Oliver Rowland é o novo campeão da Fórmula E. Após uma temporada de domínio com a Nissan, o britânico confirmou seu primeiro título mundial ao terminar em quarto na segunda corrida do e-Prix de Berlim, no domingo (13). O resultado foi suficiente para garantir matematicamente o campeonato com duas etapas ainda por disputar, após Pascal Wehrlein (Porsche), seu único rival restante na briga, terminar fora da zona de pontuação.
“Eu esperava que antes do fim de semana o resultado pudesse ser [o Campeão Mundial], mas depois de ontem e desta manhã fiquei mais preocupado que isso nunca acontecesse”, comentou Rowland.
A jornada de Wehrlein começou promissora, com a pole conquistada no início do domingo e a forte atuação no sábado, quando subiu ao pódio. No entanto, decisões estratégicas controversas, combinado ao trabalho realizado com o Modo Ataque no domingo, e todo o problema no gerenciamento de corrida comprometeram sua performance. O alemão terminou apenas em 16º, dando adeus à disputa pelo bicampeonato e passagem livre para Rowland.
“Eu não sabia se ele tinha tido algum problema [Wehrlein], mas sabia que o quarto lugar seria suficiente se Wehrlien não pontuasse, então eu tinha essa informação. Não queria perguntar [ao engenheiro], porque não queria dar azar.”
Jaguar domina Berlim com Evans e Cassidy
A Jaguar teve um fim de semana perfeito na capital alemã. No sábado, Mitch Evans encerrou uma sequência de provas sem pontuar ao vencer de forma dominante na pista molhada, largando da pole e sustentando o ritmo em condições desafiadoras.
No domingo, foi a vez de Nick Cassidy brilhar. O neozelandês largou da 20ª posição e, com uma condução estratégica e eficiente no gerenciamento de energia, cruzou a linha de chegada em primeiro, faturando sua segunda vitória no campeonato. A dobradinha de triunfos impulsiona a Jaguar na reta final da temporada, que terá sua decisão em Londres — a casa da equipe.
Estreia com pontos para Drugovich
O brasileiro Felipe Drugovich teve um fim de semana de estreia promissor pela Mahindra. Substituindo Nyck de Vries, o piloto enfrentou dificuldades no sábado, incluindo uma punição no grid e problemas no carro. Mas no domingo, mostrou sua capacidade de recuperação: cruzou a linha de chegada em sétimo e marcou seus primeiros pontos na Fórmula E.
Campeão da Fórmula 2 em 2022 e piloto da Cadillac nas 24 Horas de Le Mans de 2024 e 2025, Drugovich é mais um piloto que se destaca na categoria elétrica. No entanto, o piloto demostra uma predileção pela Fórmula 1.
Disputa por equipes e fabricantes segue aberta
Apesar do título de pilotos estar definido, a briga nas classificações de Equipes e Fabricantes segue em aberto. A Porsche lidera ambas, mas a Nissan, impulsionada pelos resultados de Rowland e pela consistência de Taylor Barnard (McLaren), continua na disputa.
Com as duas corridas finais marcadas para os dias 26 e 27 de julho, no circuito coberto do ExCeL London, a expectativa é de mais um fim de semana eletrizante para fechar a 10ª temporada da ABB FIA Fórmula E.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.