A Alpine provavelmente vai incomodar nesta temporada a McLaren, pois o time francês atualmente está ocupando a quinta posição dos construtores. Em Melbourne Fernando Alonso estava andando muito bem durante os treinos livres e era esperado ver o piloto espanhol obtendo uma boa posição para a largada do GP da Austrália.
A previsão de Alonso em uma pole era um tanto ambiciosa, mas o seu carro estava realmente com um bom desempenho. Alonso tinha passado para o Q3 e aguardou um pouco nos boxes antes de ser liberado para a pista. Por conta do trânsito que era facilmente formado em Malbourne, os times que tinham carros melhores, poderiam se dar ao luxo de esperar um pouco mais, antes de liberar os seus competidores.
Quando o piloto estava em volta rápida perdeu o controle do carro e bateu no muro de contenção. Depois disso, a corrida do espanhol não foi muito boa, ele largou com os pneus duros, tentando permanecer com esse composto o máximo de tempo, mas começou a perder performance e despencou no grid.
Alonso is out of the car and appears to be okay 👍
He had just set the fastest middle sector of all, but his crash pauses the clock with seven minutes to go #AusGP #F1 pic.twitter.com/PcmbC3dOgG
— Formula 1 (@F1) April 9, 2022
O carro após o acidente não foi mais o mesmo. Imediatamente após o acidente na classificação, o time acreditava se tratar de um problema hidráulico, mas uma peça que custa £ 1,50 provavelmente foi o que desencadeou um problema maior que prejudicou o fim de semana perfeito do bicampeão mundial.
Segundo o The Race, o chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer disse que foi uma junta de vedação de óleo, que serve para evitar que o óleo escape da bomba e vá para outras partes do carro. O óleo vazou e o motor entrou no modo de segurança, evitando uma quebra que custasse a sua utilização. Como ocorreu uma queda na pressão de óleo, o sistema à prova de falhas entrou em ação.
A estratégia para a corrida de Alonso mudou, pois o piloto largou da décima posição, portanto instalaram os compostos duros para ele permanecer mais tempo na pista e não os médios como grande parte dos dez primeiros colocados.
O carro do time francês está em evolução, mas a Alpine depende dos dois carros pontuando para se manter na quinta posição dos Construtores e ter a chance de atacar a McLaren. Cada pista tem as suas características particulares, portanto em algumas delas a Alpine terá a chance de apresentar um desempenho melhor do que o dos seus adversários.
Escute o nosso Podcast!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!