Isack Hadjar liderou a prova Sprint da Fórmula 2 por boa parte, mas no final da corrida perdeu desempenho e foi ultrapassado por um atento Oliver Bearman. O francês, que é um dos postulantes ao título, ainda perdeu o pódio.
Essa era uma corrida clara de preservação dos pneus, Oliver Bearman soube o momento de atacar e ciente que o adversário tinha mais a perder, se lançou para a primeira posição. Hadjar acabou rodando, pouco depois de sofrer a ultrapassagem e cruzou a linha de chegada apenas na quarta posição.
Estiveram no pódio com Bearman, Jak Crawford e Richard Verschoor. O piloto da MP Motorsport estava fazendo a sua primeira prova com a equipe, depois de deixar a Trident com o campeonato em andamento.
Gabriel Bortoleto largou ocupando a nona posição, para terminar a prova em sexto e conquistar alguns pontos. O brasileiro conseguiu conservar a liderança do campeonato, ficando separado por 2,5 pontos do adversário.
Saiba como foi a Sprint da Fórmula 2
Bearman iniciou a corrida da pole, com Hadjar em segundo, durante as duas primeiras voltas o piloto francês pressionou o adversário, até assumir a liderança com uma ultrapassagem realizada na curva dez.
Depois disso Hadjar começou a imprimir um ritmo forte, deixando o adversário para trás, enquanto Victor Martins não participava do duelo pela liderança da corrida, fazendo uma prova confortável na terceira posição.
Bortoleto que começou a prova ocupando o nono lugar, por conta do grid invertido, não demorou para surgir na sétima posição, com uma ultrapassagem em Oliver Goethe, instantes antes do piloto da MP Motorsport se dar conta que o seu carro estava apresentando um problema. Como o carro do competidor ficou parado no segundo setor, o Safety Car Virtual surgiu em pista.
Foram algumas voltas com a corrida neutralizada, a liberação do traçado aconteceu apenas no sétimo giro e recomeçaram as batalhas em pista. Martins, que também optou pelos pneus médios para a prova Sprint, passou a lidar com a pressão de Crawford – o adversário aproveitou o momento que os pneus médios começaram a apresentar algum sinal de desgaste.
Lá pela nona volta, Bearman iniciou a sua aproximação em Hadjar, a fim de recuperar a ponta, aproveitando que o líder da corrida também enfrentava problemas com o desgaste dos pneus, mesmo correndo com o ar limpo. A diferença entre eles começou a cair vertiginosamente.
Atrás da disputa pela ponta, Martins ainda lidava com Crawford pelo terceiro lugar, com o piloto da DAMS tentando uma manobra, mas o competidor da ART fez um excelente trabalho e defesa de posição. Por conta dessa disputa, Verschoor, Paul Aron, Gabriel Bortoleto e Dino Begaovic se aproximaram.
Com a corrida se aproximando do final, Verschoor então fez a ultrapassagem em Martins. Bortoleto então tentou um ataque em Aron, mas acabou saindo da pista e indo para a brita, logo o brasileiro se livrou da situação e retornou ao traçado regular para se manter em sétimo.
Com Aron não precisava mais se preocupar com Bortoleto, foi atrás de Martins e fez a ultrapassagem. Bortoleto aproveitou aquela situação, com o competidor da ART com pneus em frangalhos e então assumiu o sexto lugar, empurrando o adversário para sétimo. Beganovi se envolveu em uma disputa mais dura com Ritomo Miyata e rodou na pista, para ficar fora da zona de pontuação.
Foi apenas na volta 21, que Bearman retomou a liderança, em um uma ultrapassagem por dentro da curva 1. O francês, na ânsia de se manter por perto, rodou e perdeu mais posições, piorando a sua situação.
LAP 21 / 23
HADJAR SPINS AT TURN 3! 😱
He rejoins but is now down in P4 #F2 #QatarGP pic.twitter.com/IQaP0NbyZh
— Formula 2 (@Formula2) November 30, 2024
A corrida acabou com o Safety Car em pista, já que Andra Kimi Antonelli e Kush Maini se tocaram, com ambos ficando parados na pista, já que seus carros ficaram danificados.
O carro de segurança, deixou a pista apenas no final da última volta, para que Bearman recebesse a bandeira quadriculada.
A Fórmula 2 retorna neste domingo, para o duelo da corrida principal.
What a chaotic ending that was 😅
Here’s where the points went at the conclusion of it all 👇#F2 #QatarGP pic.twitter.com/fl9loYMGvl
— Formula 2 (@Formula2) November 30, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.