A Ford anunciou oficialmente seu retorno à classe principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), garantindo a sua participação no Hypercar a partir de 2027. A revelação foi feita por Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company, durante o evento anual de lançamento da temporada da Ford Performance, realizado em Charlotte, Carolina do Norte.
A montadora norte-americana se junta a um grid repleto de grandes nomes, como Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Genesis, Peugeot, Porsche e Toyota, reforçando a competitividade da categoria e prometendo duelos históricos nas pistas.
“Estamos entrando em uma nova era de desempenho e corrida na Ford”, comentou Bill Ford. “Você pode ver isso pelo que estamos fazendo nas ruas e fora dela. Quando corremos, corremos para vencer. E não há pista ou corrida que signifique mais para nossa história do que Le Mans”
“Foi onde enfrentamos a Ferrari e vencemos na década de 1960. Foi onde retornamos 50 anos depois e chocamos o mundo e vencemos a Ferrari novamente. Estou emocionado por estarmos voltando para Le Mans e competindo no mais alto nível de corrida de resistência. Estamos prontos para desafiar o mundo novamente e ‘ir como o inferno!’”
A Ford Motor Company se comprometeu a competir com um carro LMDh, confirmando que terá uma equipe de fábrica completa na categoria Hypercar.
No entanto, durante a apresentação, a Ford não realizou nenhuma menção de disputa o IMSA.
Este será o primeiro projeto oficial da Ford na classe principal de protótipos em Le Mans desde 1982, quando disputou a prova com o C100 do Grupo C. No entanto, ao longo das décadas, os motores Ford continuaram a marcar presença na categoria, equipando protótipos lendários como os da Riley & Scott e Panoz nos anos 1990 e 2000.
“A Ford tem sido sinônimo de sucesso dentro e fora das pistas por décadas, e estamos muito felizes que a empresa tenha escolhido o Campeonato Mundial de Endurance da FIA para seu mais recente desafio”, reconheceu o CEO da série, Frédéric Lequien. “Ter pelo menos dez grandes marcas automotivas comprometidas com o nível mais alto do campeonato em 2027 é uma prova do momento e crescimento estelares do FIA WEC.”
“É uma notícia maravilhosa receber a Ford de volta ao nível mais alto das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em quase 60 anos”, ecoou Pierre Fillon, presidente do organizador da corrida, o Automobile Club de l’Ouest (ACO). “É uma marca que sempre teve uma afinidade próxima com esta corrida muito especial, e a história mostra que a Ford não compete para terminar em segundo. A renovação de sua famosa rivalidade com a Ferrari é realmente uma perspectiva emocionante.”
“A Ford e as corridas de resistência são uma combinação perfeita, como já foi provado várias vezes”, acrescentou o presidente da Comissão de Resistência da FIA, Richard Mille. “É uma marca com uma longa e orgulhosa herança no automobilismo, e uma paixão pela competição incutida pelo próprio Henry Ford. O retorno da empresa ao mais alto nível da disciplina é uma validação adicional do sucesso e do apelo dos atuais regulamentos do Hypercar. A era de ouro das corridas de resistência está aqui e agora!”
Um legado vitorioso em Le Mans
O envolvimento da Ford com as 24 Horas de Le Mans tem raízes profundas no automobilismo. O célebre embate contra a Ferrari nos anos 1960 marcou época, quando Henry Ford II decidiu acabar com a supremacia da montadora italiana após uma frustrada tentativa de aquisição da montadora italiana. O resultado foi um domínio absoluto da Ford entre 1966 e 1969, conquistando quatro vitórias consecutivas com o icônico GT40, um feito que mais tarde inspirou o filme “Ford vs Ferrari” (2019).
Desde então, a Ford concentrou seus esforços em vitórias de classe, como na divisão LMGTE Pro, onde triunfou em 2016 – no 50º aniversário de sua primeira vitória em Le Mans. Mais recentemente, o Ford Mustang estreou na lendária pista francesa na categoria LMGT3 e alcançou um pódio em 2023. Em janeiro deste ano, o modelo voltou a fazer história ao vencer na classe GTD Pro das 24 Horas de Daytona.
Agora, a Ford se prepara para um novo desafio: retornar ao mais alto nível do endurance mundial. O projeto do Hypercar será liderado pela Ford Performance e promete reacender uma das rivalidades mais icônicas do automobilismo, já que a Ferrari está investindo muito no WEC nas últimas temporadas.
Com essa decisão, a montadora reforça sua presença nas competições internacionais e sinaliza um investimento de peso para competir contra gigantes do setor. O novo protótipo, que será desenvolvido nos próximos anos, terá a missão de recolocar a Ford no topo do endurance mundial e ampliar seu legado de sucesso nas pistas.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.