Nos primórdios…
Em 1937, a Bugatti conquistou pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans com o Type 57G Tank. No entanto, seis anos antes desse feito histórico, a marca havia feito sua estreia oficial na lendária corrida com um carro que despertaria o interesse de Ettore e Jean Bugatti pelo Circuito de la Sarthe. Esse veículo inovador, o Tipo 50S, serviu de inspiração para o mais recente modelo personalizado da Bugatti: o Chiron Super Sport “Hommage T50S”.
Durante uma visita à sede da Bugatti em Molsheim, um cliente, após uma conversa com o principal designer personalizado da Bugatti, Jascha Straub, expressou seu desejo por um Chiron Super Sport preto sobre preto que fosse uma celebração da história da Bugatti. Foi então que ele ficou fascinado pela história e pela lenda do Tipo 50S.
Derivado do renomado Tipo 46, o Tipo 50S marcou o ápice da linhagem de motores de alta capacidade da Bugatti. Enquanto a Bugatti já havia desfrutado de sucesso com carros de corrida ágeis como o Tipo 35, o final dos anos 20 e início dos anos 30 viram uma busca implacável por desempenho puro focado na potência. A inovação da Bugatti veio na forma de um novo motor sobrealimentado de oito cilindros e cinco litros – seu primeiro motor com duplo comando de válvulas no cabeçote – gerando cerca de 250 CV.
O Máximo em Carros de Estrada
A integração desse motor revolucionário no Tipo 50S criou um dos melhores carros de estrada da época; confortável e luxuoso, além de elegante e moderno, mas com desempenho digno dos carros de corrida contemporâneos. Tamanho era o potencial do Tipo 50S que Jean Bugatti acreditava na possibilidade de conquistar as 24 Horas de Le Mans.
A Bugatti inscreveu três chassis separados na corrida de 1931, cada um pintado inteiramente de preto – em contraste com o tradicional azul de corrida francês – como uma sutil provocação ao governo francês que se recusou a patrocinar o empreendimento. Essa escolha também simbolizava uma nova abordagem ao automobilismo pela Bugatti.
Todos os três carros demonstraram enorme potencial, com velocidades impressionantes nas longas retas. A vitória parecia ao alcance, mas um dos carros sofreu uma falha no pneu em alta velocidade, resultando em um trágico acidente. Os dois carros restantes, incluindo o chassi nº 50177 que inspirou o Chiron Super Sport moderno, foram retirados pela Bugatti para evitar mais incidentes.
Inspiração para o Chiron Super Sport
A história do chassi 50177, marcado com o número ‘5’ durante a corrida de Le Mans em 1931, foi o catalisador para a criação do Chiron Super Sport. A grade dianteira do Chiron foi redesenhada em homenagem ao carro histórico, adotando um design semelhante que atende aos requisitos aerodinâmicos e de refrigeração de um veículo capaz de atingir 440 km/h.
Assim como o original, essa versão personalizada possui acabamento em preto brilhante, com o número ‘5’ contrastante pintado em ambos os lados do carro. A inscrição “Le Mans 1931” fica logo à frente do arco da roda traseira, enquanto uma representação do Circuito de la Sarthe adorna o spoiler traseiro, ambos meticulosamente desenhados e aplicados pelos especialistas da Bugatti.
Compromisso com a Excelência
O coração do Tipo 50S era seu inovador motor de duplo comando de válvulas no cabeçote, alojado em um compartimento de motor tão impressionante quanto o próprio carro. O padrão ornamental conhecido como “Perlée”, característico da Bugatti e de Ettore Bugatti, estava presente em cada detalhe. A recriação desse padrão para atender aos padrões de qualidade da Bugatti foi um processo complexo e meticuloso.
O interior do Chiron Super Sport, destacado por toques de alumínio e “Perlée”, é iluminado pelo teto de vidro Sky View opcional, proporcionando uma experiência semelhante à do Tipo 50S original. Cada detalhe do carro original é representado artesanalmente nos painéis das portas, enquanto “Le Mans 1931” é bordado à mão nos encostos de cabeça.
Criando uma Homenagem
Jascha Straub, designer-chefe da Sur Mesure, comentou sobre a importância do Tipo 50S na história da Bugatti e sobre a oportunidade de homenageá-lo. Hendrik Malinowski, Diretor Geral da Bugatti Automobiles, expressou sua gratidão pela colaboração com o cliente na criação deste tributo à história automobilística.
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