Novo App da F1! A saga da Liberty em querer acertar em tudo, porém, às vezes ela erra • BP • Boletim do Paddock

Novo App da F1! A saga da Liberty em querer acertar em tudo, porém, às vezes ela erra

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

A Fórmula 1 atualizou o seu aplicativo no dia 7 de setembro, uma semana antes do início do Grande Prêmio de Cingapura. O logo que já havia sido alterado pela Liberty Media já estampava a cara do app desde o começo da temporada, mas o layout seguia o mesmo de dois anos atrás. No entanto as mudanças para os treinos livres, classificação e corrida eram ainda uma incógnita e que puderam ser testados na prática na manhã do dia 14 na primeira sessão do TL1.

Novo App F1

O novo aplicativo ganhou o vermelho vivo da Fórmula 1 e a ficha de pilotos me remete muito a um jogo de videogame, na verdade realmente parece que você está imergindo em um jogo da categoria no seu smartphone.

Mas a ideia deste texto é abordar as mudanças que impactam no jeito como assistimos a categoria e buscamos com a utilização do app ficar mais imersos e onde alguns gráficos e iconografias não ficaram muito claras. Sim, é normal sentir estranheza em um primeiro momento, mas em minha defesa eu não fui a única a ficar revoltada com o que fizeram com o app. Ser cheio de firulas não quer dizer que seja a melhor opção.

A primeira crítica vai com relação à cor, mesmo no momento em que somos direcionados para a tela da live, o vermelho vivo está presente em uma ”grande” área no cabeçalho do app. Essa cor é muito cansativa aos olhos e chega a incomodar ali presente por todo o momento que a gente se submete a utilizá-lo.

No app antigo, uns dez minutos antes da sessão começar, quando ele era aberto, um alerta para se juntar à sessão era enviado para o usuário e desta forma era prático participar dela. Porém, caso o app fosse fechado, era bem intuitivo voltar para a live, em poucos cliques a tela deslizava para cima e era possível acompanhá-la novamente.

Na nova versão (pelo menos no que foi observado hoje), ela só ficou ativa no momento em que os boxes foram liberados, o que acaba prejudicando na visualização daqueles primeiros pilotos que seguem para a pista. Outro problema é que estes mesmos pilotos demoram para ser sinalizados e quando você se dá conta já tem um monte de gente dando as suas voltas até suas posições serem atualizadas.

Os pneus que cada um está utilizando também levam um tempo para aparecer e não fica claro o número de voltas na pista dado por cada um dos pilotos e desta forma é necessário o auxílio do site da categoria para dar um parâmetro melhor.

Sobre os pneus, no modelo antigo, quando os pilotos deixavam os boxes para as suas voltas de instalação, o pneu era todo preenchido indicando que ele era novo. Assim que os pilotos entravam com ele nos boxes e saíam para a execução de mais voltas, o ícone era sinalizado com o meio vazio para indicar que ele já havia sido usado.

No novo isto não acontece e os compostos aparecem apenas com os seus símbolos sem nada preenchido e ao lado carregam apenas os seus nomes. Quando os pilotos entram nos boxes não tem como saber se eles retornaram com o mesmo composto ou se é um modelo novo da mesma composição. A visualização piora ainda na alteração dos pneus, pois não é possível visualizar se realmente houve a troca do composto. Apenas aparece quantas vezes o piloto foi ao pit e cada vez que ele se encaminha para um novo stint daquele mesmo composto passa a ser contado.

O app também perdeu a mobilidade de mudança entre as telas e as diferentes configurações de informações que podiam ser escolhidas. Antes bastava deslizar o dedo para ter o alcance da tela ao lado e agora é necessário arrastar a parte superior e clicar nela para que a mudança seja feita. O que não é nada prático quando ele é usado para escrever textos e não apenas para consultar uma única informação.

A visualização também ficou péssima, ficamos limitados ao tempo de apenas 10 pilotos e para ver os outros tempos é necessário correr a tela. No antigo o tempo dos 20 pilotos eram visualizados de uma vez só e se você quisesse ter acesso ao mapa da posição do piloto na pista, bastava rolar a barra para cima que a informação aparecia. Nela também continha a temperatura da pista e ambiente, além da umidade.

Os pilotos agora só têm a sua posição indicada se estão dando voltas na pista, do contrário um triângulo com a ponta voltada para o lado direito fica localizado ao lado esquerdo do seu nome indicando que ele está nos boxes. Se o mesmo está na área do pit-lane a ponta do triangulo é invertida e para dar a indicação de saída. Qualquer esbarrão acidental no passeio pelas informações pode ”colocar” um piloto aleatório como o primeiro da tabela e o usuário só se dar conta que o indivíduo não era o primeiro, mas sim o quinto, quando ele estiver na pista.

A conexão é uma lástima e por diversas vezes o aplicativo fica ”sem sinal”, deixando de atualizar mesmo com uma internet boa e quando volta a ficar online as informações carregam de forma completamente desordenada. Não importa se está conectado em uma rede WI-FI ou 4G. Quando a conexão é perdida não adianta reiniciar o telefone, fechar e abri-lo ou colocar o telefone no modo avião e retornar a rede segundos depois, nada funciona. O que muito me admira é essa corrente de problemas só ter sido descoberta hoje.

O antigo não era perfeito, algumas vezes a conexão também se perdia e a parte dos comentários e rádios às vezes não funcionava, mas por vezes era tão rápido que assim que ele voltava estava tudo perfeitamente normalizado, sem falar que o próprio site supria a falta de informação.

lll Parte Visual Melhorada

Agora existem mais alertas a entrada e saída do pit-lane dos carros também é sinalizada com algumas piscadas na tela, mas depende de qual parte da tela você estar visualizando a informação. Além disso o alerta de bandeiras amarela ou vermelha é sinalizado tanto na parte superior quanto inferior do aplicativo e já carrega a curva em que o incidente ocorreu.

Na barra inferior tanto a temperatura, quanto informações como umidade ficam se atualizado sempre e em rotação para mostrar de forma mais precisa e dinâmica. Ao clicar nesta mesma barra é possível acessar os rádios e visualizar as bandeiras, assim como o reestabelecimento da normalidade na pista.

Estas funções são bem interessantes já que no app antigo elas ficavam ao rolar de tela e faziam parte do ”Live Commentary”, onde além de conter os áudios dos rádios dos pilotos, alguns tuites selecionados eram possíveis de serem visualizados, assim como comentários sobre alguns pilotos, descrição das punições e curvas onde incidentes haviam ocorrido.

lll Meu Veredito

Algumas coisas como a falta das informações sobre os pneus ou um melhor agrupamento de informações me incomoda muito, até porque o aplicativo não faz parte do meu lazer e sim afeta na forma como eu produzo os meus textos. Com a falta de praticidade eu posso perder tanto detalhes da transmissão como momentos no próprio aplicativo. Fica um pouco mais complicado dizer se a troca do compostos foi realizada por um novo ou não, já que é impossível guardar detalhes dos pilotos individualmente em um grid com 20 em que muitas vezes as estratégias são completamente diferentes.

Tirar print? Bom encher o telefone com esses prints não vão resolver muita coisa, já que postar o texto muito tempo depois acaba comprometendo o número de acessos e visualizações e teoricamente o app era para facilitar né?

https:/twitter.com/DehFlowers/status/1040521673508831234

Utilizar o aplicativo deitado limita mais a visualização e a experiência e por mais vezes é necessário rolar a tela para se chegar no último colocado.

Alguns recursos visuais são ótimos como ter mais acesso aos rádios e posição dos pilotos quando algum incidente ocorre e este deveria ser sim mantido. No entanto alterar o vermelho do cabeçalho é uma boa opção até porque tem muita gente que fica com ele aberto por toda a transmissão como eu disse acima.

Eu preferiria que a distribuição de informações ou configuração dos recursos que a gente quer ter em mãos pudesse ser modificada para se adaptar a cada necessidade. Falta precisão nas informações, além de uma melhor estabilidade de conexão e ser mais intuitivo, com um melhor agrupamento.

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.