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Oscar Piastri comanda único treino livre disponível na Bélgica

Com grande desempenho, Piastri anota bom tempo e comanda treino livre em Spa-Francorchamps, para definir uma diferença de 0s404 para Verstappen

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, para o duelo do GP da Bélgica, em um fim de semana com Sprint. Desta forma, por conta do formato do evento, os pilotos contaram com um único treino livre para fazer o reconhecimento da pista e se preparar para as duas classificações e duas corridas. Oscar Piastri foi o líder da sessão, com a marca de 1m42s022, com os pneus macios.

No começo da sessão as equipes se dedicaram o ritmo de corrida, dando uma atenção maior aos pneus duros, disponíveis neste evento. Porém, para o final da sessão, grande parte do grid instalou os pneus macios para buscar uma volta rápida, antes do cronômetro zerar. Foi neste momento que a liderança da sessão mudou de mãos e Piastri encaixou o melhor tempo.

Para fechar o treino livre, Piastri conseguiu melhorar ainda mais a sua marca, mas ainda existia um gap para Max Verstappen e Lando Norris. O neerlandês viu a oportunidade do fim da sessão para melhorar o seu tempo e ocupar o segundo lugar com o tempo de 1m42s426, separado por 0s404 do piloto da McLaren. Norris abandonou a décima posição, para ser o terceiro colocado com 1m42s526.

George Russell não usou os pneus macios, mas foi o quarto colocado com os compostos médios (1m42s598) acompanhado por Charles Leclerc. Andrea Kimi Antonelli foi o sexto colocado, sendo mais um dos pilotos que não usou os pneus macios no final da atividade. Lewis Hamilton levou o segundo carro da Ferrari para a sétima posição, enquanto Lance Stroll representou a Aston Martin em oitavo, enquanto Fernando Alonso foi o nono. Isack Hadjar completou o top-10, ficando à frente de Carlos Sainz.

A grande diferença para o tempo de Piastri chamou a atenção, pois Hamilton em sétimo tinha ficado separado por mais de 1 segundo do líder. A atividade foi extremamente importante para as equipes, pois oito delas levaram algum tipo de novidade para o circuito. Para algumas dessas equipes, as novas peças marcam o encerramento do ciclo de atualização da temporada 2025.

A Fórmula 1 retorna às 11h30 (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada da Sprint. A décima terceira etapa do campeonato, marca o início da segunda metade da temporada.

Saiba como foi o único treino livre do GP da Bélgica

Com o fim de semana Sprint, os pilotos e as equipes tem apenas um treino livre para avaliar os carros e se preparar para a primeira classificação do evento.

O destaque deste evento recaí sobre a alteração na Red Bull, com a chegada de Laurent Mekies como chefe de equipe, substituindo Christian Horner. O britânico foi dispensado logo depois do GP da Inglaterra.

Após três semanas de pausa, a Fórmula 1 retorna no circuito de Spa-Francorchamps, com 8 equipes contando com novidades para o evento, são elas: McLaren, Ferrari, Red Bull, Mercedes, Aston Martin, Alpine, Racing Bulls e Williams. A Ferrari está em foco, por conta da introdução da nova suspensão traseira

Logo na primeira liberação, a Williams e Aston Martin recolheram os carros de Carlos Sainz e Lance Stroll, respectivamente, por conta da identificação de um problema. O equipamento de Sainz apresentava falha de potência, mas o time ainda não sabia se poderia devolver o piloto ao traçado.

Verstappen por sua vez, foi liberado para a pista com pneus médios e com o flow-vis espalhado na suspensão e na lateral do bico dianteiro, para algumas verificações. O neerlandês assumiu a ponta, com a marca de 1m45s545.

Neste início de sessão, a temperatura na pista estava na casa dos 32 °C. A dupla da Red Bull e da Haas, logo trabalhou com os pneus médios (C3) disponível para este evento. Logo após os primeiros dez minutos, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Antonelli, Norris, Ocon, Alonso, Russell, Bearman, Leclerc e Hadjar. Na liderança, Piastri tinha a marca de 1m44s979, com o competidor usando os pneus duros (C1).

A Pirelli realizou um breve ajuste para os pneus do GP da Bélgica, ofertando para os competidores os pneus C1, C3 e C4 – permitindo um gap entre o composto duro e o médio deste evento.

Logo nos primeiros 15 minutos, Tsunoda roubou a cena, cravando a marca de 1m45s098, para ocupar a terceira posição, atrás imediatamente de Verstappen e Piastri – que já estavam na casa de 1m44s.

Depois de 20 minutos de sessão, a pista ficou mais vazia, pois os pilotos retornaram aos boxes para fazer algumas alterações, antes de trabalhar com o próximo stint. Os pilotos completaram cerca de 8 giros com os pneus duros, antes de se dirigir ao pit-lane.

Franco Colapinto foi o primeiro piloto devolvido ao traçado usando os pneus macios, o argentino ocupava a décima nona posição na tabela de tempos, apenas com a marca de 1m47s259, mas com os novos compostos ele anotou 1m45s727, evoluindo a sua marca pessoal, embora tenha lidado com um pequeno erro.

Após perde 30 minutos de sessão, Carlos Sainz retornou para a pista, com os pneus duros da sua primeira saída. O espanhol ao completar a sua primeira volta cronometrada, obteve o tempo de 1m46s759.

As equipes seguiam investindo na simulação de corrida, trabalhando com os pneus do começo da sessão, mas em outro stint. Os pilotos estavam cometendo muitos erros, principalmente na Eau Rouge.

Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Verstappen, Norris, Ocon, Hamilton, Tsunoda, Colapinto, Bearman e Stroll. Colapinto tinha progredido, para ser o sétimo colocado com a Alpine, com o tempo de 1m44s847, mas a marca era bem ruim, perto de piloto que estavam ainda com os pneus duros.

A McLaren também conduziu testes aerodinâmicos com a asa traseira do carro guiado por Lando Norris.

Para o encerramento da sessão, Stroll instalou um jogo de pneus macios novos, o piloto canadense estava logo atrás de Carlos Sainz na tabela de tempos, ocupando a décima primeira posição. O canadense então saltou para a primeira posição, com a marca de 1m43s112.; no entanto, foi neste exato momento que outros competidores também investiram no uso dos pneus macios, para tornar a parte final do treino livre movimentada, se preparando para a classificação do fim do dia.

Piastri então surgiu na ponta, com a marca de 1m41s123, com uma diferença de 0s530 para Verstappen, enquanto Leclerc estava separado por 0s849 do líder. Optaram por finalizar a sessão com os pneus médios, Russell, Antonelli, Hadjar e Lawson – algo que era perfeitamente plausível, já que no SQ1 e SQ2 da classificação sprint, existe a obrigatoriedade de usar os pneus médios.

Norris diferente do companheiro de equipe, foi apenas o décimo colocado, depois de cometer um erro, extravasando os limites de pista.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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