A McLaren iniciou uma fase de reestruturação e já deu os primeiros passos, após a saída de James Key, a equipe tratou de estruturar melhor os departamentos técnicos. O time anunciou a contratação de David Sánchez que ingressará na equipe em 2024 após o período de quarentena, mas a equipe ainda está atrás de novos funcionários para compor o time.
No início de março tomaram conhecimento que o engenheiro David Sánchez deixaria a Ferrari, após dez anos prestando serviços a equipe italiana. A decisão foi tomada sem ter relação com o desempenho da equipe ainda no GP do Bahrein, mas o funcionário optou por deixar a Ferrari.
Sanchez iniciou a sua carreira na Ferrari em outubro de 2012 e tinha também como cargo, chefe de conceito de veículos além de trabalhar como engenheiro-chefe, posto que ocupava desde 2016. Sanchez assumiu a liderança do departamento de aerodinâmica da Scuderia Ferrari em 2019, atuando como braço direito de Mattia Binotto e de Simone Resta. Ele também comandou os projetos que deram origem ao F1-75 (2022) e o SF-23 (2023).
A McLaren que está na tentativa de retornar às primeiras posições do pódio, apostou em uma série de mudanças internas para fortificar o departamento técnico e aerodinâmico. A Motorsport.com informa a realização de uma oferta para expandir o departamento aerodinâmico resultando na contratação de 15 pessoas – algumas que já estão trabalhando com o time e outras que estão aguardando o período de quarentena antes de ingressar na equipe.
Os times têm buscado profissionais que estão trabalhando em outras equipes, a McLaren além de fazer contratações de membros da Ferrari, pode ter obtido funcionários da Red Bull e Aston Martin.
Uma das contratações é o chefe de desempenho aerodinâmico e análise da Aston Martin, Mariano Alperin, que foi fundamental na transformação da equipe britânica que atualmente tem brigado por uma posição melhor no grid da Fórmula 1.
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Com vasta experiência na F1, Alperin passou pela AGS e Minardi, antes de ingressar na British American Racing e eventualmente trabalhar como chefe de aerodinâmica da Honda de 2006 a 2007. Depois da Honda ele seguiu para atuar como chefe de desenvolvimento aerodinâmico da Sauber entre 2008 a 2019, antes de ingressar na Aston Martin como chefe de tecnologia aerodinâmica.
Com a saída de Key, a McLaren formou uma nova equipe técnica, composta por Sanchez (responsável pelo conceito do carro), Peter Prodromou (aerodinâmica) e Neil Houldey (engenharia e design). Os três membros vão se reportar diretamente ao chefe da equipe, Andrea Stella.
A McLaren não viu uma alternativa, sendo a melhor opção para que o time tivesse a oportunidade de retornar ao topo. Depois de lidar com diversas falhas, a McLaren deseja conservar os pilotos que tem atualmente, mas para fazer isso precisa oferecer um equipamento competitivo.
O time entrou na temporada 2023 com problemas que contribuíram para a equipe não ter pontos até o momento – depois de duas corridas disputadas.