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Norris conquista a pole na Áustria com volta dominante; Leclerc surpreende e Verstappen decepciona

McLaren dividirá a primeira fila na Áustria com a Ferrari. A Red Bull não fez uma sessão tão boa como era o esperado, dessa forma Verstappen iniciará a prova da sétima colocação

Como era esperado, a classificação para o GP da Áustria foi bem movimentada. Lando Norris se confirmou como o pole da etapa, com a marca de 1m03s971 obtida em sua segunda tentativa de volta rápida.

Com o resultado, Norris obteve a 3ª pole da temporada e a 12ª da carreira.

A diferença para Charles Leclerc foi muito grande, principalmente em um circuito tão curto. O líder e o vice-líder ficaram separados por 0s521. O monegasco quebrou a sequência da McLaren, deixando Oscar Piastri na terceira posição.

George Russell ficou com o quinto lugar, enquanto Liam Lawson conseguiu faturar o sexto lugar com a Racing Bulls. Max Verstappen precisou se contentar com a sétima posição, em uma classificação que o piloto não conseguiu extrair o melhor do equipamento. O neerlandês reclamou em outros momentos dos treinos livres da falta de ritmo do carro, mesmo com a nova atualização. Yuki Tsunoda, por sua vez, foi acometido pela falta de aderência e começará o evento apenas do décimo oitavo lugar.

Gabriel Bortoleto participou do seu primeiro Q3, faturando o oitavo lugar para a largada, para comparação com o companheiro de equipe, Nico Hülkenberg foi o último colocado. . Por fim, Andrea Kimi Antonelli e Pierre Gasly completaram o top-10.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a Classificação do GP da Áustria

Após as três sessões de treinos livres definida, Lando Norris é o favorito para faturar a pole. O piloto britânico performou muito bem, principalmente no TL2 e TL3. No entanto, a disputa parece ser intensa para a sessão, pois Oscar Piastri e Max Verstappen andaram próximo ao adversário.

Em função de um acidente na Fórmula 2, o início da classificação da Fórmula 1 foi adiado em cinco minutos.

A temperatura na pista estava na casa dos 47 °C, com 28 °C no ambiente.

Q1

Quando a classificação foi iniciada, rapidamente os pilotos foram enviados ao traçado. Os primeiros tempos eram na casa de 1m06s, mas Nico Hülkenberg conseguiu superar os pilotos da Williams e Haas, com a marca de 1m05s681.

No entanto, a dupla da McLaren começou da onde tinha parado, Norris surgiu na ponta com a marca de 1m04s672, superando Max Verstappen por 0s434. Após a primeira rodada de voltas rápidas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Hamilton, Antonelli, Gasly, Hadjar, Leclerc, Russell e Tsunoda.

Na zona de eliminação estavam: Stroll, Bortoleto, Albon, Bearman e Sainz. O tailandês da Williams tinha cometido um erro na sua primeira volta, levando com ele brita para a pista. No entanto, na sequência, Albon conseguiu pegar o elevador e subiu para o quinto lugar com o 1m05s143. Bortoleto também melhorou a sua situação, para se tornar o sexto colocado com 1m05s273.

Por conta dessa pista tão curta e da dinâmica nas voltas, os competidores de modo geral retornaram para a pista, com receio que a tabela de tempos mudasse muito até o cronômetro zerar. Bortoleto conseguiu se salvar, com a marca de 1m05s122, mas Nico Hülkenberg foi eliminado, por conta de um erro em seu giro decisivo. Gasly e Hadjar também progrediram, para ficar com o quarto e o quinto lugar, respectivamente.

Carlos Sainz brigou muito com o carro na última volta rápida, precisando corrigir muito o equipamento e com isso perdeu tempo. Tsunoda também falou que o carro estava inguiável, faltando completamente a aderência.

Q2

Aproveitando a pista vazia, a Ferrari liberou a sua dupla de pilotos, usando os pneus macios velhos. Leclerc anotou 1m05s446, contra 1m05s651 de Hamilton. A primeira volta rápida de Antonelli, Gasly, Bearman, Bortoleto e Colapinto foram realizadas com pneus macios velhos, antes de utilizar os compostos macios novos.

No entanto, a dupla da McLaren não economizou desde o começo. Lando Norris anotou a marca de 1m04s410, contra 1m04s556 de Piastri.

Quando restavam 5s42 para o final da sessão, o cronômetro foi paralisado, por conta de um princípio de incêndio no traçado, pois Lewis Hamilton tinha entrado um pouco na grama, antes de fechar a sua volta rápida com pneus macios novos.

Neste momento, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Lawson, Russell, Hadjar, Antonelli e Gasly. Mas existiam aqueles que lutavam para fugir da eliminação, como Albon, Bearman, Alonso, Bortoleto e Colapinto.

No retorno ao traçado, após o incêndio ser contido, Bortoleto saltou para a quarta posição, com 1m04s846, se livrando de uma eliminação no Q2. Por fim, Russell escapou da eliminação, com o sétimo lugar, enquanto Leclerc superou Verstappen, para ficar com o terceiro lugar, dessa forma Bortoleto foi empurrado para o quinto lugar.

Q3

Mesmo com a regressiva, as equipes levaram um pouco mais de tempo para tomar o traçado e iniciar a disputa do Q3. Quando Norris foi liberado, o piloto da McLaren atingiu o tempo de 1m04s268, com Leclerc quebrando a sequência da equipe britânica com o tempo de 1m04s492, enquanto Oscar Piastri tinha 1m04s554.

Hamilton surgiu na quarta posição, seguido por Russell, Verstappen, Antonelli, Bortoleto e Gasly. Lawson era o último colocado – sem tempo nessa primeira rodada de voltas rápidas. Nesta primeira rodada, pilotos como Russell e Verstappen usaram pneus macios usados.

Para a última tentativa de volta rápida com os pneus macios novos, Lawson conseguiu a marca de 1m04s926, enquanto Russell foi um pouco melhor que o piloto da Racing Bulls com 1m04s763.

Norris se confirmou como o pole, com 1m03s971, enquanto Leclerc, Hamilton e Russell permaneceram nas posições. Lawson garantiu o sexto lugar, enquanto Verstappen precisou se contentar com o sétimo lugar. Bortoleto ficou com o oitavo lugar para a largada deste domingo. Por fim, Antonelli e Gasly completaram o top-10.

O piloto da Alpine marcou o encerramento da sua participação no Q3, cometendo um erro e girando na última curva do circuito.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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