A Fórmula 1 retorna neste sábado (28) para realizar a última verificação dos carros, antes do duelo da classificação. A dupla da McLaren mais uma vez comandou a sessão, com Lando Norris puxando a dobradinha com o tempo de 1m04s324.
O britânico iniciou o fim de semana como o favorito para a pole, mas deve travar um duelo intenso com o seu companheiro de equipe, quando observamos a diferença de 0s118 entre eles no TL3. Norris ficou devendo em algumas classificações neste ano, enquanto Oscar Piastri acabou se destacando em várias sessões anteriores.
A tabela desta sessão chama a atenção, por conta da proximidade entre vários companheiros de equipe. No entanto Max Verstappen fez questão de correr sozinho, posicionando a Red Bull no terceiro lugar com a marca de 1m04s534, logo atrás da dupla da McLaren.
Charles Leclerc foi o quarto colocado, separado por 0s250 do líder, com Lewis Hamilton na quinta posição. George Russell e Andrea Kimi Antonelli foram o sexto e sétimo colocados, respectivamente. A dupla de pilotos da Mercedes testou a volta rápida bem antes que uma parcela do grid.
Lance Stroll foi o oitavo colocado com a Aston Martin, enquanto Yuki Tsunoda conseguiu se manter entre os dez primeiros colocados. Gabriel Bortoleto fechou a sessão em décimo, pela terceira atividade consecutiva se mantendo no top-10.
A Fórmula 1 retorna mais uma vez neste sábado, às 11h (pelo horário de Brasília) para a disputa da classificação e definição do grid do GP da Áustria.
Saiba como foi o TL3 do GP da Áustria
O segundo dia de atividades da Fórmula 1, é esperado um clima mais quente. Quando a sessão iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 24 °C, com 33 °C no ambiente.
A McLaren tem o posto de favorita para o evento, mas a Red Bull acredita que a única atualização que implementaram no carro para o evento, pode colaborar para a equipe se aproximar da McLaren. Max Verstappen ressaltou que era necessário realizar alguns ajustes no carro para o sábado, para melhorar o ritmo.
A sexta-feira foi marcada pela boa performance de Gabriel Bortoleto, onde o brasileiro mostrou que as atualizações que a Sauber levou para a Áustria, aperfeiçoaram o carro. Essa tem sido a luta da equipe, para suavizar esse restante de temporada, tanto para Bortoleto, como para Nico Hülkenberg.
A sessão começou de forma mais preguiçosa, com a dupla da Aston Martin fazendo o processo de preparação dos pneus médios e duros para a corrida. Por outro lado, Max Verstappen anotou rapidamente o primeiro tempo do dia, na casa de 1m06s131, usando os pneus de faixa branca.
Embora alguns competidores estivessem na pista, a sessão começou de forma bem preguiçosa, com apenas três pilotos insistindo para ficar na pista, como foi o caso de Verstappen, Gasly e Colapinto. Depois das preparações dos pneus, a dupla de pilotos da Aston Martin “encostou” mais uma vez nos boxes. O neerlandês evoluiu a sua marca para 1m05s818, para permanecer na liderança.
Quando ocorreu a liberação de Lewis Hamilton, a Ferrari optou pela utilização dos pneus macios logo de cara. A escolha também era válida para a dupla da Haas. Restando 43 minutos para o final, Lando Norris surgiu na liderança, obtendo o tempo de 1m05s412, com os pneus macios, superando o 1m05s568 de Verstappen.
Neste momento da sessão, após 20 minutos, os dez primeiros eram: Norris, Tsunoda, Verstappen, Piastri, Bearman, Stroll, Alonso, Hamilton, Bortoleto e Ocon. Hamilton perdeu o carro na curva 1, cometendo um erro semelhante ao de Colapinto. Os pilotos testavam os ajustes realizados de um dia para o outro, antes de disputar a sessão classificatória.
Norris permanecia na ponta, sendo o primeiro piloto que atingiu o tempo de 1m04s888. Bortoleto surgiu na sexta posição com 1m05s600, acompanhado por Hülkenberg contra 1m05s648 – ambos usando pneus macios. Poucos pilotos como Gasly, Lawson, Stroll, Alonso, Hadjar e Colapinto faziam o seu programa com os pneus macios, Verstappen permaneceu com os compostos duros, enquanto o restante do grid fazia o TL3 com os pneus macios.
A Ferrari estava priorizando o ritmo nas curvas de alta, enquanto a Mercedes ganhava performance nas retas. Hamilton era o segundo colocado, com Russell na terceira posição, enquanto Leclerc era o quinto colocado. Os pilotos ainda buscavam corrigir alguns detalhes em sua volta, enquanto exploravam o ritmo de corrida. Verstappen, por sua vez, estava tentando melhorar o problema do carro continuar saindo de frente, principalmente quando entrava em algumas curvas do circuito.
Restando 22 minutos para o final, Norris, Russell e Antonelli retornaram para a pista com os pneus macios. Nos testes de classificação, Russell estabeleceu o tempo de 1m05s018, contra 1m05s053, permitindo que os pilotos da Mercedes ficassem juntos na tabela.
Norris tentou fazer a volta rápida, mas cometeu um erro logo na abertura dela, quando errou a curva 1. Dessa forma o competidor precisou se preparar mais uma vez, para tentar o giro rápido com o jogo de pneus macios novos que contava para o final do TL3.
Aos poucos outros pilotos faziam a mesma movimentação de instalar pneus macios novos, para a simulação de classificação. Norris então conseguiu atingir o tempo de 1m04s324, aperfeiçoando a sua marca. Instantes depois foi a vez de Bortoleto sair da décima quinta posição, para ocupar outra vez o sexto lugar, com a 1m05s182.
Para finalizar a sessão, Piastri atingiu o ritmo de Norris, com o tempo de 1m04s442. Leclerc também conseguiu atingir a marca de 1m04s574. Verstappen se encaixou logo atrás da dupla da McLaren, com 1m04s534, empurrando a Leclerc para a quarta posição. Lewis Hamilton era o quinto, com a dupla da Mercedes em sexto e sétimo, com Russell e Antonelli, respectivamente.
Próximo ao final da sessão, as duplas de pilotos estavam bem próximas na tabela, as maiores exceções aconteciam entre a dupla da Red Bull, Aston Martin e Racing Bulls.
Por fim, a dupla da Red Bull cometeu erros, rodando no circuito, para marcar o encerramento da sessão.
A McLaren aproveitou o final da atividade para fazer uma avaliação aerodinâmica do carro, espalhando o flow-vis em parte da asa dianteira e retrovisor.
FP3 CLASSIFICATION
Norris heads a McLaren 1-2
#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/9yrZ2T1Dm4
— Formula 1 (@F1) June 28, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.