Após a introdução dos novos regulamentos, a Fórmula 1 introduziu carros com uma mecânica diferente nas pistas. Quando existe uma modificação desse tipo alguns pilotos entregam mais rápido que outros, mas todos passam por um processo de adaptação.
Em períodos assim, os times evitam fazer grandes trocas, para evitar aquele período de adaptação entre engenheiro e piloto, para não prejudicar os feedbacks e desenvolvimento do carro.
Em Mônaco vários pilotos falaram mais uma vez sobre a dificuldade de lidar com esses carros, por conta das ruas acidentadas do Principado, os carros estavam saltando constantemente e nesses modelos eles estavam sentindo muito mais esse impacto. O próprio problema com o efeito solo tem prejudicado algumas performances pelo grid.
LEIA MAIS: Raio-X do GP de Mônaco – Após início caótico, Pérez supera Ferrari e conquista vitória
Lando Norris que terminou o GP de Mônaco na sexta posição, depois se ter se classificado no sábado no quinto lugar. O piloto britânico falou um pouco sobre esse processo de adaptação, mas de qualquer forma parece que ele deu prosseguimento ao trabalho que já estava realizando com o time na temporada passada. Norris segue entregando, enquanto o time vai desenvolvendo o MCL36.
“Estou muito feliz com a minha performance agora. Estou um pouco surpreso com o quão bem me saí nos últimos fins de semana, com a forma como me senti. Mas estou entendendo cada vez mais sobre o carro, ainda é um carro novo. Não apenas para Daniel, não é apenas para as outras pessoas, é o mesmo para todos”, disse Norris aos jornalistas presentes em Mônaco.
No começo da temporada a McLaren teve problema com os freios, mas agora eles estão trabalhando para o desenvolvimento do carro depois que ficou um pouco mais claro os pontos fracos do projeto. Ainda existe algumas falhas, em alguns momentos falta ritmo, mas depois que os novos pacotes de atualização foram introduzidos na Espanha e a corrida de Mônaco foi concluída, a equipe terá mais um tempinho para avaliar os dados coletados e trabalhar com ajustes e a preparação dos novos pacotes.
“Teve muitas coisas que eu tive que reajustar para este ano e sinto que estou chegando lá agora, portanto, sinto que posso conseguir um pouco mais de ritmo na classificação, como ontem [sábado em Mônaco] e a corrida do fim de semana passado [Espanha]”, seguiu Norris.
Ao lidar com um novo regulamento, alguns pilotos tentam ‘esquecer’ o que sabem até ali, justamente para entrar de cabeça em novas possibilidades. Nem sempre o que é conhecido funciona, as técnicas mudam. Alguns pilotos acabam tendo um pouco mais de dificuldade quando não conseguem deixar essa ‘bagagem’ de lado.
Por conta dos novos carros e as peças que os times estão introduzindo, geralmente as equipes acabam testando vários ajustes durante o fim de semana. Acertos que foram avaliados no simulador e que eles precisam conflitar os dados com a performance obtida em pista. Por vezes Norris conversou com o seu engenheiro para manter uma configuração por um pouco mais de tempo, vendo os benefícios de obter um resultado na pista diferente em próximas atividades do fim de semana – onde a temperatura contribuiria para aquele tipo de configuração já presente no carro.
“Estou apenas entendendo mais as coisas. Então ainda é um processo de aprendizado para mim. Ainda estou aprendendo muitas coisas. Por estar na McLaren, não é como se eu soubesse perfeitamente como as coisas funcionam – na verdade é exatamente o oposto. Tem sido um carro novo para mim, novos pneus, novas configurações e tudo novo”, seguiu Norris.
“Então de certa forma, ainda é como um novo começo para mim e para a equipe e tenho que reavaliar a forma como eu guio o carro de algumas maneiras, e não posso seguir como quero de muitas maneiras.”
LEIA MAIS: Red Bull garante permanência de Sergio Pérez com o time até 2024
Carlos Sainz que se adaptou perfeitamente ao carro da Ferrari na temporada passada, teve uma surpresa com F1-75 nesse ano. O espanhol que participou do desenvolvimento do novo carro da Ferrari, também teve provas nesta temporada dentro do pódio, mas outras performances desastrosas. O piloto está mais uma vez tentando se encontrar nessa máquina.
“Charles se saiu muito melhor este ano, em relação a Carlos. Carlos venceu no ano passado [superou Leclerc], mas este ano, parece que Charles está em uma posição muito mais confortável. O mesmo com Pérez, ele está em uma posição muito melhor em comparação com o ano passado, mais do que outros. Mas leva um tempo para que todos entendam todas essas coisas e eu sinto que só agora, que finalmente estou entendendo as coisas”, finalizou Norris.
É claro que na Fórmula 1 sempre acontecerá comparações, principalmente entre companheiros de equipe. Norris está atualmente na sétima posição do campeonato, contando com 48 pontos, enquanto Daniel Ricciardo é o décimo primeiro colocado, com 11 pontos.
A McLaren segue avaliando o desempenho dos seus dois pilotos. Sainz superou Leclerc na temporada passada, Pérez conseguiu se superar neste ano, mesmo com um novo carro e já renovou o seu contrato com a Red Bull. O australiano teve alguns brilhos na temporada passada, superando o companheiro de equipe, mas Ricciardo segue em um ritmo de entrega comprometido, muito parecido com os desafios que enfrentou na temporada passada.
“Obviamente, um foi um fim de semana difícil, infelizmente sou experiente com isso, tive alguns deles nos últimos 12 meses, então sinto que posso lidar com eles um pouco melhor. Portanto, vou continuar a sorrir ou pelo menos tentar sorris, mas no fundo estou obviamente desapontado”, disse Ricciardo após a prova.
A próxima corrida será no Azerbaijão, outro traçado de rua, mas as provas por lá costumam ter um toque de imprevisibilidade.
Em Mônaco Ricciardo bateu durante o TL2 e perdeu uma das sessões mais importantes, pois ela acontece próximo do horário da classificação. O piloto estava com uma configuração um pouco mais agressiva e foi de encontro ao muro de contenção.
Em Mônaco durante o ano passado, Ricciardo também não se saiu bem, enquanto existia muitas expectativas por ele já ter vencido no Principado. Neste ano ele também não conseguiu um bom desempenho, com a performance comprometida após uma classificação nada animadora.
“É difícil, quero dizer, em Mônaco você precisa de confiança. Você precisa estar em sintonia com o carro. Com certeza se você não estiver lá, isso ode aparecer no cronômetro. Por mais que eu ame este lugar, no íntimo, é disso que você precisa.”
“Vou dizer que ainda há algumas coisas para melhorar, e obviamente já faz um tempo, eu gostaria que não fosse o caso, mas acho que a realidade é essa. Vou trabalhar nisso e continuar tentando. Tente continuar tentando, é isso, não vou cair sem lutar, mas é claro que não quero lutar pelo 13º lugar. Vou tentar voltar aos pontos em breve”, finalizou o piloto australiano.
Ricciardo ainda está tentando se adaptar ao carro, mas a McLaren está questionando a sua entrega, principalmente por não conseguir ver uma evolução. Tirando os pontos obtidos no sábado durante o GP da Austrália, onde Ricciardo terminou em P6 e Norris foi o P5, o piloto só pontuou na prova Sprint realizada no sábado em Ímola, desde então, Ricciardo está fora da zona de pontuação.
Escute o nosso Podcast do GP de Mônaco!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!