AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen supera George Russell e fatura pole para o GP do Catar

Com grande performance, Verstappen supera Russell por 0s055 e emplaca a nona pole da temporada 2024

Max Verstappen se consagrou como o pole do GP do Catar, o holandês não conseguia o direito de largar da posição de honra desde o GP da Áustria. O piloto da Red Bull obteve neste sábado (30) a nona pole da temporada 2024, em um momento que já está definido como campeão.

Foi um duelo acirrado com George Russell que demonstrou um excelente desempenho desde o começo da classificação. O britânico foi superado por apenas 0s055, perdendo a chance de obter a segunda pole do fim de semana.

Lando Norris encaixou a McLaren na terceira posição com 1m20s772, desta vez a sua equipe não esteve apita para duelar pela pole, mas fizeram o trabalho que era necessário para começar a corrida à frente da dupla da Ferrari.

Oscar Piastri iniciou a prova ocupando o quarto lugar, enquanto Charles Leclerc foi o quinto colocado. Lewis Hamilton começará a corrida deste domingo ocupando a sexta posição, com Carlos Sainz em sétimo.

Fernando Alonso obteve a outava posição para a Aston Martin, seguido por Sergio Pérez que chegou ao Q3 e Kevin Magnussen que representou a Haas em décimo.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 13h pelo horário de Brasília, para a realização do GP do Catar.

Saiba como foi a Classificação do GP do Catar

A Sprint foi disputada no início das atividades de sábado, com Lando Norris cedendo a vitória para Oscar Piastri, por conta do auxílio que o piloto australiano deu ao britânico em São Paulo e nessa reta final do campeonato.

Quando a classificação foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 22 °C com 22 °C no ambiente.

Q1

Quando a classificação foi iniciada, a maior parte do grid apostava nos pneus macios, enquanto George Russell foi enviado para a pista com os pneus médios, apenas para limpar o pneu e prepará-lo para a corrida.

As duplas da Alpine, Ferrari, Aston Martin e Mercedes, fizeram a primeira busca por volta rápida com pneus macios usados.

Kevin Magnussen logo de cara escapou da pista, cometendo um erro quando se preparava para obter uma volta rápida.

As primeiras voltas começaram a aparecer na tabela de tempos, na casa de 1m22s. Lando Norris era líder brevemente com a marca de 1m22s029, mas na sequência Max Verstappen conseguiu cravar 1m21s713, com seu jogo de pneus macios usados.

Mesmo usando um jogo de pneus macios novos, a primeira volta rápida de Sergio Pérez era apenas na casa de 1m22s478m ocupando o décimo lugar. George Russell conseguiu bater o tempo de Verstappen, cravando 1m21s519, em uma apresentação segura com a Mercedes. No entanto Lewis Hamilton era o sexto colocado com 1m22s257.

Restando dez minutos para o final, os dez primeiros eram: Russell, Norris, Alonso, Verstappen, Stroll, Sainz, Piastri, Hamilton, Pérez e Leclerc. Alguns pilotos já tinham instalado pneus macios novos, como foi o caso da dupla da Aston Martin.

Restando três minutos para o final, estavam na zona de pontuação: Hülkenberg, Albon, Zhou, Colapinto e Ocon. Com um ritmo muito forte, Russell melhorou ainda mais a sua marca, evoluindo para 1m21s335, se mantendo na dianteira.

Com o cronômetro zerado, Leclerc se tornou o líder com 1m21s278. Valtteri Bottas abandonou a décima quarta posição, para se tornar o décimo primeiro com o tempo de 1m21s927.

Yuki Tsunoda conseguiu se livrar da eliminação, conseguindo participar da próxima fase da classificação, enquanto Lawson foi eliminado.

Eliminados

16) Alexander Albon – 1m22s390
17) Liam Lawson – 1m22s411
18) Nico Hülkenberg – 1m22s442
19) Franco Colapinto – 1m22s594
20) Esteban Ocon – 1m22s714

Q2

Com a segunda fase da classificação iniciada, a dupla da Ferrari e Mercedes, optaram por liberar os seus pilotos usando pneus macios usados.

Verstappen superou Russell com o tempo de 1m21s085 por 0s076 do tempo obtido pelo britânico. Após a primeira volta rápida, Piastri ocupou a terceira posição, acompanhado por Norris. Pérez completava a quinta posição, com a volta rápida feita usando pneus macios novos.

Restando 8 minutos para o final do Q2, estavam na zona de eliminação: Bottas, Zhou, Tsunoda, Stroll e Alonso. O piloto espanhol da Aston Martin abandonou a busca pela volta rápida e retornou para os boxes.

Os pilotos, que gostaria de dar mais uma volta rápida, voltaram ao traçado. Alonso então foi buscar a sua volta rápida, a fim de se livrar de uma eliminação. Com o tempo de 1m21s208, Alonso conseguiu o oitavo lugar.

Verstappen extraiu mais do seu carro, cravando 1m20s687, acompanhado por Norris com 1m20s983, contra 1m21s0 de Leclerc.

Eliminados

11) Pierre Gasly – 1m21s437
12) Zhou Guanyu – 1m21s501
13) Valtteri Bottas – 1m21s731
14) Yuki Tsunoda – 1m21s771
15) Lance Stroll – 1m21s911

Q3

No início do Q3, apenas Magnussen, Alonso e Pérez foram para a pista com pneus macios usados. A Red Bull optou por segurar o holandês mais tempo nos boxes, esperando os outros competidores buscarem as voltas rápidas.

Russell então se tornou o líder da classificação, com o tempo de 1m20s575, quebrando o recorde do circuito. Leclerc se encaixou na segunda posição, com 1m20s885, separado por 0s310 do britânico.

Norris cometeu um erro e abortou a sua busca pela volta rápida, para instalar um último jogo de pneus macios.

Quando Verstappen completou a sua volta, o holandês cravou 1m20s620, para se encaixar na segunda posição, em uma diferença mínima de 0s045 para Russell.

Como Norris não conseguiu encaixar uma boa volta no início do Q3, o piloto abortou o giro e foi se preparar para uma nova tentativa. O tráfego era intenso, com os pilotos negociando espaço no final da classificação para ter a oportunidade de abrir uma nova volta rápida.

Leclerc, Hamilton, Sainz, Piastri e Pérez, contatavam com um pneu novo macio para o finalzinho da classificação. Alonso como só tinha um jogo de pneus para disputar o Q3, e foi apenas no final da sessão que aprtiu para a volta rápida.

Com o cronômetro zerado, Max Verstappen faturou a pole com 1m20s520, superando Russell em 0s055. Norris levou a terceira posição, superando Piastri. Alonso conseguiu a oitava posição para a largada, com o tempo de 1m21s251.

Ao final da classificação, Verstappen bloqueou Russell, atrapalhando a volta rápida do piloto da Mercedes.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo