AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

F2: Aron fatura vitória no Catar, enquanto Bortoleto é punido

Após punição, Bortoleto perde vitória. Decisão do título acontecerá em Abu Dhabi, com brasileiro e Hadjar separados por apenas meio ponto

Neste domingo (01) Paul Aron faturou a sua primeira vitória na Fórmula 2, com a Hitech, após começar a prova no Circuito de Lusail na liderança, faturando a pole na sexta-feira. No entanto, foi Gabriel Bortoleto que cruzou a linha de chegada na primeira posição, mas por conta de uma penalidade de cinco segundos, o brasileiro foi empurrado para a terceira posição.

Embora Aron tenha perdido a liderança da prova para o piloto brasileiro logo na largada, ele fez uma prova segura atrás do piloto da Invicta, ao longo de todas as voltas da prova. Algo que foi essencial para ele conseguir a sua primeira vitória na categoria.

Do lado de Bortoleto, o piloto brasileiro foi punido por conta de uma infração na entrada dos boxes. O resultado beneficiou Isack Hadjar, já que os pilotos seguem para Abu Dhabi separados por apenas 0,5 pontos.

No duelo inicial, Dino Beganovic, conseguiu tangenciar melhor na curva 1, para faturar a terceira posição na briga com Victor Martins.

Nas próximas voltas, Maini enfrentou um começo complicado e na quarta volta, caiu de sétimo para a décima primeira posição. A prova foi marcada por alguns confrontos nas voltas seguintes.

Na liderança, Bortoleto administrava a sua prova, com 1s2 de vantagem para Aron na sexta volta. Os dois pilotos se isolaram, construindo uma distância de mais de três segundos para Beganovic, que tinha problemas para gerir os seus pneus médios.

Jak Crawford foi o primeiro dos pilotos a realizar a sua parada obrigatória. Pouco depois foi a vez do sueco, fazer a sua troca de pneus, assim como Aron, Martins, Richard Verschoor e Andrea Kimi Antonelli.

No entanto, não demorou muito para a corrida ser neutralizada, pois a presença do Safety Car Virtual se fez presente, após Antonelli sair na brita. O piloto italiano reclamou de uma quebra, após colidir com Verschoor no pit-lane, enquanto o piloto da MP Motorsport lidou com um furo. O holandês mais tarde foi punido com 10 segundos pela liberação insegura.

O momento do VSC foi decisivo na prova de Bortoleto, pois comprometeu a sua entrada nos boxes. O brasileiro cruzou a linha de entrada do pit-lane, retornando para a pista, pois foi orientado pela equipe para abortar a sua troca de pneus, por conta dessa movimentação ele recebeu 5 segundos de posição.

Nas últimas voltas, Bortoleto fez o possível para se distanciar de Hadjar, mas não deu certo e com isso, o duelo entre os competidores vai ainda mais acirrado para Abu Dhabi.

Com o Safety Car em pista, Bortoleto então foi realizar a sua parada, mantendo a liderança da corrida, mas foi logo depois que a punição surgiu, por não seguir as orientações do diretor de corrida. Bortoleto foi devolvido para a pista em sétimo, aguardando que os outros pilotos que estavam em uma estratégia diferente realizassem as suas paradas.

Era o caso de Bearman (que liderava), Joshua Duerksen, Maini, Max Esteson, Luke Browning e Josep María Martí. Na décima terceira volta, o piloto paraguaio desafiou Bearman, buscando assumir a liderança da corria.

Pouco depois o Safety Car retornou ao traçado, dessa vez por conta de uma colisão entre Crawford e Rafael Villagómez, que se chocaram na curva 6. O primeiro foi forçado a abandonar a prova, por conta de um problema na suspensão, enquanto o outro ficou parado na pista.

O ritmo normal da prova foi retomado na volta 17, com os confrontos se intensificando na pista. Como foi o caso de Bortoleto, Aron e Hadjar que lutavam para abrir caminho no grid, duelando com Esterson e Martí.

Por conta das intervenções do Safety Car a proa foi encerrada por tempo e não pelas voltas programadas.

Bearman ainda precisava fazer a sua parada e foi construindo uma vantagem de mais de 4 segundos para o segundo colocado. Duerksen retornou ao segundo lugar e foi o desafiante dos líderes, travou uma batalha de várias voltas com Bortoleto. Foi apenas quando faltavam três minutos para o final da prova, que Bearman e Duerksen se lançaram aos boxes, permitindo que Bortoleto mais uma vez liderasse a prova.

O brasileiro tentou se livrar de Hadjar, para não permitir que o francês terminasse a corrida na segunda posição, mas a tática não deu certo, pois não foi possível criar os cinco segundo de diferença para o seu principal adversário do grid.

A punição foi aplicada ao final da prova.

Hadjar ainda enfrentou um duelo com Goethe, mas ficou com a quarta posição, seguido por Beganovic. Christian Mansell faturou a sexta posição, fechando à frente de Amaury Cordeel. John Benett que realizou a sua primeira prova com a Van Amersfoort Racing foi o oitavo, acompanhado por Maloney e Ritomo Miyata que fecharam a prova nos pontos.

Após a conclusão da prova, dois pilotos foram punidos no pós-corrida. O primeiro deles foi Crawford, que foi penalizado em tempo, pela batida com Villagómes. Como Crawford não terminou a corrida, a punição de 10 segundos é convertida em uma penalidade que resulta a perde de cinco posições no grid na próxima prova.

Verschoor também teve uma punição por tempo, sendo um stop/go que foi convertida em uma penalidade de 30 segundos, com o holandês caindo para a 17ª posição.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo