365 Dias
Tendência

O trágico GP da África do Sul de 1977

Série 365: O trágico GP da África do Sul de 1977 – 01ª Temporada: dia 288 de 365 dias. Por: Deborah Santos Almeida

Dia 5 de Março de 1977 está marcado como mais um dia triste para a Fórmula 1. Não existe uma palavra boa para descrever o momento assustador que aconteceu no Grande Prêmio da África do Sul quando o britânico Tom Pryce acabou matando o fiscal sul-africano Frederik Jansen van Vuuren.

A época em que o acidente ocorreu a segurança tanto em pista quanto para os pilotos ainda era muito discutida e olha que ainda assim levou-se muito tempo para que não existisse movimento na pista enquanto os tratores estivessem operando, mas esse é outro acidente tão doloroso e tão recente ainda…

Renzo Zorzi piloto italiano, que guiava pela Shadow-Ford acabou enfrentando problemas mecânicos com o seu carro, o que acabou evoluindo para um princípio de incêndio, com isso ele necessitou encostar na reta dos boxes e tentava se soltar enquanto labaredas começavam a evoluir pelo carro. Os fiscais vendo as chamas saindo do veículo começaram a avançar em direção ao carro para conte-las com os extintores e foi nesta hora que a tragédia aconteceu. O primeiro fiscal atravessou por pouco, mas Frederik de 19 anos, por poucos centímetros foi acertado pelo carro de Pryce que vinha em alta velocidade e não tinha visibilidade para evitar o acidente.

O acidente teve um efeito cascata se podemos nos referir assim, Pryce também acabou falecendo devido a força que o extintor de incêndio acertou a sua cabeça, o seu carro seguiu acelerando em alta velocidade até o final da reta, onde acabou saindo da pista e bateu no moro, voltando para o meio do traçado e acertando Jacques Laffite.

O corpo de Frederik foi identificado quando o diretor de prova convocou a equipe de fiscalização para identificar quem estava faltando, tamanha a desconfiguração que aconteceu com o copo do jovem.

Quando a corrida acabou com Niki Lauda recebendo a bandeira quadriculada, ninguém tinha vontade de comemorar pois todos sabiam que a poucos metros, existiam restos humanos espalhados pelo asfalto.

*Por opção do editor não colocamos imagens do acidente por serem fortes demais!!!

lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

6 Comentários

  1. O extintor atingiu Pryce e também o santantonio do Shadow, que foi arrancado caindo na pista: acabou enroscado no assoalho do carro de… Niki Lauda, o vencedor da prova, acredite se quiser! https:/uploads.disquscdn.com/images/d8bb9b231f3fa6ab629bdf8ad9a4453b55df52ddeb4343bf5f9b5b413d34f2b7.jpg

  2. Tem vídeo do momento do acidente. Realmente não tem como mostrar as imagens …

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo