AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Norris lidera TL3 na Áustria e acirra disputa interna na McLaren antes da classificação

Dupla da McLaren se destaca em mais uma sessão de treinos livres e partem para a classificação como os favoritos para conquistar a pole

A Fórmula 1 retorna neste sábado (28) para realizar a última verificação dos carros, antes do duelo da classificação. A dupla da McLaren mais uma vez comandou a sessão, com Lando Norris puxando a dobradinha com o tempo de 1m04s324.

O britânico iniciou o fim de semana como o favorito para a pole, mas deve travar um duelo intenso com o seu companheiro de equipe, quando observamos a diferença de 0s118 entre eles no TL3. Norris ficou devendo em algumas classificações neste ano, enquanto Oscar Piastri acabou se destacando em várias sessões anteriores.

A tabela desta sessão chama a atenção, por conta da proximidade entre vários companheiros de equipe. No entanto Max Verstappen fez questão de correr sozinho, posicionando a Red Bull no terceiro lugar com a marca de 1m04s534, logo atrás da dupla da McLaren.

Charles Leclerc foi o quarto colocado, separado por 0s250 do líder, com Lewis Hamilton na quinta posição. George Russell e Andrea Kimi Antonelli foram o sexto e sétimo colocados, respectivamente. A dupla de pilotos da Mercedes testou a volta rápida bem antes que uma parcela do grid.

Lance Stroll foi o oitavo colocado com a Aston Martin, enquanto Yuki Tsunoda conseguiu se manter entre os dez primeiros colocados. Gabriel Bortoleto fechou a sessão em décimo, pela terceira atividade consecutiva se mantendo no top-10.

A Fórmula 1 retorna mais uma vez neste sábado, às 11h (pelo horário de Brasília) para a disputa da classificação e definição do grid do GP da Áustria.

Saiba como foi o TL3 do GP da Áustria

O segundo dia de atividades da Fórmula 1, é esperado um clima mais quente. Quando a sessão iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 24 °C, com 33 °C no ambiente.

A McLaren tem o posto de favorita para o evento, mas a Red Bull acredita que a única atualização que implementaram no carro para o evento, pode colaborar para a equipe se aproximar da McLaren. Max Verstappen ressaltou que era necessário realizar alguns ajustes no carro para o sábado, para melhorar o ritmo.

A sexta-feira foi marcada pela boa performance de Gabriel Bortoleto, onde o brasileiro mostrou que as atualizações que a Sauber levou para a Áustria, aperfeiçoaram o carro. Essa tem sido a luta da equipe, para suavizar esse restante de temporada, tanto para Bortoleto, como para Nico Hülkenberg.

A sessão começou de forma mais preguiçosa, com a dupla da Aston Martin fazendo o processo de preparação dos pneus médios e duros para a corrida. Por outro lado, Max Verstappen anotou rapidamente o primeiro tempo do dia, na casa de 1m06s131, usando os pneus de faixa branca.

Embora alguns competidores estivessem na pista, a sessão começou de forma bem preguiçosa, com apenas três pilotos insistindo para ficar na pista, como foi o caso de Verstappen, Gasly e Colapinto. Depois das preparações dos pneus, a dupla de pilotos da Aston Martin “encostou” mais uma vez nos boxes. O neerlandês evoluiu a sua marca para 1m05s818, para permanecer na liderança.

Quando ocorreu a liberação de Lewis Hamilton, a Ferrari optou pela utilização dos pneus macios logo de cara. A escolha também era válida para a dupla da Haas. Restando 43 minutos para o final, Lando Norris surgiu na liderança, obtendo o tempo de 1m05s412, com os pneus macios, superando o 1m05s568 de Verstappen.

Neste momento da sessão, após 20 minutos, os dez primeiros eram: Norris, Tsunoda, Verstappen, Piastri, Bearman, Stroll, Alonso, Hamilton, Bortoleto e Ocon. Hamilton perdeu o carro na curva 1, cometendo um erro semelhante ao de Colapinto. Os pilotos testavam os ajustes realizados de um dia para o outro, antes de disputar a sessão classificatória.

Norris permanecia na ponta, sendo o primeiro piloto que atingiu o tempo de 1m04s888. Bortoleto surgiu na sexta posição com 1m05s600, acompanhado por Hülkenberg contra 1m05s648 – ambos usando pneus macios. Poucos pilotos como Gasly, Lawson, Stroll, Alonso, Hadjar e Colapinto faziam o seu programa com os pneus macios, Verstappen permaneceu com os compostos duros, enquanto o restante do grid fazia o TL3 com os pneus macios.

A Ferrari estava priorizando o ritmo nas curvas de alta, enquanto a Mercedes ganhava performance nas retas. Hamilton era o segundo colocado, com Russell na terceira posição, enquanto Leclerc era o quinto colocado. Os pilotos ainda buscavam corrigir alguns detalhes em sua volta, enquanto exploravam o ritmo de corrida. Verstappen, por sua vez, estava tentando melhorar o problema do carro continuar saindo de frente, principalmente quando entrava em algumas curvas do circuito.

Restando 22 minutos para o final, Norris, Russell e Antonelli retornaram para a pista com os pneus macios. Nos testes de classificação, Russell estabeleceu o tempo de 1m05s018, contra 1m05s053, permitindo que os pilotos da Mercedes ficassem juntos na tabela.

Norris tentou fazer a volta rápida, mas cometeu um erro logo na abertura dela, quando errou a curva 1. Dessa forma o competidor precisou se preparar mais uma vez, para tentar o giro rápido com o jogo de pneus macios novos que contava para o final do TL3.

Aos poucos outros pilotos faziam a mesma movimentação de instalar pneus macios novos, para a simulação de classificação. Norris então conseguiu atingir o tempo de 1m04s324, aperfeiçoando a sua marca. Instantes depois foi a vez de Bortoleto sair da décima quinta posição, para ocupar outra vez o sexto lugar, com a 1m05s182.

Para finalizar a sessão, Piastri atingiu o ritmo de Norris, com o tempo de 1m04s442. Leclerc também conseguiu atingir a marca de 1m04s574. Verstappen se encaixou logo atrás da dupla da McLaren, com 1m04s534, empurrando a Leclerc para a quarta posição. Lewis Hamilton era o quinto, com a dupla da Mercedes em sexto e sétimo, com Russell e Antonelli, respectivamente.

Próximo ao final da sessão, as duplas de pilotos estavam bem próximas na tabela, as maiores exceções aconteciam entre a dupla da Red Bull, Aston Martin e Racing Bulls.

Por fim, a dupla da Red Bull cometeu erros, rodando no circuito, para marcar o encerramento da sessão.

A McLaren aproveitou o final da atividade para fazer uma avaliação aerodinâmica do carro, espalhando o flow-vis em parte da asa dianteira e retrovisor.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo