O protesto que a Red Bull abriu nesta sexta-feira (03), contra o sistema DAS da Mercedes foi negado pela FIA. A equipe alemã segue podendo utilizá-lo durante a temporada de 2020, mesmo que ele não esteja liberado para o próximo ano.
A equipe austríaca apresentou o protesto se baseando na violação do Regulamento Técnico, se apoiando no artigo 3.8 e o 10.2.3, a FIA não aceitou a contestação.
Christian Horner não negou que a Red Bull pode estar tentando implementar um sistema assim em seus carros, alguns acreditam que não falta muito tempo para. Analisando a situação a equipe pode ter entrado com este protesto para justamente poder se defender caso passe a utilizá-lo em seu carro, necessitando apenas do veredito que atesta a sua legalidade.
“Como conclusão geral, é muito simples concluir que o DAS seria ilegal se não fizesse parte do sistema de direção”, dizia o documento dos comissários. “Portanto, o principal desafio e debate deve ser se ele pode ser considerado parte do sistema de direção. Os comissários decidem que o DAS faz parte do sistema de direção.”
“Portanto, os comissários consideram o DAS uma parte legítima do sistema de direção e, portanto, satisfazem os regulamentos relevantes em relação à suspensão ou influência aerodinâmica”.
BREAKING: Stewards have declared Mercedes’ Dual Axis Steering ‘DAS’ system legal #AustrianGP 🇦🇹 #F1 pic.twitter.com/0MC2B0ogwy
— Formula 1 (@F1) July 3, 2020