AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ocon se despede da Alpine e abre espaço para Jack Doohan no GP de Abu Dhabi

Alpine libera Ocon do último compromisso e terá Doohan em seu carro para disputar a prova em Yas Marina

A Alpine confirmou nesta manhã de segunda-feira (02) a participação de Jack Doohan no GP de Abu Dhabi. A equipe está liberando Esteban Ocon para que o piloto francês realize o teste de pós-temporada com a Haas.

Em junho, foi confirmado que Ocon deixaria a equipe de Estone ao final de 2024, após cinco anos com a equipe. Os conflitos internos, além de todas as mudanças realizadas pela Alpine nos últimos meses, contribuíram para a decisão. Um dos episódios mais duros neste ano, foi a batida entre companheiros de equipe no GP de Mônaco.

A Haas então optou por dar mais uma chance para Ocon, contratando o piloto que terá como parceiro Ollie Bearman no próximo ano.

A Alpine, por sua vez, optou por ter em seu carro Jack Doohan como piloto titular para 2025, correndo ao lado de Pierre Gasly. No entanto, sua estreia acontecerá de forma antecipada, já que o piloto terá a oportunidade de disputar o GP de Abu Dhabi, fazendo a sua primeira corrida oficial pelo time.

Com essa decisão, Ocon não poderá disputar a última prova do campeonato, mas ele ainda terá a oportunidade de correr em Yas Marina, com a Haas, durante o teste de pós-temporada.

O clima no paddock do GP do Catar era de despedida e Oliver Oakes, chefe de equipe da Alpine, falou um pouco da situação, antes da confirmação acontecer nesta segunda: “É obviamente um pouco complexo porque, por mais que ele seja nosso, ele obviamente é contratualmente um júnior da Mercedes também, e obviamente ele gostaria de ser liberado mais cedo também”.

Oakes falou que essa decisão não era apenas pelo lado da Alpine, mas que era uma escolha em conjunto e que servia para as duas partes. Lembrando que quando ocorreu o rompimento da Alpine e Ocon, o time enfatizou que essa era uma decisão mútua.

Em declaração oficial, a Alpine disse: “A Alpine anuncia que o piloto reserva Jack Doohan disputará o Grande Prêmio e Abu Dhabi de 2024 no lugar de Esteban Ocon. A mudança permite que Esteban seja liberado para a Haas para guiar no teste de pós-temporada em Abu Dhabi”.

“Jack já foi anunciado como piloto oficial para a temporada 2025 ao lado de Pierre Gasly, correrá com o #61 como seu número de piloto reserva registrado e também participará do teste de fim de temporada pela equipe no Circuito de Yas Marina”, confirmou o time.

“A equipe gostaria de agradecer a Esteban por seu tempo na equipe e ele continuará fazendo parte da história do time, alcançando a primeira vitória da Alpine na Fórmula 1. Desejamos a Esteban o melhor para o seu futuro”, seguiu.

Ocon abandonou o GP do Catar, após se envolver em uma batida na primeira curva do circuito, como Nico Hülkenberg e Franco Colapinto. Além disso, existe uma pressão interna da Alpine de manter a 6ª posição do mundial de construtores, em um duelo travado diretamente com Haas e Racing Bulls.

“Acho que qualquer um que é jogado em um carro de F1 em uma corrida como essa, nunca é fácil julgar”, disse a equipe. “Acho que o problema é que você tem o benchmark definido por Bearman, que foi fenomenal na Arábia Saudita”, comentou Oaekes sobre a estreia de Doohan com a Alpine.

“Você tem – e digo isso de uma forma legal porque ele é extremamente talentoso – Kimi [Antonelli] com o tipo de pressão em Monza. Mas acho que no final das contas Jack tem que encarar as coisas como elas são. Acho que ele é profissional o suficiente para lidar com isso. Acho também que, uma vez que você entra no fim de semana com TL1 e Tl2, você pode se preparar para isso também.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo