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Norris finaliza segundo dia de testes dos pneus de chuva para 2026 em Paul Ricard

Em uma atividade de dois dias, a Pirelli dedicou a sessão à coleta de dados para o desenvolvimento dos pneus de chuva previstos para 2026

Nesta quinta-feira (30) foi a vez de Lando Norris assumir o volante do MCL30, para a realização dos testes de pneus de chuva da Pirelli para 2026.

A McLaren contribui com a fornecedora de pneus durante o primeiro teste realizado em 2025. A atividade foi dividida em dois dias, com Oscar Piastri guiando o equipamento para o time de Woking na primeira sessão.

No entanto, as avaliações realizadas em Paul Ricard foram acometidas pelo frio, Piastri lidou com temperaturas de -2°C.

No segundo dia, Lando Norris também contribuiu para a coleta de dados dos pneus de chuva, mas desta vez do composto destinado para chuva intermediária. Embora a Fórmula 1 ainda vá trabalhar com os pneus de 18 polegadas, os compostos sofreram uma mudança no perfil tanto do eixo traseiro como o dianteiro.

Norris atingiu a marca de 123 voltas, semelhante à quilometragem obtida pelo seu companheiro de equipe (120 giros). O melhor tempo obtido pelo britânico esteve na casa de 1m07s956.

Juntos os dois competidores completaram 840 km, onde toda a atividade foi realizada em pista molhada. Mesmo com as condições climáticas variando de um dia para o outro, a Pirelli fez uso do sistema de irrigação artificial, para deixar a pista em condições mais uniformes para a realização da coleta de dados.

“A primeira sessão de testes de 2025 provou ser muito útil”, comentou Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli. “Ao testar pneus para chuva, não é fácil reproduzir consistentemente as mesmas condições de pista para obter dados confiáveis, mas nos últimos dois dias conseguimos adquirir muitas informações que serão vitais quando se trata de definir os novos pneus intermediários e extremos para chuva.”

LEIA MAIS: McLaren e Pirelli testam pneus de chuva para 2026 no Circuito de Paul Ricard

Antes do início do campeonato, a Pirelli está aproveitando esse momento para realizar alguns testes, se preparando para 2026, quando a categoria terá um novo motor e por consequência, um carro que também sofrerá alterações, em busca de manter a competitividade.

“Será um começo de temporada muito movimentado para os nossos engenheiros que trabalham no desenvolvimento: depois deste teste em Paul Ricard, temos mais duas sessões de testes nas próximas duas semanas. Ambas serão na Espanha e se concentrarão em pneus para pista seca.”

Na próxima semana, o cronograma terá Ferrari e McLaren em Barcelona. Os testes continuam na segunda semana de fevereiro, com Alpine, McLaren e Mercedes em pista.

“Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a McLaren e a Ferrari estarão na pista no circuito Barcelona-Catalunha e, depois, nos dias 12 e 13 em Jerez de la Frontera, a Alpine trabalhará conosco nos dois dias, enquanto a McLaren e a Mercedes farão um dia cada”, explica Isola.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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