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Norris encerra sexta-feira de treinos livres na Hungria na liderança; Leclerc bate e atrapalha a sessão

Os times tiveram mais uma vez que focar na coleta de dados, aproveitando as condições de pista para analisar as mudanças que foram implementadas nos carros

As equipes participaram nesta sexta-feira (19) dos treinos livres na Hungria. Lando Norris obteve o melhor tempo do dia, anotando 1m17s788 com os pneus macios, durante um breve uso deste composto para voltas rápidas.

Max Verstappen completou a sessão ocupando o segundo lugar com a Red Bull, separado por 0s243 do piloto da McLaren. A sessão foi bem movimentada, com as equipes trabalhando mais nas voltas em modo de simulação de corrida.

Carlos Sainz representou a Ferrari na terceira posição, registrando 1m18s185 após liderar o TL1. Charles Leclerc ficou no final da tabela de tempos, pois bateu no TL2, provocando uma bandeira vermelha que tirou um pouco de tempo da verificação de todos os times.

Sergio Pérez progrediu com relação a primeira sessão de treinos livres, para ocupar o quarto lugar. A Red Bull dividiu as atualizações, fornecendo as novas peças para Verstappen, enquanto Pérez trabalhava com o carro antigo para efeito de comparação de dados.

George Russell foi o quinto colocado, seguido por Kevin Magnussen que registrou a sua melhor marca para ocupar o sexto lugar. Lewis Hamilton obteve o sétimo lugar com o segundo carro da Mercedes. Daniel Ricciardo representou a Racing Bulls na oitava posição, acompanhado por Alexander Albon da Williams e Fernando Alonso da Aston Martin.

A tabela de tempos ficou bem variada, por conta dos breves testes de volta rápida com os pneus macios. O foco da sessão foi na simulação de corrida, tentando se preparar para a prova que será disputada no domingo. No sábado os times vão investir na simulação de classificação, para obter a melhor posição para a largada, já que uma parte importante do resultado da prova é ligado com esse resultado.

Saiba como foi o TL2 do GP da Hungria

Nico Hülkenberg voltou a guiar o VF-24 depois de emprestar o seu equipamento para Oliver Bearman.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 49 °C, com 32 °C no ambiente. Os competidores mais uma vez focavam na verificação dos pneus médios, a exceção era a dupla da McLaren que foi enviada ao traçado usando os pneus duros.

Os tempos começaram a surgir na tabela, com Sergio Pérez liderando a sessão na casa de 1m18s568, contra 1m18s961 obtido por Lewis Hamilton.

Os pilotos atacavam as zebras para compreender o limite dos equipamentos neste circuito. Após quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Russell, Hamilton, Ricciardo, Sainz, Norris, Albon, Sargeant e Leclerc. Pérez permanecia na liderança, superando Verstappen em 0s156.

Na sequência, o regime de bandeira vermelha foi instaurado, pois Charles Leclerc perdeu o controle do carro entre as curvas 4 e 5. A traseira do carro se perdeu e o competidor rodou pelo traçado, atingindo a barreira de contenção. As rodas do lado esquerdo ficaram quebradas. Os fiscais de pista começaram o processo de remoção do equipamento, antes da pista ser liberada outra vez.

A sessão levou um pouco mais de tempo para ser reestabelecida, pois foi necessário arrumar o guard-rail depois da batida de Leclerc.

O TL2 foi reestabelecido quando restavam apenas 27 minutos para o final da sessão. As equipes liberaram os seus carros com os pneus macios. Zhou escapou da pista e quase atingiu Pérez, mas um acidente foi evitado, já que o piloto mexicano se preparava para abrir a volta rápida.

As marcas começaram a melhorar, Lando Norris passou para a ponta da tabela com a marca de 1m17s788, contra 1m18s185 de Carlos Sainz. Os times aproveitavam esse momento para buscar voltas rápidas, antes de dar continuidade a simulação de corrida.

Enquanto Daniel Ricciardo continuava a coleta de dados para a Racing Bulls, Yuki Tsunoda permanecia preso aos boxes.

Após apenas uma volta rápida com os compostos macios, as equipes focaram na simulação de corrida para dar continuidade a coleta de dados. As equipes voltaram ao uso dos pneus médios, enquanto a McLaren trabalhava com os compostos duros. A temperatura na pista tinha caído cerca de três graus desde o começo da sessão.

Nos últimos dez minutos, a Racing Bulls liberou Tsunoda com os pneus macios, para uma verificação, enquanto os outros competidores estavam focados na simulação de corrida. A equipe não perdeu tempo e também investiu em dados para a corrida, por conta do tempo limitado da sessão após o acidente de Leclerc e o tempo perdido com o piloto japonês nos boxes.

Antes de fechar o treino livre, Norris cometeu um erro na entrada de boxes, quando perdeu um pouco o controle do carro na zebra. O piloto freou com tudo para fazer a sua entrada.

A sessão foi encerrada com a Red Bull apresentando um bom desempenho, em um fim de semana que trouxe várias novidades para a pista. Nenhum piloto bateu o tempo de Norris.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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