A Fórmula 1 anunciou nesta quinta-feira (08) um novo acordo com Zandvoort, a pista permanecerá no calendário ao menos até 2025.
O novo acordo adiciona mais duas provas ao contrato original de três anos. A Fórmula 1 voltou a disputar o GP da Holanda, aproveitando o interesse pela categoria gerado por Max Verstappen e sua performance. A prova retornou ao calendário um ano depois do planejado por conta da pandemia de Covid-19, mas o evento pode ser realizado pela primeira vez desde 1985.
Os fãs holandeses que antes se deslocavam para a Bélgica para acompanhar uma prova, passaram a ocupar o circuito de Zandvoort. Na próxima temporada os fãs poderão celebrar a entrada de um segundo holandês na categoria, pois Nyck de Vries guiará pela AlphaTauri.
Em 2023 a prova será disputada após o encerramento das férias de verão, marcando o retorno da disputa pelo campeonato.
A renovação do contrato não foi tão longa, assim como tem ocorrido com outras pistas do calendário que são mais rentáveis para a categoria. O GP da Holanda é visto como uma corrida popular por conta da atuação de Verstappen, mas existem provas bem mais lucrativas para a F1, que vão muito além da venda dos ingressos.
O circuito foi elogiado por conta dos seus esforços voltados à sustentabilidade, que são vistos como algo importante para a Fórmula 1 que mira em tornar Carbono Zero até 2030.
“O Grande Prêmio da Holanda rapidamente se estabeleceu no calendário como favorito dos fãs, trazendo uma energia incrível e uma ótima experiência para os fãs todos os anos”, disse Stefano Domenicali.
“Os eventos com esgotamento [de ingressos] nos últimos anos elevaram o nível em termos de organização, entretenimento e sustentabilidade, e estamos muito satisfeitos em estender nosso relacionamento com eles. Há uma grande demanda para sediar as corridas de F1, por isso é uma prova do que a equipe fez para confirmar Zandvoort no calendário até 2025 e mal podemos esperar para voltar no próximo verão”, afirma o presidente e CEO da F1.
BREAKING: The Dutch Grand Prix will continue in Zandvoort until at least 2025! 🇳🇱#F1 #DutchGP pic.twitter.com/vp9gqImH65
— Formula 1 (@F1) December 8, 2022