O segundo treino livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi reforçou o domínio da McLaren, com Lando Norris liderando a sessão à frente do companheiro de equipe Oscar Piastri e do piloto da Haas, Nico Hulkenberg. A sessão serviu como a primeira oportunidade real para os pilotos de 2024 se ajustarem à pista de Yas Marina nas condições que devem prevalecer durante a corrida de domingo.
Saiba como foi o TL2 do GP da Inglaterra
Após o TL1 ter sido marcado pela participação de seis novatos, Piastri, Carlos Sainz, Max Verstappen, Lance Stroll, Yuki Tsunoda e Alex Albon voltaram à pista para um treino mais representativo da prova de 58 voltas. O sol começava a se pôr sobre Abu Dhabi, proporcionando temperaturas mais estáveis para testes de ritmo e simulações de classificação.
A McLaren mostrou força desde os primeiros minutos, com Norris estabelecendo uma marca inicial de 1m25s020 no composto médio. Charles Leclerc, que enfrentará uma penalidade de 10 posições no grid devido à necessidade de um novo Energy Store, e Sainz seguiram logo atrás, tentando reduzir a diferença para os líderes.
Ao longo da sessão, a disputa entre Ferrari e McLaren se manteve acirrada. Norris manteve a liderança da tabela de tempos, enquanto Piastri e Leclerc lutavam por posições intermediárias. Verstappen sofreu com dificuldades na pista, chegando a bater nas zebras, enquanto Jack Doohan, estreante completo da Alpine, teve algumas voltas comprometidas por travadas nos pneus.
Nos minutos finais, com a pista mais quente e condições ideais para voltas rápidas, Norris garantiu o melhor tempo da sessão: 1m23s517, à frente de Piastri e Hulkenberg, que conquistou um impressionante terceiro lugar. Sainz terminou em quarto, superando Lewis Hamilton, que se despede da Mercedes neste fim de semana, com Leclerc em sexto. Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Albon e Tsunoda completaram o top 10.
Entre os demais destaques, Liam Lawson ficou em 11º, seguido de Pierre Gasly e George Russell, que não encontrou seu ritmo. Os Red Bulls tiveram um dia complicado: Sergio Perez terminou em 14º, enquanto Verstappen não conseguiu mais do que a 17ª posição devido a problemas no eixo dianteiro. Zhou Guanyu e Fernando Alonso completaram a parte intermediária do grid, enquanto Lance Stroll, Jack Doohan e Franco Colapinto fecharam a classificação.
Com muitos dados para analisar, as equipes se preparam agora para o TL3, marcado para começar às 14h30, horário local, que será decisivo para os ajustes finais antes da classificação de Abu Dhabi.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.