A Nissan também anunciou nesta terça-feira (23) a sua dupla de pilotos para a 9ª temporada da Fórmula E, o time contará com uma nova formação na era Gen3, contando com Norman Nato e Sacha Fenestraz, substituindo Sebastien Buemi e Maximilian Günther.
Norman Nato está retornando à categoria de forma integral, o piloto francês atuou por dois anos como piloto reserva na Venturi Racing, antes de defender o time monegasco na temporada 2020/21 ao lado de Edoardo Mortara, após o time substituir Felipe Massa.
Durante a última temporada Nato seguiu para a Jaguar, voltando a atuar como piloto reserva. Na última rodada realizada em Seul como encerramento da 8ª temporada, Nato voltou a guiar um carro de Fórmula E, substituindo Sam Bird que estava se recuperando de uma fratura.
“Estou muito feliz por estar de volta como piloto em tempo integral na Fórmula E com a Nissan. A era Gen3 será um novo capítulo para o campeonato, e estou animado para me preparar para testar e guiar o carro. O trabalho duro começa agora, tenho muito a aprender e áreas para desenvolver com a equipe para estar na minha melhor versão na primeira rodada da 9ª temporada que será disputada na Cidade do México”, afirmou Norman Nato.
Guess who’s back! Really pleased to announce I will be driving for @Nissanedams Season 9 of @FIAFormulaE championship 🔋⚡️
Can’t wait to get started this new chapter of Gen3 car.
Back to business 👊🏻 @NISMO pic.twitter.com/a3oF5apBXJ— Norman Nato (@NatoNorman) August 23, 2022
Fenestraz vai disputar a sua primeira temporada completa na Fórmula E. Quem assistiu o ePrix de Seul, viu a estreia do piloto franco-argentino, pois guiou pela Dragon Penske, substituindo Antonio Giovinazzi que estava lesionado e não pode correr na segunda corrida na Coreia.
O piloto também participou de campeonatos europeus, mas tem dado preferência por uma carreira no Japão. Fenestraz está atualmente na liderança da Super GT, classe GT500, além de brigar por um título na Super Fórmula.
“É um sonho tornando realidade. Será um grande passo em minha carreira, seguir para um Campeonato Mundial pela primeira vez e competir em um nível tão alto contra alguns dos melhores pilotos do mundo. Um desafio diferente para mim, pois será minha primeira temporada em um carro totalmente elétrico. Estou animado para competir neste campeonato, pois os circuitos de rua são os meus favoritos, com altos riscos e sem margem para erros”, disse Fenestraz.
“Como estreante em um novo formato, há muita preparação para fazer e muito o que aprender. Sonho com esse momento há muito tempo e sou muito grato à Nissan por esta oportunidade. Mal posso esperar para começar e farei de tudo para ter o melhor desempenho possível”, seguiu o piloto após o anúncio da sua contratação.
I’m extremely happy to announce that I will be joining @NISMO @Nissan to race in @FIAFormulaE world championship from next season.
It’s a dream come true, and my first world championship!
I can’t wait to get started with the new car in the Gen3 era. #NissanFormulaE #FeelElectric pic.twitter.com/KuLXQxidf3— Sacha Fenestraz (@sachafenestraz) August 23, 2022
Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan na Fórmula E e diretor administrativo da equipe comemorou as contratações: “Este é um momento significativo para a equipe quando iniciamos a era Gen3 e estamos muito felizes em receber Norman e Sacha a bordo. A 9ª temporada será nossa primeira temporada competindo como uma equipe, após a aquisição da e.dams pela Nissan no início deste ano e também o início de nossa parceria com a McLaren.”
Durante a era Gen3 a McLaren utilizará o powertrain da Nissan, uma parceria que será grandiosa para os times.
“Isso marca uma nova era para o time da Nissan, e acreditamos que uma combinação das experiências e as oportunidades para nutrir novos talentos é o equilíbrio perfeito para nós agora. Em Norman e Sacha, encontramos dois pilotos fortes para cumprir nossos objetivos”, seguiu.
LEIA MAIS: McLaren estabelece acordo para utilizar powertrain da Nissan na era Gen3
Buemi teve um longo compromisso com a Renault e Nissan, foram oito temporadas competindo na categoria elétrica.
“Ao mesmo tempo, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a Sebastien Buemi e Maximilian Günther por todo o trabalho duro, empenho e dedicação durante a última temporada, que foi desafiadora, mas crucial para nós”, continua Volpe. “Seb, em particular, desempenhou um grande papel na história de nossa equipe, depois de ter estado com a e.dams por oito temporadas, quatro das quais com a Nissan.
“Crescemos e evoluímos com ele ao longo dos anos; suas grandes conquistas, perseverança e entusiasmo sempre farão parte de quem somos. Ter Séb e Max como parte de nossa equipe nos deixa muito orgulhosos. sucesso em suas carreiras, tudo de melhor em seus novos desafios, e permanecemos abertos para futuras colaborações.”
It’s been a wild ride but for now we wave goodbye to @Sebastien_Buemi.
Thank you for being such an important part of the @Nissan team. You'll be sorely missed!#NissanFormulaE #FeelElectric pic.twitter.com/rBgc37b3aK
— Nissan NISMO (@NISMO) August 22, 2022