A classificação do GP da Emilia-Romagna foi agitada neste sábado (17), o duelo pela pole se manteve até o final, mas Oscar Piastri reivindicou o direito de iniciar a corrida da posição de honra ao estabelecer a marca de 1m14s670.
Embora Max Verstappen fosse o mais rápido na primeira sequência de voltas rápidas do Q3, Piastri encontrou fôlego para superar o neerlandês. Nos últimos instantes, George Russell tirou Lando Norris da terceira posição, com a marca de 1m14s807 aferida com pneus médios.
Norris dividirá a segunda fila com o piloto da Mercedes, o competidor tem tornado a vida da McLaren e principalmente da Red Bull mais difícil, por conta dos pódios que conquistou neste ano.
Fernando Alonso foi outro piloto que optou pelos pneus médios no Q3, o espanhol conseguiu a quinta posição para a Aston Martin. O maior feito do time britânico foi eliminar a dupla da Ferrari no final do Q2.
Carlos Sainz comandou a liderança do Q2 e avançou para o final da classificação, foi o sexto colocado com a Williams, acompanhado de perto por Alexander Albon. Lance Stroll ficou com a oitava posição, o canadense também contribuiu para a eliminação de Lewis Hamilton e Carlos Sainz.
Completando o top-10, ficaram Isack Hadjar da Racing Bulls e Pierre Gasly da Alpine.
O início da classificação foi marcado pelos acidentes de Yuki Tsunoda e Franco Colapinto.
O GP da Emilia-Romagna tem largada programada para às 10h, pelo horário de Brasília.
Saiba como foi a classificação do GP da Emilia-Romagna
Todos os treinos livres do fim de semana foram comandados pela McLaren, apenas no TL3 que Lando Norris superou o seu companheiro de equipe.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 39 °C, com 22 °C no ambiente, semelhante às condições enfrentadas no último treino livre.
Q1
Ao longo da sessão classificatória os pilotos vão usar o pneu C6 – composto macio introduzido pela primeira vez no calendário. Nico Hülkenberg abriu a tabela de tempos com a marca de 1m17s022 em seu primeiro giro com esses compostos.
Rapidamente Fernando Alonso obteve o tempo de 1m16s238, contra 1m16s258 de Lewis Hamilton. Alexander Albon conseguiu tomar a ponta do espanhol com o tempo de 1m16s164, enquanto outros pilotos estavam se lançando ao traçado em busca de registrar a primeira volta rápida.
Com 12m13s o cronometro foi paralisado, pois Yuki Tsunoda estampou a barreira de contenção na Variante Villeneuve, o piloto pegou a zebra interna da curva e com isso foi catapultado, pois o equipamento estava muito baixo. O carro até virou de ponta-cabeça, mas quando aterrizou com o assoalho no chão. O RB21 ficou muito destruído com a energia da pancada.
Grateful to see Yuki Tsunoda walk away from this enormous shunt in Q1#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/hsviPlI66P
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Dez pilotos registraram voltas rápidas até a bandeira vermelha, eles eram: Albon, Alonso, Hamilton, Sainz, Leclerc, Bortoleto, Stroll, Bearman, Hülkenberg e Ocon.
Alguns minutos depois, a pista foi liberada outra vez. Alguns competidores seguiram com os pneus macios usados, para não desperdiçar o composto, mirando as próximas partes da classificação.
Sem um dos carros da Red Bull em pista, Max Verstappen representou o time com o tempo de 1m15s175, se tornando a marca a ser batida no Q1. Quando todos os pilotos fecharam ao menos uma volta rápida, estavam na zona de eliminação: Hülkenberg, Bortoleto, Bearman, Ocon e Tsunoda. Enquanto os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Alonso, Russell, Gasly, Norris, Antonelli, Sainz, Leclerc e Albon. A volta de Norris não foi tão boa, pois a sua volta não foi completamente limpa.
Restando cerca de 3 minutos para o final, os competidores retornaram para a pista – a exceção era Verstappen.
Piastri desistiu da volta rápida e retornou aos boxes, assim como Russell. Com o cronômetro já zerado, Franco Colapinto estampou a barreira no final da Tamburello.
Another heavy hit into the barriers
Franco Colapinto goes off at Turn 4 as Q1 comes to a close. He’s radioed to say he’s okay. #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/JuSOjbKTOx
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Nico Hülkenberg teve a sua volta deletada por extravasar os limites de pista. A volta completada por Bearman não valeu para a cronometragem.
ELIMINADOS NO Q1
16) Liam Lawson – 1m16s379
17) Nico Hülkenberg – 1m16s518
18) Esteban Ocon – 1m16s613
19) Oliver Bearman – 1m16s918
20) Yuki Tsunoda –#F1 #ImolaGP
— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) May 17, 2025
Q2
Além da batida de Colapinto demandar a reorganização da pista, os comissários levaram um certo tempo para analisar o final do Q1 – por conta da volta de Oliver Bearman e se ele deveria estar ou não entre os pilotos para disputar o Q2.
Optaram então por manter Bortoleto no Q2, enquanto o piloto da Haas foi eliminado, precisando se contentar com a 19ª posição.
Quando a pista foi finalmente liberada, muitas equipes não demoraram para permitir que os pilotos fossem buscar as suas voltas rápidas. Bortoleto buscou a sua volta rápida com pneus macios usados, anotando 1m16s683. Rapidamente Verstappen estabeleceu a marca de 1m15s400.
Com as primeiras voltas cronometradas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Russell, Leclerc, Hamilton, Hadjar, Alonso, Sainz e Antonelli. Os pilotos na zona de eliminação eram: Stroll, Gasly, Albon, Bortoleto e Colapinto – o último porque bateu no final do Q1.
Repetindo o mesmo passo do Q1, quando restavam três minutos para o final da segunda parte da classificação, os pilotos retornaram ao traçado. Hadjar saltou de sétimo para quarto, com a marca de 1m16s510. Os tempos de Leclerc e Hamilton não melhoraram.
Carlos Sainz assumiu a liderança com a marca de 1m15s198, enquanto Albon ficou com a oitava posição.
What a lap, Carlos!
He goes P1 as the clock ticks down
#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/6SNNm6DtdG
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Alonso e Stroll conseguiram avançar para o Q3, enquanto ocorreu a eliminação dos dois carros da Ferrari. Os pilotos da Aston Martin completaram os seus giros usando pneus médios, diferente do restante do grid que estava de compostos macios.
ELIMINADOS NO Q2
11) Charles Leclerc – 1m15s604
12) Lewis Hamilton – 1m15s765
13) Andrea Kimi Antonelli – 1m15s722
14) Gabriel Bortoleto – 1m16s260
15) Franco Colapinto – Sem tempo, bateu no Q1#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/fenQV00TtI— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) May 17, 2025
Q3
Para o Q3, todos optaram por usar pneus macios, embora só a dupla da McLaren, Russell, Alonso e Verstappen usaram compostos novos logo de cara. O neerlandês surpreendeu ao cravar 1m14s772, superando Piastri por 0s049. Norris por sua vez, encaixou o carro na terceira posição, com a marca de 1m14s962.
Russell era o quarto colocado, acompanhado por Hadjar. A dupla da Aston Martin, ficou com o sexto e o sétimo lugar, com Stroll e Alonso, respectivamente. Na sequência estavam Sainz, Albon e Gasly, antes da segunda rodada de voltas rápidas.
Piastri foi o primeiro a fechar a volta rápida, com a marca de 1m14s670. Por conta do segundo setor ruim, Verstapen precisou se contentar com a segunda posição, com o tempo de 1m14s704. Russell ainda encontrou espaço para superar Norris, com a marca de 1m14s807.
A mixed-up grid for Sunday’s race
#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/SlTG30UOi6
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
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