AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Novo Pacto de Concórdia é assinado e garante estabilidade até 2030

Acordo firma bases esportivas, técnicas e comerciais da F1 até 2030 e promete uma estrutura mais profissional e eficiente

Nesta sexta-feira (12) a Fórmula 1 em conjunto com a FIA oficializaram a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido para as temporadas de 2026 a 2030, sendo o nono desse tipo e dá um passo importante na profissionalização e no desenvolvimento global do esporte.

Este é o segundo documento referente ao Pacto de Concórdia assinado, sendo o Acordo de Governança, um complemento do Acordo Comercial definido em março deste ano, quando o primeiro evento do calendário aconteceu.

“O nono Pacto de Concórdia, anunciado hoje, marca o início de uma nova era de colaboração entre a FIA e o Grupo Fórmula 1, que trabalharam juntos para escrever o próximo capítulo da história da Fórmula 1, demonstrando respeito mútuo, transparência e objetivos comuns entre as duas organizações. O acordo confirma a participação de todas as equipes do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, incluindo a futura equipe Cadillac de Fórmula 1, até o final da década, e proporciona uma base sólida para a evolução esportiva e técnica do esporte”, disse a FIA através do comunicado emitido para imprensa.

O documento é uma formalidade necessária, para estabelecer os elementos críticos que regem o campeonato, assim como definir a estrutura da votação das reuniões da Comissão da Fórmula 1, as taxas que os inscritos precisam pagar pelo trabalho da FIA, entre outras questões que envolvem a competição.

Neste novo acordo as equipes de Fórmula 1 foram muito claras, cobrando a FIA de uma profissionalização interna, para melhorar a experiência de todos nos próximos anos. A questão tem sido amplamente abordada pelos chefes de equipes e pilotos, por conta das diversas divergências que eles têm lidado nos últimos anos. Apesar da FIA pedir mais dinheiro, a Liberty entende que para aplicar mais, precisava de garantias que será investido na profissionalização dos comissários e fiscais.

“O nono Pácto de Concórdia garante o futuro a longo prazo do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA e tenho orgulho da dedicação investida neste processo. Gostaria de agradecer a Stefano Domenicali e sua equipe pela sólida colaboração, que construiu uma estrutura baseada na justiça, estabilidade e ambição compartilhada. Este acordo nos permite continuar modernizando nossas capacidades regulatórias, tecnológicas e operacionais, incluindo o apoio aos nossos diretores de prova, oficiais e aos milhares de voluntários cuja experiência é fundamental em cada corrida. Estamos garantindo que a Fórmula 1 permaneça na vanguarda da inovação tecnológica, estabelecendo novos padrões no esporte mundial”, afirmou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

A partir de 2026, o processo de votação dentro da Comissão de F1 será simplificado. O número de equipes necessário para aprovar uma decisão por maioria passará de seis para quatro, entre as 11 que compõem o grid — além dos votos da FOM e da FIA. Já a chamada supermaioria agora exigirá o apoio de seis equipes, e não mais oito como antes. A expectativa é que essa revisão torne o sistema mais ágil e ofereça à categoria uma base mais sólida para implementar mudanças importantes quando forem necessárias.

“Hoje é um dia importante para a Fórmula 1. Ao celebrarmos os setenta e cinco anos deste esporte incrível, temos orgulho de escrever o próximo capítulo da nossa longa e fascinante história. Este acordo garante que a Fórmula 1 esteja na melhor posição possível para continuar crescendo em todo o mundo. Gostaria de agradecer ao Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e a todas as equipes pela colaboração e determinação em alcançar os melhores resultados para todo o esporte em nossas negociações. Temos muito do que nos orgulhar, mas também estamos focados nas oportunidades e no potencial empolgante da Fórmula 1 nos próximos anos”, falou o CEO e presidente da Fórmula 1 Stefano Domenicali.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

9 Comentários

  1. I recently tried to App update latest from a verified source and found it super helpful. The Hack menu version provided access to features like Latest APK and Modded app which made the experience much smoother. I also checked for security before installing the Premium Unlocked and everything worked perfectly. Always look for safe APK download sites to ensure reliability and clean installations.

  2. With the rapid evolution of modern digital infrastructure, many companies are shifting their focus toward Financial Technology for Business to improve long‑term performance and ensure seamless scalability. At the same time, growing security concerns have increased the demand for Cybersecurity & VPN Solutions, especially as more organizations move their operations online. Meanwhile, the rise of Business Tools & SaaS Software has empowered professionals to optimize workflows, enhance productivity, and adopt smarter technological strategies suitable for competitive global markets. (7714bb20)

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading