LEIA MAIS: McLaren segue moldando o departamento técnico e aerodinâmico para retornar ao topo do grid

Agora são cerca de três semanas até o GP do Azerbaijão, praticamente o período de férias de verão que acontecem no meio da temporada, mas os times vão trabalhar bastante até a quarta etapa, produzindo novas peças para os carros e analisando os dados obtidos neste início de Campeonato.

É esperado que a McLaren conte com um carro mais forte a partido do GP do Azerbaijão, quando novas peças serão introduzidas no MCL60.

LEIA MAIS: McLaren aposta em reestruturação do departamento técnico depois de dispensar James Key

“Acho que para ter os dois carros bem e de forma constante nos pontos… no momento, onde estamos, precisamos capitalizar em dias como hoje, foi o que fizemos. Acho que onde o carro está no momento, não é onde queríamos que estivesse, e temos algumas [atualizações] chegando em Baku que, com sorte, melhorarão nosso desempenho”, comentou Piastri.

“Conseguir esses pontos nesta fase da temporada é um resultado muito bom para mim e para a equipe, e para mim, apenas conseguir meus primeiros pontos na F1 é uma sensação agradável.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo