AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oscar Piastri lidera TL1 em Miami; sessão é encerrada com bandeira vermelha

Atividade é marcada pela simulação de corrida e verificação da durabilidade dos pneus

O único treino livre do fim de semana, foi encerrado em regime de bandeira vermelha, por conta de uma batida de Oliver Bearman. Com a paralisação da atividade, nem todos os pilotos tiveram a chance de completar uma volta rápida usando os pneus macios. Oscar Piastri encerrou a sessão na liderança, com o tempo de 1m27s128.

Quando o treino livre ficaria dinâmico, por conta das voltas em modo de classificação, a interrupção aconteceu. Desta forma, Charles Leclerc ficou com a segunda posição, separado por 0s356 do piloto da McLaren. Max Verstappen foi empurrado para o terceiro lugar, com o tempo de 1m27s558.

A Williams ficou entre os cinco primeiros colocados, com Carlos Sainz em quarto, seguido por Alexander Albon. Isack Hadjar foi o sexto, enquanto George Russell ficou com a sétima posição, com o tempo obtido ainda com os pneus médios. Yuki Tsunoda foi o oitavo colocado com o segundo carro da Red Bull, enquanto Andrea Kimi Antonelli e Fernando Alonso fecharam o top-10.

Lando Norris, assim como Lewis Hamilton, Oliver Bearman (que bateu), Esteban Ocon e Jack Doohan foram alguns dos pilotos que não conseguiram fechar uma volta rápida com o pneu macio.

Quando a Fórmula 1 retornar para a pista, no final desta sexta-feira, será para definir o grid de largada da prova Sprint.

Saiba como foi o Treino Livre do GP de Miami

A Fórmula 1 desembarca neste fim de semana em Miami, para o duelo da segunda prova Sprint da temporada 2025. O circuito de rua foi escolhido por mais um ano para ser palco deste evento, em busca de uma prova mais movimentada.

Para Miami, a Red Bull ainda não implementou o novo pacote de atualizações, mas trouxe um novo assoalho, em busca de dar mais estabilidade para o carro. Enquanto a Mercedes promoveu uma mudança na asa traseira visando um ganho de desempenho neste traçado, enquanto a Aston Martin fez mudanças tanto na asa traseira como na dianteira.

Para Miami, a mudança que a Alpine promoveu foi pensada para o freio e uma nova geométrica para a suspensão dianteira. Williams e Sauber também promoveram mudanças, mas foram mais sutis em suas escolhas.

O dia estava nublado, colaborando para reduzir as temperaturas do asfalto. Na pista era registrado 37 °C, com 27 °C no ambiente. Este é um circuito muito veloz, mas por ser um circuito de rua, os pilotos precisam ganhar confiança aos poucos.

No entanto, por ser um fim de semana com Sprint, as equipes contam com apenas um treino livre para preparar os seus carros, antes da primeira classificação do fim de semana.

Com a pista liberada, rapidamente os pilotos começaram a invadir o traçado. A primeira avaliação ligada a simulação de corrida. Os pilotos davam preferência para iniciar a sessão com os pneus médios, mas a dupla da Racing Bulls e Aston Martin usavam os compostos duros.

Na primeira saída de Lando Norris, a equipe tinha esquecido algumas ferramentas dentro do seu carro. O piloto precisou retornar aos boxes para se livrar das peças para continuar o programa estabelecido para a verificação do carro.

Os primeiros tempos começaram a aparecer na pista, com George Russell liderando ao atingir a marca de 1m29s798, seguido por Max Verstappen com o tempo de 1m29s808. Na sequência, Oscar Piastri superou o piloto da Mercedes com o tempo de 1m29s660. No entanto, os tempos já mostravam uma evolução, com Carlos Sainz encaixando a Williams na ponta com o tempo de 1m29s198.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Albon, Hamilton, Leclerc, Piastri, Tsunoda, Russell, Ocon e Hadjar. O neerlandês já tinha entrado na casa de 1m28s634, com os tempos se aproximando do treino livre do ano passado, de forma mais rápida, pois as equipes estavam trabalhando com a gama macia de pneus.

Em busca de uma corrida mais movimentada, a Pirelli optou por definir a gama macia de pneus para o evento, diferente da escolha do ano passado, que era pautada nos pneus da gama intermediária. A ideia da fornecera de pneus, é ampliar as estratégias das equipes, fazendo com que a prova seja mais atrativa para o público.

Os pilotos atacavam a zebra, para entender a operação dos carros, neste circuito. Os pilotos começaram a explorar cada vez mais os limites do traçado. Algumas equipes estavam trabalhando com stints mais longos para verificar a durabilidade dos pneus.

Após meia hora de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Antonelli, Sainz, Piastri, Norris, Albon, Verstappen, Hadjar, Hamilton e Leclerc. Neste momento da sessão, Nico Hülkenberg foi o primeiro piloto a instalar um jogo de pneus macios, enquanto a Sauber ocupava apenas o final da tabela de tempos.

No primeiro giro com os pneus de faixa vermelha, Hülkenberg anotou a marca de 1m29s750, superando apenas o companheiro de equipe.

As equipes permaneciam focadas em fazer stints mais longos, levando em consideração que precisam verificar a durabilidade dos pneus médios, principalmente para definir o composto que será usado na corrida Sprint – no início do sábado.

Adentrando nos últimos quinze minutos de sessão, Fernando Alonso e Carlos Sainz também trabalhavam com os pneus macios. Foi neste momento que Nico Hülkenberg saltou para a nona posição com a marca de 1m28s573.

Sainz surgiu na liderança com o tempo de 1m27678, guiando o equipamento da Williams. Os times realizavam os últimos ajustes para a classificação, mesmo sabendo que o início da classificação sprint exige a utilização dos pneus médios.

O final da sessão se tornou mais dinâmico, conforme os tempos evoluíam na tabela. No entanto, a sessão foi interrompida quando restavam pouco mais de 4 minutos para o final, pois Oliver Bearman perdeu o controle do carro e acertou a barreira na curva 12.

Os pilotos ficaram sem a chance de testar a largada, por conta da necessidade de remover o carro do piloto da pista.

Oscar Piastri fechou a sessão na liderança, com a marca de 1m27s128, contra 1m27s484 de Leclerc. Verstappen foi empurrado para a terceira posição, com o tempo de 1m27s558. O piloto da Red Bull era acompanhado pelos pilotos da Williams.

A dupla da Mercedes se quer teve a chance de usar os pneus macios.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo